Pesquisar
Close this search box.

Qual é a matéria-prima do plástico?: Saiba como o plástico é produzido e como funciona o processo de fabricação

Qual é a matéria prima do plástico

Você já se perguntou qual é a matéria-prima do plástico? Muitas pessoas têm essa dúvida, mas nunca pararam o que estavam fazendo para pesquisar. 

Então, acabam passando a vida inteira utilizando o plástico, mas não sabem a origem desse material e como funciona o processo de fabricação. 

Sem dúvida, o plástico é um dos materiais mais utilizados pela população mundial, o que pode ser até um grande problema para o meio ambiente. 

No entanto, é um pouco difícil deixar de usar um material que está sendo fabricado massivamente há décadas. 

Até os dias de hoje, o plástico é uma das invenções mais revolucionárias e versáteis do mundo moderno, mudando até a maneira que os seres-humanos vivem e interagem. 

Mas afinal, qual é a origem do plástico? Qual é a sua matéria-prima? Como ele é fabricado? Essas perguntas, a Pochteca Coremal explicará neste artigo! Vamos lá? 

Qual é a origem do material plástico?

A história do plástico começa há muitos séculos, quando as civilizações antigas ainda utilizam materiais naturais, como a borracha, para criar produtos de uso diário. 

Porém, o plástico “moderno”, como conhecemos atualmente, só foi descoberto e desenvolvido no final do século XIX, por conta dos avanços da química e da tecnologia. 

O primeiro plástico sintético foi desenvolvido em 1907 pelo químico belga-americado, Leo Hendrik Baekeland, que criou uma resina chamada de bakelite. 

Já na década de 1930, foram desenvolvidos outros tipos de plásticos sintéticos, como polietileno e o PVC, que são amplamente utilizados até hoje nas indústrias

Durante a Segunda Guerra Mundial, o plástico se tornou ainda mais importante, sendo utilizado na fabricação de peças de aviões e outros equipamentos militares. 

Atualmente, o plástico é um dos materiais mais utilizados no mundo, possuindo uma enorme variedade de aplicações, desde embalagens até pelas de carros e aviões. 

Com o avanço tecnológico, novas variações do plástico estão sendo desenvolvidas para diminuir o impacto ambiental da produção. 

Do que é feito o plástico?

O plástico é principalmente feito de polímeros, que são cadeias longas de moléculas formadas pela repetição de unidades menores, chamadas monômeros. 

Como existem diversos tipos de plásticos, cada um possui sua própria composição química e propriedades específicas, mas, basicamente, todos são constituídos por polímeros. 

Os polímeros mais comuns utilizados na fabricação de plásticos são o polietileno, o polipropileno, o PVC, o PET, o PS e o ABS. 

Cada um desses polímeros são compostos por diferentes monômeros e possuem suas próprias propriedades. 

Porém, além dos polímeros, os plásticos também possuem uma enorme variedade de aditivos em sua composição, como corantes, estabilizadores e plastificantes. 

Qual a matéria-prima do plástico e da borracha?

de que é feito o plastico

Mas afinal, qual é a matéria-prima do plástico? Geralmente, é o petróleo e o gás natural, que são recursos fósseis. 

Esses materiais são refinados para a produção de compostos químicos, como etileno e propileno — que são usados para a fabricação de monômeros que compõem os polímeros do plástico. 

Já a borracha natural é obtida a partir da seiva da seringueira, uma árvore nativa da região amazônica. Ela é extraída por meio de uma incisão no tronco da árvore, e depois é coagulada para formar a borracha.

Porém, existem também as borrachas sintéticas, que são amplamente utilizadas na fabricação de pneus, mangueiras e outros produtos.  

Elas são produzidas a partir de derivados do petróleo, como o estireno e o butadieno. Esses compostos químicos são polimerizados e formam a borracha sintética

Quais os tipos de plástico e suas utilizações no cotidiano?

Existem diversos tipos de plástico, cada um deles possui suas próprias características e usos específicos. 

O plástico é um material extremamente presente em nosso cotidiano e, às vezes, acabamos nem percebendo sua presença. 

Inclusive, nem sabemos reconhecer suas variações e utilizações. Para que você possa entender melhor sobre o assunto, conheça os tipos de plástico e suas utilidades.

  • PET: são utilizados para a fabricação de frascos de refrigerante, produtos farmacêuticos, produtos de limpeza e fibras têxteis;
  • V OU PVC: sua aplicação comum está em tubos e conexões, calçados, equipamentos médico-cirúrgicos, esquadrias e revestimentos;
  • PEAD: é comumente utilizado em embalagens de alimentos, brinquedos, peças automotivas, entre outros;
  • PEBD: já esse tipo de plástico é utilizado na fabricação de sacolas plásticas, embalagens flexíveis de alimentos e produtos de limpeza;
  • PP: esse tipo de plástico é usado em embalagens de massas de biscoitos, potes de margarina, seringas descartáveis, fibras, autopeças, entre outros;
  • PS: por fim, o PS é muito utilizado em produtos mais rígidos, como bandeja, copos, peças automotivas, brinquedos, utensílios domésticos e equipamentos eletrônicos. 

Essas são algumas aplicações do plástico que podem estar no cotidiano da maioria das pessoas. É importante saber diferenciá-los para saber o que você está consumindo. 

Como funciona o processo de fabricação do plástico?

processo de produção do plastico

O processo de fabricação do plástico pode variar de acordo do tipo de polímero que a fábrica deseja produzir, mas, em geral, o processo é padronizado em três etapas. 

Primeiro, é necessário obter a matéria-prima necessária. Segundo, é preciso realizar a polimerização do material e, por fim, efetuar a moldagem. Vamos conhecê-las melhor? 

  • Obtenção da matéria-prima: a obtenção da matéria-prima está na extração ou produção do monômero a partir de fontes naturais, ou sintéticas;
  • Polimerização: aqui, os monômeros são submetidos a condições específicas de temperatura e pressão para formar as moléculas do polímero; 
  • Moldagem: por último, o polímero é moldado em diferentes proporções e tamanhos, podendo variar de acordo com a aplicação desejada.

Após a moldagem, a última etapa, o produto final é resfriado, cortado e embalado, ficando pronto para ser distribuído e utilizado em diversas aplicações.

A Pochteca é especialista na venda de plásticos e borrachas!

Se você está à procura de uma especialista na venda de plásticos e borrachas, a Pochteca Coremal é a melhor solução para sua empresa. 

Somos especialistas na venda de plásticos e borracha de alta qualidade. Temos anos de experiência no mercado e contamos com uma grande variedade de produtos. 

Nos destacamos no mercado pela qualidade de atendimento e pelos nossos produtos de confiança e alta qualidade. 

A Pochteca Coremal conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados, prontos para oferecer suporte técnico e auxiliar na escolha do material adequado. 

Então, se você procura plásticos e borrachas de qualidade, a Pochteca é a escolha certa. Entre em contato e conheça mais sobre nossos produtos e serviços! 

Conclusão

Agora que você conhece a matéria-prima do plástico, já é possível ter uma ideia de como ele é fabricado e sua origem. 

Como o plástico virou um material altamente popular, as pessoas acabam não se importando com sua origem e sua produção.

Porém, esse material é extremamente importante para a circulação de mercadorias nas lojas. Então, é essencial saber sua importância e aplicações. 

Apesar de ser importante para produção industrial, o plástico é um material que afeta diretamente o meio ambiente. 

Portanto, é importante ressaltar que o descarte desse material deve ser cauteloso. Se possível, faça reciclagem, reutilização ou descarte-o em locais adequados. 

Lembre-se de que o descarte correto de plástico é uma responsabilidade de todos, sendo fundamental para proteger o meio ambiente para as gerações futuras. 

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países