Diferente do que muitos pensam, insumos industriais não possuem o mesmo significado que matéria-prima. Embora tenham semelhanças, os conceitos se diferem.
Como são considerados essenciais para o negócio, os insumos industriais são muito importantes para a fabricação de produtos de indústrias.
Os insumos industriais são resumidos a todo o material que é utilizado na produção industrial. Já a matéria-prima é a substância principal para a fabricação de um produto.
Entender a diferença entre os dois é muito importante para que pequenos detalhes em um negócio não passem despercebidos.
Por isso, neste artigo, a Pochteca explicará detalhadamente o que são insumos industriais e quais são suas diferentes aplicações na indústria.
O que são insumos industriais?
De maneira geral, os insumos industriais são todos os materiais utilizados na produção industrial, como dito anteriormente.
Para a explicação ficar mais simples de ser compreendida, confira os exemplos de produtos considerados insumos industriais:
- capital investido;
- horas de trabalho;
- itens de proteção;
- equipamentos;
- máquinas.
Embora a matéria-prima seja também considerada um insumo industrial, seu conceito vai além do material base.
Isso porque os insumos são os materiais utilizados durante a produção industrial e não são a base da confecção.
Os insumos não estão ligados somente à produção industrial, eles podem ser encontrados também em outros ramos do mercado, como no farmacêutico, alimentício e automobilístico, por exemplo.
A quantidade de insumos industriais necessários para a fabricação de um produtos pode variar de acordo com a complexidade da produção.
Por exemplo, um carro precisa de diversos insumos para ser feito, como o plástico, o aço, o vidro, as peças eletrônicas e outros.
O que é matéria-prima?
Diferente do insumo, a matéria-prima é a substância base para a fabricação de um produto. Ela pode ser divida em três tipos: vegetal, animal e mineral.
A matéria-prima pode ser utilizada de duas maneiras, em estado natural ou transformado. Sua forma de utilização dependerá do produto que está sendo produzido.
A versão transformada, geralmente, é processada por outra indústria e dá origem a um material semi-manufaturado.
Um exemplo de matéria-prima é o algodão, colhido a partir de plantas. Ele pode ser transformado em fios e tecidos, um material semi-acabado utilizado para a fabricação de diversos produtos.
Outro exemplo de matéria-prima é a madeira, que também pode ser transformada em outros diversos produtos. Ou seja, esse material é a base para a confecção de outros.
Leia também: Matéria prima do plástico: qual é e como funciona o processo de fabricação.
Qual a diferença entre insumo e matéria-prima?
A diferença de insumos e matéria-prima é clara, enquanto um é a base para a produção dos produtos (matéria-prima), o outro são os materiais que são utilizados durante o processo de fabricação (insumo).
Como dito anteriormente, a matéria-prima é a base para a confecção, o insumo é tudo que vem depois.
Por exemplo, na confecção de camisas, os insumos são: a máquina de tecer, a água que lavou as camisetas, o equipamento que colheu o algodão, etc.
Aqui na Pochteca, trabalhamos com a distribuição de insumos para a fabricação de outros produtos. Oferecemos insumos industriais como:
- Solventes;
- Pigmentos;
- Resinas;
- Aditivos;
- Cargas minerais.
Os insumos que são comercializados pela Pochteca podem ser utilizados na fabricação de diversos produtos como cosméticos, produtos de limpeza, veterinária e outros.
Quais são os tipos de insumo?
Enquanto a matéria-prima pode ser classificada em vegetal, animal e mineral, os tipos de insumo são:
- Naturais: relacionados à matéria-prima;
- Capital: referentes a recursos financeiros, como investimentos realizados nos produtos e outros;
- Trabalho: referentes à mão de obra.
No entanto, nem todo o material que está envolvido no processo de produção é considerado insumo.
Por exemplo, os materiais de escritório não fazem parte dessa classificação. Isso porque eles não são utilizados na fabricação dos produtos industriais.
Exemplos de insumos
Para você entender melhor o que são os insumos industriais, separamos alguns exemplos do material nas principais indústrias. Confira!
Insumos para cosméticos
Toda indústria de cosméticos faz a utilização de insumos para a produção dos seus produtos. Por exemplo, o mercado de cosméticos fazem o uso de substâncias como:
- Hair Cair;
- Skin Care;
- Make up;
- Fragrance ingredients.
No entanto, a quantidade de insumos industriais que se utilizam na confecção dos produtos depende da complexidade da produção.
Por exemplo, um hidratante para pele pode levar mais insumos do que um simples batom.
Leia também: Formol 37%: para que serve e aplicações.
Insumos para indústria de alimentos
A indústria de alimentos é uma das mais famosas quanto o assunto é utilização de insumos industriais. Isso porque existem uma grande variedade de comidas sendo comercializadas.
Por exemplo, diversos alimentos disponíveis no mercado de consumo recebem precisam de inúmeros insumos para serem comercializados, alguns exemplos são:
- Bebiadas;
- Cárneos;
- Lacticínios;
- Massas e panificação;
- Maioneses;
- Molho e conservas;
- Outros.
No entanto, o uso de cada insumo industrial também poderá variar de acordo com o alimento que está sendo fabricado.
Insumos farmacêuticos
Igualmente a indústria alimentícia, o ramo farmacêutico também faz muito a utilização de insumos para a fabricação de seus medicamentos, como emolientes, solventes, corantes, reguladores de pH e outros.
Um exemplo de insumo que se utiliza para a fabricação de certos medicamentos é o Cloreto de metileno. No entanto, existem inúmeros disponíveis no mercado.
Conheça outros tipos de insumos que se utilizam nas áreas citadas acima, visite o site da Pochteca.
Qual a importância de escolher insumos de qualidade para aplicação industrial?
Para entregar um produto de qualidade para o consumidor, a indústria deve sempre optar por insumos de alta qualidade.
Isso porque estamos lidando diretamente com o consumidor final, a parte mais importante de todo o processo industrial.
Os insumos estão ligados a diversas áreas da vida do ser humano, como saúde mental e física, conforto, durabilidade e outros.
Portanto, é papel da indústria optar por insumos industriais de excelência para oferecer um produto de extrema qualidade para o consumidor final.
Se você está à procura de insumos industriais para produzir produtos de referência para o seu consumidor, conte com os materiais da Pochteca.
Venha conhecer o nosso catálogo e promova mais qualidade para os seus produtos!
Conclusão
A escolha de matérias-primas e insumos industriais de qualidade afeta diretamente o consumidor final — a etapa mais importante de todo o processo.
Por isso, se você deseja promover um bom desenvolvimento industrial para sua empresa, seja de qual ramo ela for, opte por insumos industriais de alta qualidade.
Além de ser benéfico para o seu negócio, também será para o seu público. Portanto, escolha sempre um fornecedor de insumos industriais de confiança.
Para isso, você pode contar com a Pochteca Coremal. Em nosso catálogo, você encontrará diversos insumos para todos os tipos de produtos que a sua empresa produz.