Pesquisar
Close this search box.

Agente de limpeza de precisão: tratamento de água e limpeza profissional

Tanto em espaços residenciais quanto em empresas e indústrias, onde a eficácia e a segurança são imprescindíveis, os agentes de limpeza de precisão são soluções em produtos fundamentais para os mais diversos desafios de higiene. 

No contexto da limpeza profissional, sejam eles destinados ao tratamento de água ou à manutenção de ambientes diversos, esses produtos cumprem funções específicas, mas igualmente relevantes. 

Neste artigo, vamos explorar as características e benefícios dos agentes de limpeza de precisão, destacando sua importância para uma limpeza profissional eficiente.

Acompanhe a leitura! 


Todos nós sabemos que a água é um recurso vital para a vida, mas sua disponibilidade está ameaçada pela contaminação por poluição, além do desperdício. 

O tratamento de água, especialmente a que já foi utilizada em indústrias e esgotos, é uma das medidas que visa garantir a qualidade do recurso, a redução do desperdício e preservação para as futuras gerações. 

Os agentes de limpeza de precisão são ferramentas essenciais nesse processo. Sua ação remove impurezas e patógenos, tornando a água potável e segura para o consumo humano e para o meio ambiente.

Já no contexto da limpeza geral, os produtos especializados garantem ambientes higienizados e seguros para minimizar quaisquer riscos de contaminação, e promover o bem-estar em espaços habitados e frequentados por pessoas.

Agora que já entendemos a importância do agente de limpeza de precisão, vamos conhecer quais as principais soluções e produtos para tratamento de água do mercado. Acompanhe!

A troca iônica é um método sofisticado no tratamento de água, e funciona basicamente assim:

  1. A água passa por um leito de resina de troca iônica;
  2. Íons indesejáveis na água são trocados por íons inofensivos da resina;
  3. A água tratada sai limpa e purificada.

Esse processo é fundamental na desmineralização e amaciamento da água pois remove a dureza e outros sólidos dissolvidos, e também é aplicado para erradicar contaminantes específicos, como nitrato e cromato.

Nos ambientes industriais, a troca iônica possibilita a geração de água ultrapura, tratamento de efluentes, entre outras aplicações. 

Vale acrescentar que o método pode operar em modos contínuo ou em lotes, com resinas sendo regeneradas após saturação, assim maximizando a eficiência e sustentabilidade do sistema.

Por sua vez, as membranas de osmose reversa (RO) são uma das soluções pioneiras de purificação de água, com um processo de alta performance e confiabilidade. 

O processo utiliza uma membrana semipermeável acionada por pressão para filtrar contaminantes. 

Ao contrário dos filtros tradicionais, que capturam partículas por meio de telas ou filtros, a RO bloqueia sais, moléculas orgânicas com grandes pesos moleculares e outros poluentes, como endotoxinas e metais pesados. 

A filtração de fluxo cruzado permite que a água passe pela membrana, retendo e varrendo impurezas, o que resulta em água limpa, pura e livre de contaminantes diversos, inseticidas a íons metálicos.

Por fim, uma tecnologia inovadora e econômica para purificação de água: os módulos de ultrafiltração (UF), que purificam a água utilizando pressão para forçar sua passagem por membranas ultrafinas, retendo partículas e compostos solúveis. 

Este processo é indicado para o pré-tratamento em procedimentos de dessalinização e osmose reversa, bem como para recuperação de águas residuais e produção de água potável. 

Um ponto de destaque das instalações da UF é pela eficiente separação de membrana, o que maximiza a produtividade e a eficiência operacional, ao mesmo tempo em que asseguram a confiabilidade — comprovada por décadas de liderança tecnológica e uma presença global em inúmeras aplicações.

💡Leia também: A importância do tratamento de água

Mas e os métodos de limpeza? Quais são os tipos de limpeza profissional? Existem diversos métodos, cada um deles adequado a diferentes necessidades e espaços. A seguir vamos conhecer alguns dos principais.

O método de limpeza mais comum é a limpeza geral, que é basicamente a manutenção padrão de limpeza realizada em ambientes como residências, escritórios e áreas públicas. 

Nesse tipo de limpeza, que pode ser diária, semanal ou conforme a necessidade, a rotina envolve tarefas como desempoeirar dispositivos eletrônicos, higienizar pias e limpar superfícies externas de armários. 

Em geral, é um método amplo, mas que foca em manter um nível constante de ordenação e asseio.

A limpeza ultrassônica é um dos tipos de limpeza profissional mais reconhecidas, exatamente pelo nível de precisão que emprega, além da agilidade.

A técnica utiliza ondas sonoras de alta frequência para remover sujeira e detritos de objetos complexos, como instrumentos médicos e odontológicos, e até mesmo joias.

Geralmente, o processo é simples: a peça a ser limpa é submersa em um tanque com líquido de limpeza, que geralmente conta com água e aditivos como detergentes, surfactantes, emulsificantes, e até mesmo solventes, em alguns casos.

A partir daí, transdutores no tanque emitem ondas de ultrassom, formando microbolhas que implodem, criando um efeito de cavitação que desagrega as impurezas e limpa os objetos submersos.

Por fim, outro tipo de limpeza profissional bastante comum é a limpeza pós-obra. 

Esse método também é caracterizado pelo nível de detalhamento e meticulosidade para eliminar resíduos de construção, como cimento e concreto, de ambientes diversos. 

Na limpeza pós-obra são utilizados agentes de limpeza de precisão, como ácidos especializados para remover manchas de porcelanato, e também espátulas para desincrustar detritos de pisos rústicos.

A Pochteca Coremal atua há mais de 70 anos na comercialização e distribuição responsável de insumos industriais, incluindo aqueles necessários para a produção de produtos de limpeza eficientes. 

Já quando o assunto é limpeza e tratamento de água, a Pochteca Coremal em uma parceria de sucesso com a Dupont, oferece também uma linha completa de soluções para tratamento de água. 

Descubra nossos produtos e eleve o padrão de higiene e sustentabilidade da sua empresa.

Conheça a linha completa de produtos de altíssima qualidade para tratamento de água da parceria entre a Pochteca Coremal e a Dupont. 

No artigo de hoje, conferimos a importância dos agentes de limpeza de precisão, tanto no contexto do tratamento de água, quanto na limpeza profissional. 

A adoção dessas soluções eficientes promove a saúde e segurança das pessoas no momento presente, e também a preservação de recursos para futuras gerações. 

Para conferir outros conteúdos como este, acesse o blog da Pochteca Coremal!

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Químicos
Lauril Éter Sulfato de Sódio

O lauril éter sulfato de fórmula: C12H25NaO3S, é um composto amplamente utilizado em produtos para cuidados pessoais, também é comum referir-se a este composto por

Leia mais »

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países