Borracha sintética: como é feita e como usar

como é feita a borracha sintética (capa)

A borracha sintética está presente no nosso cotidiano em praticamente tudo, tal como o plástico e os metais. Por isso, a borracha sintética permitiu que a civilização humana desse um grande salto em todos os ramos tecnológicos e industriais.

Em 1910, a Alemanha iniciou o processo e a forma como é feita borracha sintética teve mudanças significativas desde lá. Além disso, nos dias atuais, ela ainda é um produto indispensável na indústria.

Aliás, a maneira como é feita borracha sintética a torna um produto de extrema versatilidade. Isso porque tem utilização em itens diversos como pneus, calçados e até em peças minúsculas dentro do seu smartphone.

Por isso a Pochteca preparou um artigo especial para você conhecer tudo sobre a utilização desse material. Confira com a gente e boa leitura!

O que é a borracha sintética?

Define-se por borracha sintética todos os tipos de elastômeros sintetizados a partir de subprodutos do petróleo. Em resumo, um elastômero é um polímero com propriedades elásticas e que suporta grandes impactos sem rupturas.

Aproximadamente 32 milhões de toneladas de borracha sintética são produzidas nos Estados Unidos anualmente, sendo que dois terços desse volume total são sintéticos. No Brasil, o número chega a 412 mil toneladas apenas da versão sintética.

As receitas globais geradas a partir de borrachas sintéticas tendem a aumentar consideravelmente nos próximos anos.

A borracha sintética, assim como a borracha natural, tem inúmeros usos na indústria automotiva para pneus, perfis de portas e janelas, vedações como O-rings e juntas, mangueiras, correias, esteiras e pisos.

A complexidade de como é feita borracha sintética oferece uma vasta gama de propriedades físicas e químicas, portanto, podem melhorar muito a confiabilidade de um determinado produto ou aplicação.

As borrachas sintéticas são superiores às borrachas naturais em dois aspectos principais, estabilidade térmica e resistência a óleos e compostos relacionados.

São mais resistentes a agentes oxidantes, tais como o oxigênio e ozônio, que podem reduzir a vida útil de produtos como pneus e correias.

como é feita a borracha sintética

Diferenças entre borracha sintética e borracha natural

A borracha natural, popularmente denominada látex, é o resultado de reações químicas complexas que ocorrem dentro de várias espécies de árvores, principalmente da famosa seringueira (Hevea brasiliensis).

As propriedades de como é feita borracha sintética, como outros polímeros, adiciona vários monômeros à base de petróleo.

Algumas borrachas sintéticas são menos sensíveis ao craqueamento por ozônio do que as NR.

A borracha natural é sensível devido às duplas ligações presentes em sua estrutura de cadeia, mas algumas borrachas sintéticas não possuem essas ligações e, portanto, são mais resistentes à quebra do ozônio.

Exemplos incluem a borracha Viton, EPDM e borracha butílica.

Uma classe mais nova de borracha sintética são os elastômeros termoplásticos que podem ser moldados facilmente ao contrário da borracha vulcanizada NR convencional.

Sua estrutura se estabiliza por reticulação por cristalitos no caso de poliuretanos ou por domínios amorfos no caso de copolímeros em bloco SBS.

As categorias de borracha sintética

Existem cerca de vinte tipos diferentes de produtos químicos usados ​​para fazer diferentes tipos de borracha sintética. Cada tipo de borracha sintética possui utilização específica na indústria ou no consumo. Alguns dos tipos populares de borracha sintética incluem:

  • Borracha acrílica (ACM)
  • Borracha Butadieno (BR)
  • Borracha Butílica (IIR)
  • Polietileno Clorosulfonado (CSM) / Hypalon
  • Monômero de etileno propileno dieno (EPDM)
  • Fluorelastômeros (FKM)/Viton
  • Borracha de isopreno (IR)
  • Borracha nitrílica (NBR)
  • Perfluorelastômero (FFKM)
  • Policloropreno (CR)/Neopreno
  • Borracha de polissulfeto (PSR)
  • Borracha de Silicone (SiR)
  • Borracha de estireno butadieno (SBR)

Propriedades da borracha sintética

As propriedades de como é feita borracha sintética varia muito, dependendo do seu tipo, processo de fabricação e propósito dado ao polímero, porém em geral as propriedades das borrachas têm em comum algumas características como:

Excelentes propriedades mecânicas e também abrasivas, sem reforço de tecido, razoável resistência em durezas acima de 60º shore A, ótima resistência na exposição ao calor, ozônio assim como intemperismo, excelente adesão aos metais.

Em alguns tipos de borracha sintética disponíveis, há também a resistência a chamas.

O uso da borracha sintética

A borracha sintética tem seu uso com borrachas naturais como um único polímero ou em misturas. Entre 65% e 70% de toda a borracha sintética vai para a produção de pneus.

Outras aplicações principais da borracha sintética incluem aglutinantes para revestimento de papel, forro de carpete e artigos moldados, como luvas finas. Borracha expandida para colchões e esponjas também são usadas.

Também é encontrado em filmes muito finos de borracha sintética para preservativos, luvas ou balões, e em filmes mais espessos para a produção de moldes de fundição, pneus de caminhões e carros, coxins de motores e diversos compostos de borracha/metal.

Outra aplicação importante da borracha sintética são as tiras de vedação. Devido às propriedades climáticas favoráveis, seu uso é muito comum para EPDM.

Os sistemas de vedação tem fabricação por processos de extrusão e acabamento, muitas vezes flocados em conectados, laminados ou pintados.

como é feita a borracha

Tipos de borracha utilizadas na indústria

A borracha sintética é preferível à borracha natural para alguns usos se o diferencial de preço não for muito grande.

A indústria de transporte é a maior usuária de borracha sintética para a produção de pneus.

A borracha sintética é usada pela indústria da construção em correias de elevadores, mangueiras, tubos e rolamentos sísmicos, etc.

As indústrias que produzem bens de consumo, usam a borracha sintética para fazer bons calçados esportivos, por exemplo.

Aprendeu sobre a borracha sintética? Conheça a Pochteca

Gostou de saber mais sobre como é feita borracha sintética e a grande versatilidade que ela oferece? Pois a Pochteca dispõe de insumos de altíssima qualidade para satisfazer qualquer demanda da sua empresa, seja qual for o ramo!

A Pochteca é especializada na distribuição de produtos químicos para os setores mais exigentes da indústria, oferecendo agilidade no fornecimento de insumos e a qualidade que você precisa para produzir com excelência.

Venha conhecer os nossos produtos! Aqui você encontra um atendimento rápido e personalizado. converse agora mesmo com um de nossos consultores!

E não se esqueça de acessar o Blog da Pochteca para conferir muitos outros artigos que podem ser relevantes para auxiliar na produtividade da sua empresa!

 

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assuntos relacionados