Pesquisar
Close this search box.

Oxidante: Descubra o que é, para que serve e exemplos de agentes!

o que é agente oxidante

Os oxidantes são compostos químicos que têm um papel essencial em diversos processos naturais e também industriais. 

No geral, eles são muito conhecidos pela sua capacidade de reagir com outras substâncias, gerando processos de oxidação. 

Mas afinal, o que é o processo oxidação? Neste contexto, a oxidação é nada mais do que a perda de elétrons por parte da substância em questão. 

Devido à sua reação, os agentes oxidativos são amplamente utilizados em diversas áreas, desde a indústria química e farmacêutica até o tratamento de água

É essencial saber a potência, funcionalidade e aplicações desses agentes para utilizá-los da maneira correta. Por isso, a seguir, vamos explicar mais a fundo sobre eles. Vamos lá? 

O que é um oxidante?

Um oxidante é uma substância que pode liberar oxigênio de maneira rápida para manter a combustão de materiais orgânicos. O processo de oxidação acontece quando na perda de elétrons de uma espécie química. Essa reação torna o agente oxidativo essencial em diversos processos. 

Esses compostos têm o papel ativo em uma reação química, agindo como um agente oxidativo ao aceitar elétrons de uma substância reagente. 

A transferência de elétrons que ocorre no processo resulta na oxidação da substância reagente, enquanto o agente em si é reduzido. 

Em palavras mais simples, o agente oxidativo funciona como um receptor de elétrons, promovendo a oxidação da substância alvo. 

Uma característica importante dos agentes oxidativos é que eles possuem a capacidade de liberar oxigênio e realizar a transferência de átomos de oxigênio, facilitando a oxidação. 

Essa habilidade pode ser justificada pelo fato de muitos agentes de oxidação possuírem oxigênio em sua composição química. Porém, nem todos os agentes são compostos de oxigênio. 

Quais são as substâncias oxidantes?

Mas afinal, quais são as substâncias de oxidação? Os agentes oxidativos possuem papéis importantes em reações químicas, processos industriais e análises laboratoriais. 

É importante saber quais são as substâncias oxidativas para garantir a segurança em diversos contextos, como armazenamento, manuseio e transporte dos materiais. 

Isso porque compreender quais substâncias possuem propriedades oxidativas permite adotar medidas de proteção. Por isso, trouxemos alguns exemplos. Veja: 

  • Peróxido de hidrogênio (água oxigenada): Esse é um poderoso agente oxidativo que reage com a maioria dos metais, como cobre, cobalto, magnésio, ferro, entre outros;
  • Peróxido orgânicos: Considerados agentes de oxidação de alto poder, eles possuem estrutura química -O-O- e são derivados do peróxido de hidrogênio;
  • Hipocloritos: Também conhecidos pelo seu poder de oxidação, o Hipocloritos são compostos que contêm o ânion hipoclorito (CIO-);
  • Cloratos: Esses são compostos que contêm o ânion clorato (CIO3-) e também apresentam propriedades oxidativas;
  • Bromatos: Contêm o ânion bromato (BrO3-) e são utilizados em diversas aplicações, incluindo análise e síntese química;
  • Iodatos: Possuem o iodato(IO3-);
  • Periodatos: Possuem periodato (IO4-);
  • Cromatos e dicromatos: São compostos que possuem os ânions cromato (CrO42-) e dicromato (Cr2O72-), respectivamente, sendo utilizados para o tratamento de superfícies metálicas e análises químicas;
  • Molibdatos: Contém molibdato (MoO42-);
  • Manganatos e permanganatos: Por fim, esses compostos possuem os ânions manganato (MnO42-) e permanganato (MnO4-), respectivamente, sendo utilizados na purificação de água e também análise química.

O conhecimento das substâncias de oxidação auxilia na escolha apropriada de agentes redutores em reações químicas, além de evitar acidentes.  

Para que serve oxidante?

o que é oxidante

Os agentes oxidativos são extremamente versáteis e podem ter diversas aplicações e funcionalidades em várias áreas industriais. 

Seu papel principal é ceder oxigênio ou receber elétrons durante uma reação química, resultando na oxidação de uma substância específica. 

Podemos dizer que uma das principais aplicações dos agentes de oxidação é na combustão. Acontece quando um oxidante é combinado com um material orgânico combustível. 

Com isso, acontece a liberação rápida de oxigênio, proveniente do agente de oxidação, e gerando a combustão. 

Esse processo é fundamental na queima de combustíveis em motores de veículos, queima de biomassa para geração de energia e até mesmo incêndios. 

No entanto, essas substâncias não são apenas utilizadas em combustões, elas também são popularmente escolhidas em:

  • Indústria química: Seu papel aqui é de agente em reações redox, onde acontece a transferência de elétrons de uma substância para outra. Essa reação permite a criação de diversos compostos e materiais;
  • Tratamento de água: O cloro é um tipo de agente de oxidação, sendo aplicado à água para eliminar bactérias, vírus e outros organismos nocivos, realizando o tratamento adequado para o consumo humano;
  • Indústria de alimentos: Os agentes oxidativos são utilizados na indústria alimentícia como conservantes, já que podem inibir o crescimento de microorganismos e retardar a deterioração dos alimentos.

Além disso, é válido ressaltar que os compostos oxidativos também são utilizados na purificação de metais, removendo as impurezas por meio da oxidação. 

É importante também lembrar que a utilização dessas substâncias requer cautela, pois muitas delas podem ser tóxicas, corrosivas ou inflamáveis. 

Como saber qual é o melhor agente oxidante?

Para que serve oxidante?

Para determinar o melhor agente em uma determinada aplicação, é necessário considerar diversos fatores e propriedades específicas. 

A escolha adequada do composto oxidativo pode ter um impacto significativo na eficiência, segurança e custos do processo em questão. 

Portanto, um dos primeiros aspectos a serem considerados é a compatibilidade do agente com o sistema em que será utilizado. 

Então, verifique se ele é quimicamente compatível com os outros reagentes presentes, materiais utilizados e as condições operacionais. 

Além disso, é muito importante você analisar a capacidade oxidante do agente. Com isso, analise a quantidade de oxigênio ou elétrons que ele é capaz de transferir durante a reação. 

Também é importante considerar a velocidade da reação de oxidação e se ele é capaz de atingir os resultados desejados dentro de um tempo estimado. 

Por fim, opte por uma distribuidora de confiança e de qualidade, como a Pochteca Coremal que é reconhecida como uma empresa líder no fornecimento de produtos químicos

Nossos produtos são desenvolvidos e distribuídos considerando os melhores padrões de segurança, desempenho e eficiência. 

Por isso, ao buscar o melhor agente oxidante para suas necessidades, conte com a Pochteca Coremal. Faça seu orçamento! 

Conclusão

A escolha de um agente adequado é essencial para você realizar seus processos com sucesso e qualidade. 

Portanto, ao escolher seu composto leve em consideração a compatibilidade, capacidade de oxidação, segurança, disponibilidade, fornecedora e custo. 

Nesse contexto, a Pochteca Coremal se destaca com uma escolha confiável e de qualidade, oferecendo uma variedade de agentes oxidativos para sua produção. 

Então, não hesite em contar conosco e explorar soluções sob medida para seus processos. Entre em contato conosco e faça seu orçamento! 

Se você deseja ter acesso a mais conteúdos como este, não se esqueça de acompanhar o blog da Pochteca Coremal. 

 

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Químicos
Eritorbato de Sódio

O eritorbato de sódio de fórmula química C 6 H 7 NaO 6 é um sal de sódio de um derivado do ácido eritórbico produzido

Leia mais »

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países