Barrilha Piscina: saiba como balancear o pH da sua piscina

barrilha piscina

A barrilha piscina ou leve é usada para normalizar o pH da água e também serve para melhorar a performance de outros produtos químicos que constituem o fluido de perfuração. É uma substância bastante utilizada para manter a qualidade da água de piscinas.

O carbonato de sódio é utilizado em diversas aplicações, este item é usado na indústria do vidro, como matéria-prima no processo de fusão, é usado na indústria química para produzir derivados de sódio e também é utilizado em processos metalúrgicos para dessulfurização.

Além disso, a barrilha é usada para tratar correção de pH na água e também em tratamentos de gases para remoção de vapores ácidos. Devido a todos esses fatores, você pode notar que este material é fundamental em diversas áreas da indústria.

Exatamente por essa importância, a Pochteca Coremal, como distribuidora de produtos químicos, tem todo conhecimento sobre o assunto, por isso, vai abordar sobre o tema nesse conteúdo. 

Continue sua leitura e entenda tudo sobre barrilha leve. Confira!

COMO MEDIR O PH DA ÁGUA?

Realizar o teste de pH é fundamental para você saber a qualidade da água, ou seja, o nível de alcalinidade. Através de um teste você consegue identificar algumas irregularidades ou contaminações. 

Dessa forma, é possível prevenir problemas de saúde. É importante seguir alguns passos para realizar o teste da forma correta. Primeiro você pega o medidor de pH, calibra ele e a sonda, depois faça uma coleta de uma amostra da água em um recipiente limpo.

Logo após, ajuste o medidor de acordo com a temperatura que a amostra estiver apresentando, coloque a sonda na amostra e por último veja o número de pH que da amostra.

O medidor de pH apresenta uma escala de 0  a 14 para leitura, se a água tiver com boa qualidade, o nível do medidor será próximo a 7. Entretanto, essa medição que explicamos acima ocorre com um medidor.

Agora, você também pode medir de outra forma, utilizando um estojo de testes. Existem algumas substâncias reagentes e, quando se misturam à água da piscina, mudam de cor

Com a utilização do estojo de testes também é possível ter um parâmetro do nível de cloro da sua piscina. É essencial o ph da água estar entre 7.2 e 7.6.

O QUE É A BARRILHA PARA A PISCINA

o que é barrilha para piscina

Como falamos acima, a Barrilha piscina, que também é conhecida como carbonato de sódio, é vendida em um formato de um pó branco, é uma substância muito utilizada para elevar o ph da água.

Através da utilização correta da barrilha leve você consegue manter a qualidade da água da sua piscina, porque sua fórmula química consegue neutralizar irregularidades controlando o pH.

PARA QUE SERVE A BARRILHA PISCINA?

Primeiramente, você deve saber que a barrilha é uma substância muito utilizada para elevar o ph da água. Este material se utiliza em várias ocasiões, como em estabelecimentos comerciais, em processos industriais, e até mesmo nas residências.

Como mencionamos, é muito comum encontrar o uso deste produto em tratamentos de piscinas. Porém, também é comum ter aplicação na lavagem de roupas. 

Se você não sabe, nos procedimentos de utilização de detergentes e sabões, a barrilha é ingrediente, tendo  a função emulsificante, e também é capaz de diminuir os teores de sais insolúveis na água.

Entretanto, a barrilha também aparece em muitas sínteses de compostos inorgânicos, principalmente nos que possuem sódio, como, por exemplo, o silicato e os fosfatos de sódio e na produção do bicarbonato de sódio.

QUAIS SÃO AS PROPRIEDADES DA BARRILHA LEVE?

A barrilha, que também é conhecida como bicarbonato de sódio, tecnicamente é intitulada também de carbonato dissódico. É uma substância branca e inodora, sua densidade relativa varia entre 0,4 e 0,6g/ml, e sua fórmula química é Na2CO3.

É Importante você saber que ela endurece se ficar exposta no ar. Ainda é possível encontrar a substância, de maneira natural através de um minério chamado de trona. Porém, tem a barrilha fabricada de forma industrial.

Por isso tem o nome de barrilha leve, essa substância feita industrialmente é mais fina, e isso faz o material ter maior facilidade de reação e ainda gera alta velocidade no processo de dispersão.

COMO USAR A BARRILHA LEVE NA PISCINA

barrilha leve para piscina

É simples, porém, é necessário ter atenção com alguns detalhes. 

Primeiramente, você vai precisar de um medidor ou estojo de testes, depois disso, deve verificar se o pH está abaixo de 7,2. Portanto, após realizar a medição da qualidade da água, encha um balde e dissolva a barrilha nele.

Logo após, jogue a água na piscina, distribuindo em todas as partes, ligue o filtro da piscina na posição de circulação para misturar a substância por toda a água.

Depois que fizer todos esses procedimentos, aguarde 1 hora e faça uma nova medição, o pH da piscina deve estar entre 7,4 e 7,6.

Caso o PH ainda não esteja adequado, espere um dia e faça o teste após 24h novamente para adicionar mais barrilha ou outro produto.

QUAL A QUANTIDADE CORRETA DE BARRILHA PARA USAR NA PISCINA

Antes de utilizar a barrilha leve, é preciso estar atento que para alcançar o nível de pH ideal, você deve analisar a quantidade correta de barrilha leve na água da sua piscina, e para isso é fundamental medir o volume de água da piscina e o pH da água.

Depois disso, é só acompanhar as instruções na embalagem do produto. Mas, fique tranquilo, geralmente vem a quantidade especificada na embalagem a quantidade de gramas por metro cúbico de água. 

Para ficar mais fácil a aplicação, coloque em mente que cada metro cúbico de água é igual a 1.000 litros. 

Pode colocar cloro e barrilha ao mesmo tempo?

Não! Não coloque cloro e barrilha ao mesmo tempo na sua piscina. Porém, essa dica vale para todos os outros tipos de produtos químicos de compostos diferentes. 

Deixe claro em mente que não importa qual relação tenha, os produtos químicos nunca devem ser misturados. 

Por isso, recomendamos que você adicione o cloro à água cerca de 2h a 3h após a aplicação da barrilha. 

Isso porque se você fizer a utilização dos dois produtos ao mesmo tempo, o pH da piscina não será acertado e o cloro adicionado na água não fará efeito. 

Quanto tempo a barrilha faz efeito?

Adicione o produto com um balde plástico e, em seguida, jogue sobre a superfície da piscina. Assim, deixe o filtro ligado por, no mínimo, duas horas. 

Após 12 horas, com o produto agindo, verifique novamente o pH e corrija se necessário. No entanto, como dito anteriormente, espere 24 horas para adicionar novamente o produto. 

Como introduzido anteriormente, é recomendável ajustar o nível de pH da água entre 7,4 e 7,6. Se estiver em dúvida, peça ajuda de um profissional experiente. 

Qual o preço da barrilha leve?

Qual o preço da barrilha leve?

O preço da barrilha leve pode variar de acordo com o distribuidor escolhido. Existem fornecedores mais caros e mais baratos. No entanto, sempre opte pela melhor qualidade. 

Isso porque se você deseja ter um tratamento adequado da piscina, é muito importante que você utilize materiais somente de alta qualidade. 

Ao contrário disso, você pode colocar a vida dos usuários da piscina em risco. Por isso, o trabalho deve ser feito por um profissional experiente. 

Como dito anteriormente, o preço das barrilhas leves podem variar de acordo com seu tamanho. Existem barrilhas de 1kg até 25 kg.

Então, o preço vai crescendo conforme a quantidade adquirida. Mas o principal fator que poderá mudar o valor é a distribuidora do produto. 

Após comprar a sua barrilha leve, você deve estar se perguntando: “Quanto tempo depois de colocar a barrilha pode entrar na piscina?”. 

Esse é um questionamento muito importante! Então, lembre-se que só pode entrar na água após 24h após o produto ser aplicado. 

Se o pH estiver abaixo de 7,2, significa que a água está ácida. Isso significa que será necessário realizar a aplicação do produto novamente. 

ENTENDEU SOBRE BARRILHA PISCINA OU LEVE? CONHEÇA A POCHTECA

Agora que você acompanhou esse conteúdo sobre barrilha piscina ou leve e para que serve, você precisa conhecer a Pochteca Coremal.

A empresa é especialista na distribuição de produtos químicos, e oferece as melhores soluções do ramo.

Aqui, você encontra todos os produtos químicos que você precisa por um ótimo custo-benefício e com alta qualidade. 

Converse agora mesmo com um de nossos consultores e saiba mais. Para se informar sobre outros conteúdos relacionados, continue no Blog da Pochteca.

Conclusão

A barrilha leve também pode ser encontrada comercialmente como Barrilha Densa, dependendo do tamanho de suas partículas. 

Esse produto é um sal branco e translúcido, normalmente utilizado para o ajuste de pH em águas de piscinas. No entanto, o produto também é usado em produção de vidro e algumas sínteses químicas. 

Esse é um produto que pode ser comprado e encontrado facilmente no mercado, de diversas marcas. Porém, é muito importante escolher uma fornecedora de qualidade. 

Se você está em busca de uma distribuidora de produtos químicos de confiança e com expertise no ramo, conte com a Pochteca Coremal. Entre em contato conosco, e faça o orçamento dos seus produtos! 

 

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Outros países