Persulfato de sódio: o que é e qual seu uso na indústria e em casa

o que é persulfato de sódio (capa)

Para entender o que é persulfato de sódio, é importante analisar sua composição química e as diferentes formas de utilização em casa ou indústrias. 

Isso porque, ainda que ele seja bastante utilizado no tratamento de águas subterrâneas contaminadas e piscinas, o composto apresenta uma variedade maior de uso.

Entretanto, entre seus principais benefícios destaca-se justamente o seu alto poder descontaminante.

Por isso, a Pochteca preparou um artigo exclusivo e completo sobre o que é persulfato de sódio e seu uso no dia a dia. Confira com a gente e boa leitura!

O que é persulfato de sódio

Primeiramente, para respondermos o que é o persulfato de sódio, precisamos compreender sua fórmula molecular. Ela se apresenta como Na²S²O² e é uma fonte de sódio moderadamente solúvel em água e ácido para usos compatíveis com sulfatos.

Os compostos de sulfato são sais ou ésteres de ácido sulfúrico formados pela troca de um ou ambos os hidrogênios por um metal. 

Por causa de sua facilidade em diluir em líquidos como a água, seu uso no tratamento dela é bastante recomendado. Mas não é apenas isso.

Devido aos íons metálicos presentes no composto se utilizarem de nanopartículas suspensas, eles possuem alta capacidade de pulverizar e evaporar, em contato com células solares e células de combustível.

Em resumo, em contato com determinadas partículas de impurezas ou propriedades tóxicas, a reação química é capaz de oferecer uma solução aquosa com menos rejeitos.

o que é persulfato de sódio

A composição do persulfato de sódio

A composição do persulfato de sódio surge a partir de como ele é sintetizado. De modo geral, o sal é preparado pela oxidação eletrolítica do bissulfato de sódio: 2 NaHSO4 → Na2S2O8 + H2

Após isso, a oxidação é conduzida em um ânodo de platina. O potencial redox padrão do persulfato de sódio em sulfato de hidrogênio é de 2,1 V, que é maior que o do peróxido de hidrogênio (1,8 V), mas menor que o do ozônio (2,2 V). O radical sulfato formado in situ tem um potencial de eletrodo padrão de 2,7 V.

No entanto, existem algumas desvantagens na utilização de ânodos de platina para produzir os sais; o processo de fabricação é ineficiente devido à evolução de oxigênio.

O produto pode conter contaminantes provenientes da corrosão da platina (principalmente devido à natureza extremamente oxidante do radical sulfato).

Assim, eletrodos de diamante dopados com boro têm sido propostos como alternativas aos eletrodos convencionais de platina.

Aplicação do persulfato de sódio

O persulfato de sódio é comercializado em forma de um pó branco de grande refino, cristalino e sem qualquer odor. Devido a sua capacidade de iniciar reações de polimerização em emulsão, sua aplicação vai desde produtos alvejantes à ambientais.

Por exemplo, ele está presente em detergentes de limpeza, cosméticos capilares com o objetivo de clareamento e outros. 

Por sua vez, ele é capaz de limpar e oferecer decapagem de circuitos, já que ativa superfícies de cobre e alumínio. Logo, também é aplicado em componentes eletrônicos.

Além disso, tanto a indústria têxtil quanto a de papel precisam do persulfato de sódio para uma produção eficaz. Isso porque, na primeira, ele é capaz de branquear de forma simples jeans e outros tecidos mais resistentes. Na segunda, ele dá tratamento mais refinado a diferentes tipos de papéis.

Por último, seu uso ambiental se relaciona com sínteses químicas capazes de tratar águas de lagos, rios, fossas e piscinas e extrair resíduos de substâncias nocivas como o mercúrio.

O persulfato de sódio também é capaz de reverter determinadas situações de oxidação nos mais diversos tipos de metais, substituindo o persulfato de amônia.

3

Quais os tipos de persulfato de sódio

A Pochteca dispõe de vários tipos de sulfato de sódio, que são: Sulfato de sódio, bissulfato de sódio, persulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio, lignosulfonato de sódio.

Para o bissulfato de sódio, pode-se encontrá-lo como cristais de vasos sanitários. A principal utilização desse composto é como constituinte de detergentes em pó.

O persulfato de sódio apresenta-se na forma de cristais brancos ou pó e sua principal função é atuar como um forte oxidante.

O lauril éter sulfato difere devido à sua alta compatibilidade com a pele. Ou seja, isso o torna uma das matérias-primas mais utilizadas na indústria cosmética. Devido a sua capacidade hidratante bastante elevada, ele se mistura com perfumes sem problemas.

O lignossulfonato de sódio podemos obter para a fabricação de polpa de madeira e seu principal uso é na formulação de produtos de limpeza industrial assim como no tratamento de água contaminada

Fórmulas químicas:

  • Sulfato de sódio: Na2SO4
  • Bissulfato de sódio: NaHSO4
  • Persulfato de sódio: Na2s2O8
  • Lauril éter sulfato de sódio: C12H25NAO3S
  • Lignossulfonato de sódio: N / A, polímero

Cuidados necessários com o persulfato de sódio

O persulfato de sódio é bastante nocivo caso entre em contato com a pele humana. Isso porque o produto pode gerar forte reação alérgica e até mesmo irritação severa se atingir os olhos.

Em caso de inalação do persulfato de sódio, podem ocorrer sintomas de alergia, asma e dificuldade para respirar.

Devido a isso, ao saber o que é persulfato de sódio, o uso de EPIs como roupa de proteção é essencial. Ou seja, opte por luvas de borracha, máscara de poeira e óculos com vedação apropriada.

Como armazenar

Sabendo o que é persulfato de sódio, é importante também saber como armazená-lo. O ideal é que ele fique em local seco e arejado, com temperatura entre 15 e 25º. Também deve ser mantido longe de combustíveis e fontes de calor ou ignição.

Entendeu o que é persulfato de sódio? Conheça a Pochteca

Agora que você sabe o que é persulfato de sódio e entende a versatilidade do produto, você precisa conhecer a Pochteca.

A Pochteca é especializada na distribuição de produtos químicos para os setores mais exigentes da indústria. Isso porque oferece agilidade no fornecimento de insumos e a qualidade que você precisa para uma produção de excelência.

Venha conhecer os nossos produtos! Aqui você encontra um atendimento rápido e personalizado. converse agora mesmo com um de nossos consultores!

E não se esqueça de acessar o Blog da Pochteca para conferir muitos outros artigos que podem ser relevantes para auxiliar na produtividade da sua empresa!

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assuntos relacionados

Químicos
Usos do Metil Etil Cetona

Metil etil cetona, MEK ou butanona é um composto químico orgânico, que faz parte da família das cetonas. Líquido transparente que evapora facilmente à temperatura

Leia mais »