Pesquisar
Close this search box.

Aguarrás Mineral: Saiba o que é, para que serve e suas aplicações!

aguarrás mineral para que serve

A aguarrás mineral é uma substância que podemos encontrar no nosso dia a dia, mas nem sempre sabemos sua função ou suas aplicações. 

Trata-se de um solvente versátil, com uma grande variedade de aplicações em diversos setores industriais e domésticos. 

É possível encontrar essa substância em tintas, vernizes, produtos de limpeza, entre outros produtos que, talvez, façam parte do cotidiano do ser humano. 

Para você perceber a presença da aguarrás mineral no seu cotidiano, neste artigo, a Pochteca irá explorar o que é exatamente essa substância. 

Quer saber mais sobre essa substância? Então, continue lendo este artigo! 

O que é aguarrás mineral?

A aguarrás mineral é um solvente utilizado em tintas, vernizes e produtos de limpeza. Sua principal função é diluir, remover e potencializar a eficácia das substâncias. Por ter uma aplicação versátil, ela contribui para o desenvolvimento de soluções químicas eficazes. 

Esse composto também pode ser conhecido como aguarrás retificado ou solvente mineral, sendo adquirido a partir da destilação do petróleo. 

Em geral, ele é um solvente orgânico volátil e incolor, composto especialmente por hidrocarbonetos alifáticos, que o tornam altamente eficaz na diluição de substâncias. 

Sua principal aplicação é como diluente em tintas e vernizes, permitindo ajustar sua viscosidade para facilitar a aplicação, além de promover uma secagem mais rápida. 

Já em produtos de limpeza, ela é utilizada como removedor de manchas de graxa e tinta, bem como para limpeza de superfícies oleosas. 

Por conta de sua volatilidade, essa substância evapora rapidamente após seu uso, tornando-se adequado para processos que exigem secagem mais rápida. 

Para que serve aguarrás mineral?

A aguarrás mineral é um solvente amplamente utilizado devido às suas propriedades versáteis e eficazes na diluição de substâncias. 

Como dito anteriormente, esse é um composto utilizado como diluente e solvente para substâncias, especialmente à base de óleo, como tintas, vernizes e resinas. 

Ele é utilizado para diluir esses produtos, ajustando sua viscosidade e facilitando sua aplicação. 

No entanto, esse composto também pode ser utilizado para uma limpeza poderosa, sendo empregado para remover manchas de graxa, tinta e sujeira em superfícies. 

Na indústria de tintas, a aguarrás é essencial para a preparação de formulações, garantindo a consistência e a fluidez no processo de aplicação.

Já na indústria de limpeza, a aguarrás é um grande aliado na remoção de tintas e revestimentos antigos, bem como a desengorduração de peças e máquinas.  

Em geral, esse composto é utilizado para a diluição de outras substâncias à base de óleo e também como um agente de limpeza eficaz. 

Qual a diferença entre aguarrás e aguarrás mineral?

composição aguarrás mineral

Aguarrás e aguarrás mineral são dois termos que são bastante utilizados como sinônimos desse composto, mas, na verdade, eles se referem a substâncias diferentes. 

A aguarrás é um termo genérico usado para se referir a solventes de origem vegetal, enquanto a aguarrás mineral é um solvente orgânico derivado do petróleo bruto.

Ela é produzida a partir de processos de destilação e refinamento do petróleo, resultando em um líquido incolor ou levemente amarelado, com um odor menos intenso. 

A grande diferença entre ambos compostos está na sua origem. Enquanto a aguarrás refere-se a solventes vegetais, a aguarrás mineral é um solvente obtido do petróleo.  

Quais os principais usos e aplicações da Aguarrás mineral?

A aguarrás mineral é um composto que possui diversas aplicações em diferentes setores, graças às suas propriedades solventes e de limpeza. Algumas delas são: 

  • Formulação de repelentes de piolhos;
  • Formulação de géis para esfoliantes;
  • Limpeza de resíduos de tinta em pincéis;
  • Formulação de emplastros;
  • Produção de fragrâncias: 
  • Remoção de manchas de tinta em superfície com tecido ou madeira.

Essas são apenas algumas das diversas aplicações da aguarrás, mas você pode ver ela sendo utilizada em outros tipos de aplicações. 

Com isso, é possível perceber que esse composto é bem versátil e importante para diversas indústrias, desde a cosmética, farmacêutica e de tintas. 

Aguarrás mineral oferece riscos à saúde?

A aguarrás mineral pode trazer riscos à saúde do ser humano, especialmente quando manuseado de maneira incorreta ou em ambientes com pouca ventilação. 

Em geral, os principais riscos estão relacionados à exposição aos vapores voláteis do solvente. Por isso, é essencial utilizar os Equipamentos Individuais de Segurança (EPIs). 

Os vapores deste composto podem causar irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões quando inalados em concentrações elevadas. 

Pessoas que são mais sensíveis podem apresentar sintomas como dor de cabeça, tontura, náuseas e dificuldades respiratórias. 

Além disso, o contato direto com a pele pode causar irritação e ressecamento. Caso o composto entre em contato com os olhos, pode provocar irritação e lesões oculares. 

Quais os cuidados no seu manuseio?

diferença entre aguarrás e aguarrás mineral

É importante ressaltar que ao utilizar a aguarrás é necessário se atentar aos cuidados específicos para garantir a segurança e evitar possíveis riscos à saúde.

A seguir, a Pochteca Coremal trouxe algumas orientações importantes a serem seguidas durante o manuseio desse solvente. Veja:

  • Utilize a substância em áreas bem ventiladas; 
  • Sempre utilize EPIs ao manuseá-la e evite o contato direto com a pele;
  • Por ser um produto inflamável, é INDISPENSÁVEL que você o utilize longe de fontes de calor, como faíscas, chamas abertas ou superfícies quentes;
  • Guarde o produto em recipientes adequados, preferencialmente em locais seguros, longe do alcance de crianças e fontes de calor; 
  • Ao descartá-lo, não despeje diretamente no esgoto ou no meio ambiente. O descarte deve ser feito de acordo com as regulamentações da fabricante;

Seguindo as precauções citadas acima, é possível utilizar esse composto de maneira segura e eficiente, minimizando os riscos à saúde e ao meio ambiente. 

Aguarrás mineral é na Pochteca!

Seja para diluir tintas e vernizes, limpar com eficácia ou potencializar seus projetos, a aguarrás mineral da Pochteca é a escolha certa. 

Com anos de experiência e confiança no mercado, somos referência na oferta de produtos químicos de alto desempenho. 

Nosso composto é obtido através de processos de ponta, garantindo pureza e eficácia em suas aplicações. 

Com ela, você poderá deixar seus projetos impecáveis, uma vez que o produto da Pochteca oferece maior fluidez, secagem rápida e um acabamento perfeito. 

Adquira já a aguarrás mineral da Pochteca Coremal e eleve seus projetos a um novo patamar. Faça seu orçamento conosco! 

Conclusão

A aguarrás é um grande aliado de diversas aplicações, como pudemos ver, desde a indústria até o uso doméstico. 

Seu papel principal é ser um solvente versátil e eficiente, proporcionando resultados excepcionais em tintas, vernizes e processos de limpeza. 

Na Pochteca Coremal, você encontra a mais alta qualidade em aguarrás mineral, com a garantia de um produto seguro e confiável. 

Então, aproveite agora mesmo e alcance o máximo de desempenho em seus projetos com o nosso composto. 

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre outros produtos? Então, não se esqueça de acompanhar o blog da Pochteca Coremal

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Químicos
Membranas de Osmose Reversa

Separação por pressão. Purificação de água comprovada, confiável e de alto desempenho. Em comparação com as tecnologias de filtração tradicionais que dependem de uma tela

Leia mais »

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países