O que é ácido ascórbico? Saiba tudo sobre a Vitamina C!

ácido ascórbico

Você sabe o que é o ácido ascórbico? Também conhecido como vitamina C, é um micronutriente que atua para o funcionamento e o equilíbrio fisiológico do corpo.

Entre as suas principais fontes estão os alimentos, como laranja, limão, kiwi, morango, goiaba, brócolis e pimentão. 

Pesquisas científicas apontam a participação da vitamina C nos processos metabólicos. Assim, há atribuições em relação à produção de colágeno, metabolismo ósseo e absorção de ferro.

Por isso, é algo muito presente na alimentação e faz parte da indústria de alimentos. E também pode ser obtido pela síntese laboratorial com a ajuda de uma distribuidora de produtos químicos.

Quer saber mais sobre o que é ácido ascórbico e conhecer um pouco mais sobre a influência da vitamina C em nosso organismo? Então continue lendo o nosso post e descubra esses benefícios. Aproveite a leitura!

O que é ácido ascórbico?

Para conhecer o ácido ascórbico e para que serve, o primeiro passo é entender mais sobre esse nutriente. No caso, estamos falando da famosa vitamina C, que é muito importante para o nosso organismo. 

Diferentemente da maioria dos mamíferos, o corpo dos seres humanos não têm a capacidade de produzir sua própria vitamina C. O ponto positivo é que ela é encontrada em diversas frutas, legumes e até vegetais. 

ácido ascórbico vitamina c

O ácido é formado pela combinação química de três elementos: carbono, hidrogênio e oxigênio. Assim, eles precisam de uma determinada organização estrutural para que ocorra a formação do composto orgânico.

E claro, esse componente possui um amplo papel para nosso organismo, uma vez que é um antioxidante e contribui com nossa imunidade. A seguir, abordaremos mais detalhadamente seus benefícios. 

No entanto, já saiba que o nosso corpo não consegue armazenar o ácido ascórbico por muito tempo. Por isso, ele pode permanecer entre 10 a 20 dias em nosso organismo, o que torna a ingestão necessária de forma regular

Quais os benefícios do ácido ascórbico?

O ácido ascórbico, ou vitamina C, é essencial para o organismo. Como dissemos, o ser humano não consegue sintetizar a vitamina em seu próprio organismo. Sendo assim, o consumo por meio da alimentação é fundamental.  

Mas essa vitamina contribui para o bom funcionamento do corpo, além de ter diversas funcionalidades no organismo humano. Entre as principais estão:

Contribui para o crescimento do tecido

A vitamina C tem uma participação direta na formação de tecidos do nosso corpo. Isso porque, ela ajuda a manter os níveis de colágeno, o que é necessário para formar os tecidos. 

Ou seja, ao ser ingerido, esse ácido é sintetizado e vira uma enzima que estimula a produção de colágeno. 

Logo, vários tipos de tecidos do corpo são beneficiados com esse aumento de colágeno, como os da pele, tendões, cartilagens, vasos sanguíneos, gengivas, córneas e afins.    

Regula o sistema nervoso central

Algo interessante sobre a vitamina C é que ela também está presente no Sistema Nervoso Central e tem grande atuação no processo de homeostase do cérebro. Ou seja, para manter o equilíbrio do órgão, com tudo funcionando bem. 

Além disso, é preciso ressaltar que a vitamina C, com sua ação antioxidante, ajuda na saúde do cérebro. É justamente essa propriedade que ajuda a prevenir danos e o envelhecimento do órgão. 

Protege o organismo de infecções

Outro fator interessante sobre o ácido ascórbico é que ele auxilia na produção de linfócitos, também chamados de glóbulos brancos. São eles que ajudam na defesa do organismo. 

Além disso, a vitamina C possui participação em outras variedades de glóbulos brancos, o que ajuda diretamente no nosso sistema imunológico. Portanto, é algo essencial para nos manter saudáveis e protegidos de infecções e doenças. 

Ajuda na cicatrização de feridas

Como explicamos, o ácido ascórbico tem um papel importante na produção de colágeno, que auxilia na formação de tecidos do nosso corpo. Sendo assim, sua ação se reflete na cicatrização de feridas. 

vitamina c cicatrização

Isso porque, com uma produção maior de colágeno, devido ao consumo da vitamina C, maior será também a capacidade de regeneração dos tecidos. Ou seja, a cicatrização é mais rápida

Mantém a integridade dos vasos sanguíneos

Por fim, não podemos esquecer que a vitamina C ajuda a formar os vasos sanguíneos e a manter sua integridade. Isso porque, ela atua fortalecendo os tecidos que formam as camadas da parede do vaso sanguíneo. 

Quais as complicações da falta de vitamina C? 

A deficiência do ácido ascórbico pode prejudicar o funcionamento do organismo de diversas formas. Afinal, como bem apontamos, essa vitamina consegue auxiliar diversos processos do nosso corpo. 

Em resumo, a falta de vitamina C traz uma série de problemas. Para começar, a pessoa pode apresentar dificuldades de cicatrização e fácil sangramento em partes do corpo, como a gengiva. 

Da mesma forma, o sistema imunológico fica prejudicado, o que amplia as chances de infecções e doenças como gripes e resfriados. Sem esquecer de citar o enfraquecimento de unhas, cabelos e articulações. 

Inclusive, há estudos que apontam a deficiência do ácido ascórbico como um fator que traz comprometimento com o sistema cognitivo, assim como confusão mental e depressão. Além de fadiga e estresse.

No entanto, o escorbuto é um dos grandes problemas ocasionados pela falta dessa vitamina no organismo. Os sintomas costumam envolver hemorragia na área da gengiva, manchas roxas pela pele, inflamações e até dores. 

Como prevenir?

Por ser uma doença tão séria, prevenir é a melhor forma de não ter que lidar com o escorbuto. E claro, com alguns cuidados você tem a chance de evitar os outros vários problemas que citamos. 

Sendo assim, uma boa medida é manter uma alimentação rica em vitamina C. Inclusive, é preciso ficar atento com detalhes como o cozimento e a forma de armazenamento dos alimentos, sendo importante mantê-los refrigerados. 

O cozimento em excesso ou um armazenamento por longos períodos fora da geladeira reduzem a quantidade de vitamina no alimento. 

Por fim, é possível repor essa vitamina com a ajuda de medicamentos. Lembrando que o ideal é procurar um médico para avaliar seu caso de maneira personalizada.

Como tratar?

Como dissemos, ao apresentar qualquer tipo de doença ocasionada pela falta de ácido ascórbico, você deve procurar acompanhamento médico.

Contudo, ressaltamos que é necessário manter um consumo constante da vitamina, por meio da alimentação. O ideal é que a ingestão seja diária, com os alimentos certos ou mesmo com complementos vitamínicos

A quantidade ideal para ser ingerida pode variar de acordo com a pessoa, idade, condição física e afins. Mas a média geral para adultos gira em torno de 90mg para homens e 75mg para mulheres. 

Quais são as fontes de vitamina C?

O organismo humano não é capaz de produzir vitamina C. Por isso, precisamos recorrer a alimentos e produtos com uma boa concentração desse composto. Entre os alimentos que precisam fazer parte da sua dieta estão:

alimentos ricos em vitamina c

  • Frutas: morango, laranja, limão, caju, abacaxi, acerola, tangerina, kiwi, manga, goiaba, pêssego, melancia entre outros;
  • Folhagens: salsa, folha de mandioca, couve-de-bruxelas, cheiro-verde, espinafre etc.;
  • Legumes: couve-flor, brócolis, pimentão vermelho e verde, batata doce, repolho, espinafre e afins;
  • Pimenta malagueta;
  • Suco de tomate; 
  • Suplementos vitamínicos. 

Como usar o ácido ascórbico?

Existem diversos alimentos que são fontes ricas de ácido ascórbico. Mas é importante dizer que laboratórios podem sintetizá-lo, garantindo produtos ricos em vitamina C. 

Essa síntese ocorre de várias formas, sendo a principal a que utiliza a glicose como molécula precursora (reagente) para depois submetê-la a processos de redução e oxidação. 

Conheça abaixo algumas das principais utilizações da vitamina C:

  • Aditivo nutricional — para aumentar o consumo de ácido ascórbico;
  • Na produção de massas — para melhorar a retenção de gás e aumentar a maciez do glúten;
  • inibidor de oxidação — adicionado a bebidas, como vinho, cerveja e leite, e a enlatados e cereais matinais;
  • Adicionado a frutas para evitar o escurecimento;
  • inibidor da formação de nitrosaminas — adicionado a carnes.

Vale ressaltar que as nitrosaminas são compostos orgânicos com elevado poder carcinogênico (pode formar células cancerígenas).

Quais são as características do ácido ascórbico? 

Depois de conhecer o que é ácido ascórbico, acompanhe neste tópico algumas das principais características e como o composto químico da vitamina se comporta em diferentes situações.

  • Em temperatura ambiente, o ácido ascórbico se torna um sólido cristalino;
  • O composto apresenta-se na cor branca ou amarela;
  • É solúvel em água;
  • É solúvel em etanol;
  • Não possui solubilidade em solventes orgânicos da classe dos hidrocarbonetos, éteres e cetonas;
  • É um composto mais denso que a água;
  • Seu sabor é azedo;
  • No estado sólido, é uma substância bastante estável;
  • Em solução aquosa ou alcoólica, sempre sofre oxidação, ou seja, não é estável.

Qual a fórmula química do ácido ascórbico?

Em sua fórmula química, o ácido ascórbico é denominado de ácido 2,3-enediol-L-gulônico. A informação é da União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC). 

Assim, a estrutura de sua fórmula é C6H8O6.

O termo L que aparece no nome está ligado diretamente à atividade óptica, porque em sua estrutura existe a presença de um carbono quiral.

Além disso, outro destaque na estrutura do ácido ascórbico são os importantes grupos funcionais oxigenados, incluindo:

  • álcool (do grupo OH ligado a um carbono saturado);
  •  éster (carbono que tem uma dupla ligação com um oxigênio e uma simples ligação com outro oxigênio);
  • enol (grupo OH ligado a um carbono, em uma dupla ligação).

Compre ácido ascórbico com a Pochteca!

Neste artigo, você descobriu o que é ácido ascórbico e para que serve. Aliás, ficou claro o quanto ele é importante para o organismo humano, não é mesmo?  

Diante de tudo o exposto, entender sua relevância e onde encontrá-lo é essencial para qualquer pessoa que deseja ter uma pele bonita e saudável. Além de estar presente em vários alimentos, é possível adicioná-lo à sua rotina por meio de síntese laboratorial. 

Neste segundo caso, é válido lembrar que a distribuidora precisa ser confiável, pois os produtos serão ingeridos. 

Então, que tal contar com a Pochteca Coremal? Somos especialistas na distribuição de soluções químicas de alta qualidade, com anos de experiência no mercado. Temos parceria com os melhores fornecedores nacionais e internacionais, além de uma transportadora própria. 

Acesse o nosso site e entre em contato para fazer uma cotação ou esclarecer dúvidas sobre o ácido ascórbico!

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assuntos relacionados

Químicos
Membranas de Osmose Reversa

Separação por pressão. Purificação de água comprovada, confiável e de alto desempenho. Em comparação com as tecnologias de filtração tradicionais que dependem de uma tela

Leia mais »