Pesquisar
Close this search box.

O que é ácido sulfúrico? Descubra agora mesmo!

ácido sulfúrico o que é

Você sabe o que é ácido sulfúrico? Apesar de sua grande relevância no mercado, muitas pessoas não o conhecem e pouco entendem suas principais aplicações.

Com características específicas, ele pode ser adquirido em uma distribuidora de produtos químicos, sendo útil em vários segmentos industriais de fertilizantes a medicamentos.

Quer saber mais sobre o assunto? A Pochteca Coremal produziu este artigo com informações essenciais e que todo mundo precisa saber sobre o ácido sulfúrico. Confira!

AFINAL, O QUE É ÁCIDO SULFÚRICO?

O ácido sulfúrico é uma substância inorgânica de sulfato de hidrogênio, cuja fórmula é H2SO4. Ele é um ácido forte e com alto poder de corrosão.

Também conhecido como ácido de bateria ou vitríolo, é um ácido mineral de grande importância para a indústria. Aliás, você verá que ele está presente em diversos tipos de produtos.

AS CARACTERÍSTICAS DO ÁCIDO SULFÚRICO

O ácido sulfúrico é aquoso na temperatura ambiente e tem a aparência viscosa, incolor e não apresenta cheiro. Além disso, é muito conhecido pela sua propriedade corrosiva.

Composto pelos átomos de enxofre, oxigênio e hidrogênio. Eles se unem por meio de ligações covalentes compartilhando os elétrons. Lembrando que, como todos os ácidos, é solúvel em água.

Aliás, outra característica interessante é que essa é uma solução não inflamável. No entanto, o processo de mistura entre água e ácidos exige muita precaução, pois libera calor excessivo, com desprendimento de gases perigosos e que podem gerar acidentes.

Considera-se essa substância um ácido forte, devido ao seu elevado grau de ionização (acima de 60%). Por fim, possui características oxidantes e desidratantes, ainda que em concentrações baixas.

QUAIS SÃO AS PROPRIEDADES DO ÁCIDO SULFÚRICO?

 O ácido sulfúrico é uma substância forte e corrosiva, por isso, é muito utilizada pela indústria e considerado um indicador de potência industrial de um país. 

Em temperatura ambiente, o ácido sulfúrico possui forma líquida, com temperatura de fusão de fusão de 10,38 ºC e temperatura de ebulição igual a 337º ºC. 

Suas principais características é que trata-se de uma substância incolor, inodora e corrosiva. 

A densidade do ácido sulfúrico é de 1,84 g/cm³, sendo solúvel em solventes polares. Quando misturado com água, acontece uma reação extremamente exotérmica. 

Além disso, essa substância química possui um grau de ionização alto (α = 61%), tornando-o um ácido forte. 

Ele é composto por dois átomos de hidrogênio, um de enxofre e quatro de oxigênio, tendo uma fórmula molecular H2SO4. 

ONDE ENCONTRAR O ÁCIDO SULFÚRICO?

componente ácido sulfúrico

Diante de sua alta capacidade solúvel, é muito difícil encontrarmos o ácido sulfúrico em sua forma pura na natureza. No entanto, há alguns casos que merecem destaque.

Em primeiro lugar, essa solução está presente na chamada chuva ácida. O fenômeno é responsável pela degradação do meio ambiente e de construções, além de ser um risco para a raça humana.

Do mesmo modo, podemos encontrá-lo em águas advindas de fontes minerais que têm sulfeto, como o sulfeto de ferro. Por fim, ele também é encontrado durante a oxidação de sulfetos existentes em minérios, como a galena e a pirita. 

Vale dizer que tais substâncias também estão presentes nas atividades vulcânicas. Portanto, é mais uma reação capaz de gerar o ácido sulfúrico.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO ÁCIDO SULFÚRICO?

Sem dúvidas, o ácido sulfúrico é um dos produtos químicos mais fabricados e usados no mundo. Todos os anos, há a produção de mais de 200 milhões de toneladas do produto, que se aproveitam em diferentes situações.

Mas você sabe como é feita essa produção? Tudo ocorre por meio de um método conhecido como processo de contato. Para te deixar por dentro do assunto, preparamos um breve resumo. Veja!

ETAPA 1: OBTENÇÃO DO DIÓXIDO DE ENXOFRE

Na primeira etapa, é necessário usar a marcassita ou a pirita. Esse material é fragmentado, peneirado e misturado com água.

Após isso, passa por um processo chamado de ustulação, onde o material é posto em um forno a fim de aquecer o sulfeto na presença contínua do oxigênio.

ETAPA 2: OBTENÇÃO DO TRIÓXIDO DE ENXOFRE

A segunda etapa de produção do ácido sulfúrico consiste no processo para obter o trióxido de enxofre. Assim, o dióxido de enxofre passa pelo método de contato, no qual usa-se um catalisador sólido pulverizado.

O uso do catalisador é uma estratégia para converter o SO2 em SO3. Isso é feito lentamente e em uma temperatura de 450ºC. Vale dizer que caso a temperatura ultrapasse esse limite, ele se decompõe e não forma o SO3.

ETAPA 3: REAÇÃO ENTRE O TRIÓXIDO DE ENXOFRE E ÁGUA

A reação entre o trióxido de enxofre e água produz o ácido sulfúrico, processo sintetizado na seguinte fórmula: 1 SO3(g) + 1 H2O(l) → 1 H2SO4(aq) + 34,3 kcal. Salienta-se que esse processo gera uma solução com concentração do ácido acima de 80%.

ÁCIDO SULFÚRICO APLICAÇÕES

Como já destacamos, estamos falando de uma substância versátil e com grande aplicabilidade nas indústrias, principalmente na indústria química.

O ácido sulfúrico está presente na maior parte dos fertilizantes, servindo como matéria-prima. Aliás, 60% da sua produção se destina a esse segmento.

Outra utilização que justifica um dos seus nomes populares, é na composição de baterias de automóveis. Nesse caso, o ácido sulfúrico exerce o papel de eletrólito, um líquido que propicia a passagem da corrente elétrica no sistema da bateria.

Isso porque a substância tem um alto grau de ionização, o que permite a condução de eletricidade com mais facilidade.

Para que serve o ácido sulfúrico?

O ácido sulfúrico é uma substância química muito produzida e usada em indústrias. Por isso, a sua utilização é indicada para as áreas industriais de um país. 

Quando a substância é utilizada de maneira adequada na produção do álcool, tem a finalidade de reduzir a contaminação bacteriana, deflocular o levedo e potencializar a ação de alguns antibióticos. 

Além disso, ela também é útil na fabricação de diversos produtos químicos e de explosivos. Aliás, não podemos deixar de mencionar sua relevância para o refino de petróleo e como acelerador de reações químicas realizadas em laboratório.

Leia também: Ácido Fosfórico: o que é e para que serve.

Leia também: Formol 37%: características e aplicações na indústria.

QUAIS OS CUIDADOS AO TRABALHAR COM O ÁCIDO SULFÚRICO?

ácido sulfurico

Devido ao seu alto grau de corrosão, é indispensável adotar medidas de segurança na hora de produzir ou manipular essa substância. Isso porque, o contato com a pele pode provocar queimaduras graves, com destruição dos tecidos. 

Do mesmo modo, sua inalação é capaz de gerar danos expressivos às vias respiratórias. Em casos mais graves pode ser fatal.

Tudo isso demonstra que apenas profissionais qualificados devem manipular tal substância. Ainda assim, o uso de EPIs é obrigatório e indispensável para a saúde humana. 

ONDE ADQUIRIR ÁCIDO SULFÚRICO?

Agora que você já entendeu o que é ácido sulfúrico, foi  possível perceber que o produto é versátil e com múltiplas aplicações no mercado.

O ácido sulfúrico não é uma substância química de difícil acesso, você pode encontrá-la em fornecedores químicos de confiança e qualidade. 

Por se tratar de um produto de alto risco, é extremamente necessário que você opte por um fornecedor que disponibilize produtos de qualidade, como a Pochteca Coremal. 

Somos uma das maiores e mais relevantes distribuidoras de produtos químicos do país. Com ampla experiência e credibilidade no mercado, nos esforçamos para entregar aos nossos clientes insumos de qualidade e com segurança.

Se o ácido sulfúrico faz parte do processo de produção da sua empresa, conte com os nossos produtos. Acesse nosso site e conheça nossos químicos! 

 O que é ácido sulfúrico? Descubra agora mesmo! 

O ácido sulfúrico é uma substância química direcionada para área industrial, principalmente por conta de ser forte e corrosiva. 

A substância pode ser útil para a produção de fertilizantes, no refino de petróleo, no tratamento de água, na produção de papel e outros. 

Por ser uma substância corrosiva, ele também é utilizado como removedor de oxidação e ferrugem. Para utilizá-lo, é necessário ter as vestimentas adequadas para não correr sérios perigos. 

Se você precisa de um fornecedor com credibilidade e que tenha produtos de qualidade, conte com a Pochteca Coremal. Estamos há 70 anos no mercado de químicos e disponibilizamos substâncias de excelência para sua produção. 

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países