O ácido fosfórico é um composto químico de fórmula H 3 PO 4 e também conhecido como ácido ortofosfórico ou ácido tetraoxofosofórico .
Fisicamente, o ácido fosfórico pode ter propriedades diferentes dependendo da concentração e pureza.
É solúvel em água e resistente à evaporação, oxidação e redução.
A concentração de ácido fosfórico é expressa em porcentagem% de P 2 O 5 .
O ácido fosfórico é obtido a partir de um fosfato tricálcico de base mineral: Em alguns depósitos de fosforito está associado a rochas de silicato e carbonatos de cálcio, a exploração destes minerais é obtida como principal produto ácido fosfórico. Para obtê-lo, a rocha é atacada por meio de um ácido forte, como o sulfúrico, clorídrico ou nítrico, embora o ácido mais utilizado seja o ácido sulfúrico em um processo conhecido como “”via úmida””. No final deste processo, muitas impurezas e matéria sólida permanecem, por isso tem que ser purificado para obter as diferentes qualidades ou graus de ácido fosfórico, tais como técnico, alimentar e farmacêutico.
Grande parte do ácido fosfórico produzido é utilizado como fertilizante, uma vez que o fósforo é essencial para o transporte e armazenamento de energia na planta e em processos vitais como a fotossíntese.
A deficiência de fósforo nas plantas resulta em falta de crescimento, menor tamanho da folha e número de folhas. A raiz é afetada, mas em menor grau.
O ácido fosfórico tem aplicações em outras indústrias, na fabricação de alimentos ajuda a regular a acidez, estabiliza a cor, também utilizado como emulsificante, antioxidante e aromatizante, tem diversas aplicações na fabricação de bebidas, temperos, produtos de panificação, carnes etc.
Tem diversas aplicações em múltiplas indústrias, na metalurgia é usado para limpeza de metais, no tratamento de água como amaciante de água, na construção civil para a construção de asfalto para estradas e na fabricação de detergentes.
Na odontologia, o ácido fosfórico é utilizado para desmineralizar o esmalte dentário, permitindo melhor adesão das restaurações dentárias.
Este composto químico é corrosivo, por isso deve ser armazenado e utilizado conforme ficha de dados de segurança, em caso de derramamento produz gases irritantes, ao queimar forma vapores tóxicos.
Não deve ser inalado ou ingerido. Evite o contato direto com a pele e os olhos. Use equipamento de segurança para manuseio.
Para saber mais sobre nossos produtos visite nosso site: mexico.pochteca.net
Origens:
http://www.agromatica.es/el-acido-fosforico-en-la-agricultura-moderna/
http://www2.inecc.gob.mx/sistemas/plaguicidas/pdf/Acido%20fosforico.pdf