Pesquisar
Close this search box.

Ácido Fosfórico: Saiba o que é, Para que Serve e suas Aplicações na Indústria!

Ácido fosfórico para que serve

O ácido fosfórico é um composto químico fundamental em diversas áreas da indústria, sendo reconhecido pela sua versatilidade. 

Ele é popularmente utilizado em aplicações que abrangem desde a limpeza de metais, no tratamento de água até a construção de asfalto. 

No entanto, boa parte do ácido fosfórico é produzido e utilizado como fertilizante, uma vez que o fósforo é essencial para a preservação de energia na planta. 

Apesar de ser altamente utilizado na indústria, muitas pessoas não sabem da sua existência e importância. Por isso, a Pochteca Coremal irá explorar esse composto tão versátil! 

Quer saber mais sobre o ácido fosfórico? Então, continue a leitura! 

O que é o ácido fosfórico e para que serve?

O ácido fosfórico é um composto químico de fórmula H3PO4, também conhecido como ácido ortofosfórico, ou ácido tetraoxofosfórico. 

Fisicamente, o ácido fosfórico pode ter propriedades diferentes dependendo da concentração e pureza. 

Uma de suas principais características é que ele é solúvel em água e resistente à evaporação, oxidação e redução. 

A concentração de ácido fosfórico é expressa em porcentagem de P2O5. 

Como é obtido o ácido fosfórico?

O ácido fosfórico pode ser obtido a partir de um fosfato tricálcico de base mineral. 

Em alguns depósitos de fosforito está associado a rochas de silicato e carbonatos de cálcio, a exploração desses minerais é obtida a partir como principal produto do ácido fosfórico. 

Para obtê-lo, é necessário atacar a rocha por meio de um ácido forte, como o sulfúrico, clorídrico ou nítrico. 

Porém, o ácido mais utilizado é o sulfúrico em um processo conhecido como “via úmida”. 

Ao final do processo de obtenção, muitas impurezas e matéria sólida permanecem, sendo purificadas para obter diferentes qualidade ou graus de ácido fosfórico. 

Os graus e qualidades são separados em: técnico, alimentar e farmacêutico. 

Quais as características do ácido fosfórico?

O ácido fosfórico possui diversas características distintas que o tornam um composto químico importante e versátil em diversas aplicações. 

Para você conhecê-lo mais a fundo, separamos as principais características desse composto. Acompanhe: 

  • Natureza Ácida; 
  • Solubilidade em Água; 
  • Capacidade de Complexação;
  • Ácido Trifuncional; 
  • Resistente à Evaporação, Oxidação e Redução.

Essas são as principais características do ácido fosfórico. No entanto, ele não é resumido somente a isso. Por ser um composto versátil, esse composto possui uma diversidade de atributos. 

Quais as principais indústrias em que o ácido fosfórico é utilizado?

Aplicações do ácido fosfórico

Não é à toa que o ácido fosfórico é conhecido por sua versatilidade, uma vez que ele está presente em diversas aplicações na indústria. 

Desde a indústria alimentícia até a têxtil, esse composto possui um papel muito importante na produção de diversos produtos. 

Para conhecê-lo mais de perto, separamos as principais aplicações desse composto. Veja a seguir! 

Indústria alimentícia

Na indústria alimentícia, o ácido fosfórico tem auxilia a regular a acidez, estabilizar a cor, como emulsificante, antioxidante e aromatizante. 

Por sua versatilidade, ele é muito utilizado na fabricação de bebidas, temperos, produtos de panificação, carnes e outros. 

Indústria de fertilizantes

Como dito anteriormente, esse composto é altamente utilizado como fertilizante, sendo usado para o transporte e armazenamento de energia na planta. 

Isso auxilia no crescimento, desenvolvimento e produção de culturas agrícolas, sendo essencial em processos vitais como a fotossíntese. 

Metalúrgicas

Além da indústria de fertilizantes, esse composto é também utilizado na metalurgia para limpeza de metais. 

Essa substância é muito usada para limpeza de metais, no tratamento de água como amaciante de água, na construção civil e fabricação de detergentes. 

Odontologia

Em odontologia, o ácido fosfórico é usado para acondicionar a superfície do esmalte dentário antes da aplicação de resinas compostas em procedimentos de restauração dental. 

Esse condicionamento promove uma adesão melhorada entre o esmalte e o material restaurador.

Indústria Farmacêutica

Na indústria farmacêutica, o ácido fosfórico é empregado na síntese de produtos químicos utilizados na indústria farmacêutica. 

Ele é aplicado na produção de antibióticos, insulina e fortificantes, além de ser usado como estabilizante de óleos vegetais. 

Tratamento de efluentes

Na área de tratamento de efluentes industriais, o ácido fosfórico é utilizado para ajustar o pH das águas residuais. 

Dessa maneira, ele contribui para a remoção de íons metálicos e redução da toxicidade do descarte ou reutilização. 

Usinas de álcool e açúcar (sucroenergéticas)

Nas usinas de álcool e açúcar, o ácido fosfórico é usado para tratar a cal virgem, que é empregada na clarificação do caldo de cana. 

Ele ajuda a remover impurezas e a melhorar a eficiência dos processos de extração e produção.

Indústria Têxtil

Por fim, o ácido fosfórico é aplicado na indústria têxtil em processos de acabamento e modificação de fibras têxteis, proporcionando características como resistência ao fogo, propriedades antirrugas e melhor absorção de corantes.

Quais as medidas de segurança do ácido fosfórico?

Medidas-de-segurança-acido-fosforico

Antes de utilizar o ácido fosfórico é fundamental conhecer as medidas de segurança das suas aplicações. Vamos conhecê-las? 

Como manusear corretamente o ácido fosfórico?

Sempre utilize Equipamento de Proteção Individual (EPIs) adequado, como luvas resistentes a produtos químicos, óculos de proteção, avental e roupas de proteção. 

Esses itens ajudarão a proteger a pele, os olhos, as vias respiratórias e a roupa contra possíveis exposições. 

Além disso, é essencial trabalhar com o composto em um ambiente bem ventilado para garantir a circulação de ar e reduzir a concentração de vapores tóxicos. 

Após a aplicação do ácido fosfórico, não se esqueça de lavar bem as mãos com água e sabão. Se o ácido entrar em contato com a pele, lave imediatamente. 

Como armazenar corretamente o ácido fosfórico?

Por fim, armazene o ácido fosfórico em recipientes apropriados e bem identificados, em áreas designadas para produtos químicos. 

Mantenha-o afastado de substâncias incompatíveis, como agentes redutores ou bases fortes, para evitar reações químicas perigosas. 

Encontre Ácido Fosfórico na Pochteca!

Quando se trata de adquirir o ácido fosfórico com excelência e confiança, a Pochteca é a escolha certa para atender às suas necessidades. 

Com uma reputação sólida e anos de experiência no fornecimento de produtos químicos de alta qualidade, oferecemos uma solução completa e vantajosa para sua produção. 

Optando por adquirir esse composto conosco, você estará investindo em um produto de qualidade superior, produzido e fornecido com padrões rigorosos de segurança. 

Além disso, na Pochteca Coremal, entendemos que cada cliente é único. Nossa equipe é altamente capacitada para auxiliá-lo no processo de escolha. 

Então, para garantir uma produção de qualidade e segurança, conte com a Pochteca Coremal. Faça o orçamento do seu ácido fosfórico conosco! 

Conclusão 

Ao longo do texto, podemos ver que o ácido fosfórico é um composto químico de relevância incontestável e utilizado em uma variedade de indústrias. 

Sua natureza ácida, capacidade de formação de complexos e propriedades reguladoras de pH, conferem-lhe uma posição essencial em cenários industriais. 

No entanto, a versatilidade deste composto deve ser manuseada com cautela, respeitando sempre as medidas de segurança apropriadas. 

Então, ao utilizar o ácido fosfórico, conte com uma distribuidora de confiança, como a Pochteca, e sempre siga os procedimentos de segurança adequados. 

Gostou deste conteúdo? Então, acesse o blog da Pochteca para mais artigos como este! 

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Químicos
Sílica para aplicação em borracha

O dióxido de silício (fórmula química SiO2), também conhecido como sílica, é um óxido amplamente utilizado pela indústria. Está presente em abundância no planeta Terra,

Leia mais »
Químicos
Álcool Polivinílico

O álcool polivinílico (PVOH) ou também conhecido como álcool polivinílico ou PVA por sua sigla, é um polímero sintético solúvel em água, excelente emulsionante formador

Leia mais »

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países