Se você está buscando informações sobre o Tergitol e para que serve, saiba que é um composto químico de alta versatilidade na indústria química.
O Tergitol é largamente utilizado como antiespumante em tintas acrílicas à base de água, e até em produtos de limpeza, devido a sua alta detergência.
Apesar de sua ampla utilização e importância, é um produto químico pouco conhecido popularmente devido a sua utilização ser estritamente industrial.
Isso faz com que seja bastante difícil encontrar informações sobre Tergitol e para que serve, tanto na internet quanto na literatura.
Pensando nisso, a Pochteca Coremal preparou um artigo completo com todas as informações que você precisa sobre Tergitol, para que serve e qual sua aplicação na indústria.
Afinal, o que é o Tergitol?
O Tergitol é o nome comercial para os nonoxinóis, também conhecidos como nonaetilenoglicol ou polietilenoglicol-nonil-fenil-éter.
São misturas de tensoativos não iônicos que atuam como detergentes, emulsificantes, agentes umectantes ou também agentes antiespumantes.
O composto nonoxinol-9 mais comumente discutido é um espermicida, formulado principalmente como componente de espumas e cremes vaginais.
Para que serve o Tergitol
Tergitol é utilizado como um tensoativo não iônico para uso em tintas e revestimentos, processamento de papel e têxtil. Assim como, em produtos de limpeza e detergentes, agroquímicos e fluidos metalúrgicos.
Possui uma excelente detergência, ótima molhabilidade, características de solubilidade versáteis e propriedades de manuseio que são ideais.
Produtos de limpeza e detergentes
Devido a sua excelente detergência, o tergitol está presente em produtos de limpeza, assim como em produtos de lavanderia como sabão em pó, amaciantes e detergentes.
Isso significa que os nonoxinóis conseguem interagir tanto com substâncias polares (nesse caso a água) quanto com substâncias apolares (sujeira).
O tergitol é tensoativo não iônico com propriedades desengraxantes e também um ótimo emulsificante.
Uso do Tergitol em tintas e revestimentos
Para o uso de tintas e revestimentos, o Tergitol serve para evitar a formação de espuma, tal como para melhorar a aderência após a secagem.
O Tergitol confere excelentes propriedades nas características filmogênicas e na estabilidade de tintas e revestimentos.
Isso se traduz em um brilho mais uniforme e acentuado em tintas acrílicas brilhantes e semi brilhantes.
Toxicidade do Tergitol
Além de conhecer o Tergitol e para que serve, é fundamental entender características referentes à toxicidade da substância.
Dessa forma, saiba que a preocupação com o impacto ambiental dos nonoxinóis aumentou desde a década de 90.
Isso porque, esses surfactantes apresentam uma função estrogênica no corpo humano de leve para média.
Consequentemente, esta classe de detergentes foi restrita para aplicações comerciais na Europa.
Logo, esses compostos não são mais usados pelos fabricantes de produtos de lavanderia nos Estados Unidos.
Em 14 de janeiro de 2016, a Comissão Europeia alterou a restrição existente aos etoxilatos de nonilfenol sob a legislação de Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos.
Isso limitou os resíduos de NPE em artigos têxteis a 0,01% em peso, a partir de 3 de fevereiro de 2021.
Anteriormente, o uso de NPE era proibido na União Européia. Entretanto, não havia limite para o nível de resíduo de NPE em artigos importados.
Em 13 de agosto de 2008, o jornal sueco Göteborg Posten relatou ter encontrado altos níveis de NPE em roupas íntimas de Björn Borg.
Uma investigação de 2011, encontrou níveis residuais de NPE em amostras de roupas de 14 marcas vendidas nos EUA. O que incluía Adidas, Uniqlo, Calvin Klein, H&M, Abercrombie & Fitch, Lacoste, Converse e Ralph Lauren.
Cuidados na utilização do Tergitol
Em contato com os olhos o Tergitol pode causar graves danos aos tecidos da córnea.
Os surfactantes não iônicos podem causar dormência da córnea. O que mascara o desconforto normalmente causado por outros agentes químicos, ocultando a severidade do dano.
A irritação varia de acordo com a duração do contato, concentração e natureza do produto.
Em contato direto com a pele acredita-se que o Tergitol não tenha efeitos nocivos à saúde. Entretanto, o material ainda pode causar intoxicação e danos após a entrada em feridas, lesões ou escoriações.
O Tergitol pode agravar qualquer condição de dermatite pré-existente. Sendo assim, cortes abertos, pele esfolada ou irritada não devem ser expostos ao Tergitol.
A entrada na corrente sanguínea, através, por exemplo, de cortes, escoriações ou machucados, pode produzir lesões sistêmicas com efeitos deletérios.
Acredita-se que o material não produza efeitos adversos à saúde ou irritação do trato respiratório em caso de inalação.
No entanto, ainda não há conhecimento sobre os possíveis efeitos tóxicos da exposição prolongada. Devido a isso, deve-se evitar a inalação do Tergitol em ambiente industrial.
A inalação de vapores de Tergitol pode causar sonolência e vertigens. O que também pode acompanhar narcose, diminuição do estado de alerta, perda de reflexos, falta de coordenação e vertigem.
Normalmente não há perigo alto devido à natureza não volátil do Tergitol.
Adquira seu Tergitol com a Pochteca Coremal
Agora você já está por dentro de todas as utilidades do Tergitol, para que serve e da sua alta versatilidade.
A indústria utiliza o Tergitol em muitos processos, garantindo qualidade e produtividade.
A Pochteca Coremal é especializada na distribuição de produtos químicos para os setores mais exigentes da indústria. Oferecendo agilidade no fornecimento de insumos e a qualidade que você precisa para produzir com ainda mais excelência.
No blog da Pochteca você encontra inúmeros artigos que podem ser relevantes para os seus produtos e para a sua empresa. Confira!