Pesquisar
Close this search box.

Soda cáustica: Saiba o que é e para que serve!

béquer com sodium hydroxide (soda caustica)

Com certeza, você já ouviu falar do hidróxido de sódio, mais conhecido como Soda Cáustica.

Muito utilizada no uso doméstico para o desentupimento de ralos e pias. 

No entanto, para algumas pessoas, a Soda Cáustica também pode ser utilizada para a produção de sabão. 

Além do sabão, ela também pode ser utilizada para funções mais amplas e complexas, como na indústria de diversos produtos de limpeza, combustíveis, tecidos e outros. 

Por ter diversos tipos de uso, a Pochteca Coremal, neste artigo, explicará detalhadamente o que é e para que serve a soda cáustica.

Continue lendo para saber mais sobre suas utilidades! 

O que é Soda Cáustica?

Antes de utilizar a soda cáustica para algum uso, é muito importante entender para que ela serve. Assim, você evita riscos, já que é um elemento de alto risco. 

Soda é um das nomenclaturas mais comuns para o hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como Soda Cáustica. 

O elemento é chamado desta forma por conta da sua identidade química, o hidrato de sódio e também por ser cáustico e corrosivo. 

Em sua forma pura, a soda cáustica é sólida, cerosa e branca. Ela é facilmente absorvida pela água e forma soluções aquosas. 

Apesar de ser uma substância de possíveis riscos, a soda cáustica ou hidróxido de sódio é comercializada como hidróxido de sódio monohidratado (NaOH·H20).

Por que o Hidróxido de Sódio leva o nome de Soda Cáustica?

A Soda Cáustica recebeu esse nome por conta de sua identificação química, o hidrato de sódio. Já a parte ‘Cáustica’ é devido ela ser corrosiva. 

Apesar de serem criados em laboratórios, as substâncias químicas que passam a ser utilizadas domiciliarmente ou na indústria recebem nomes popularizados, como o caso da soda. 

Como dito anteriormente, o hidróxido de sódio recebeu o nome de soda cáustica por ser corrosivo, causando danos severos na pele animal. Por isso, ‘cáustico’ é o nome que leva todo elemento que tem o aspecto corrosivo. 

Qual a composição da Soda Cáustica?

O hidróxido de sódio possui a fórmula molecular NaOH, pertencente à classe das bases, classificada como forte. 

A soda cáustica possui uma densidade específica de 2.3 g/ cm³, ponto de fusão de 318 ºC (anidro), solúvel em água e solvente polar e gera uma solução corrosiva. 

Ela não pode ser encontrada na natureza, sendo sintetizada industrialmente pela eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCI). 

No processo de formação da substância são utilizados os eletrodos inertes, produzindo o gás cloro (CI2) no eletrodo positivo e gás hidrogênio (H2) no eletrodo negativo. 

O hidróxido de sódio é considerado uma substância química extremamente perigosa por ser tóxica e reagir exotermicamente (produzindo calor) com água, ácido e solventes polares. 

Com isso, a substância química pode liberar um vapor sufocante e corrosivo e formar soluções fortemente alcalinas. 

Quais os tipos de Soda Cáustica?

uso dos tipos de soda caustica

Atualmente, existem dois tipos de soda cáustica para comercialização: a líquida e a em escamas. 

É importante saber para que cada uma serve para escolher a correta na hora da utilização. Confira abaixo a função de cada uma delas.

Soda Cáustica Líquida

A soda cáustica líquida pode ser utilizada para processo industriais de limpeza de componentes, além de servir para fabricação de produtos de higiene, como detergentes e desinfetantes. 

No entanto, ela também é muito usada para os desentupimentos residenciais, como vasos e pias. Por ser o primeiro estado da substância química, ela é considerada um pouco menos agressiva comparada a de escamas. 

Entretanto, ela ainda é capaz de corroer o estado de alguns materiais quando entra em contato, além de ser extremamente prejudicial para o corpo humano. Por isso, para utilizá-la é necessário equipamento de proteção. 

Se você estiver em busca de um hidróxido de sódio de qualidade, aqui na Pochteca você encontrará o ideal para você. Além da soda cáustica em solução 50%, em nosso catálogo, você encontra diversas outras substâncias químicas. 

Soda Cáustica Sólida (Soda em escamas)

A soda cáustica sólida é obtida através do processo de evaporação da soda cáustica líquida, sendo altamente solúvel e reativa em água. 

Essa substância química sólida, na forma de escamas, tem maior concentração e, consequentemente, maior poder de limpeza. 

Por ser mais forte do que a líquida, a soda cáustica sólida é a maneira mais indicada para realizar sabões caseiros. 

Para que serve a Soda Cáustica? 

A soda cáustica é uma substância criada através de uma reação entre água e cloreto de sódio, mais conhecida como eltrólise. 

Por conta de ter uma alta capacidade corrosiva, ela é muito utilizada para limpezas profundas e desentupimento de canos.

Essa substância química é conhecida como um grande suporte na limpeza residencial e industrial. Por muito tempo, foi usada como desentupidora de canos. No entanto, agora, ela possui utilidades como: 

  • Corrosão de resíduos de tinta e verniz; 
  • Remoção de ácidos graxos; 
  • Limpeza profunda em geral; 
  • Desentupimento de tubulações; 
  • Desobstrução de canos. 

Dependendo do tipo de soda cáustica, você também pode utilizá-la para fazer sabões caseiros. No entanto, é importante ressaltar que essa substância é extremamente corrosiva e tóxica. Então, utilize os equipamentos de segurança antes do manuseio. 

Quais as aplicações da Soda Cáustica?

A soda cáustica ou hidróxido de sódio tem muitos usos distintos, como desentupir ralos e fazer sabão. Os principais usos da soda cáustica incluem seu uso como:

  • limpador de canos de drenagem;
  • desobstruir ralos; 
  • remover graxa acumulada em fornos;
  • usado para fazer sabão e também detergentes.

É um produto bastante versátil para ter em casa, pois tem muitos usos domésticos. Hidróxido de sódio e cloro são fabricados juntos para produzir alvejante de cloro.

A razão pela qual os limpadores de ralo contêm hidróxido de sódio é que ele converte gases e graxa que entopem os canos em sabão, que então se dissolve na água. Tornando-o um limpador de ralos muito eficaz.

A soda cáustica na indústria de fabricação de sabonetes é comumente usada para produzir sabonetes sólidos. Muitas pessoas conseguem fazer seus próprios sabonetes usando soda cáustica.

Outra curiosidade para você que pesquisou para que serve soda cáustica é o seu uso na indústria sucroalcooleira na produção de açúcar cristal. 

Quais cuidados ter com o manuseio da soda cáustica?

soda caustica em pastilhas

A soda cáustica é uma substância bastante perigosa. Em caso de contato com a pele, a soda cáustica pode causar queimaduras. Segue a lista dos demais riscos que a substância pode promover:

  • Comer ou beber soda cáustica pode causar queimaduras graves e vômitos imediatos, náuseas, diarréia ou dor no peito e no estômago, bem como dificuldades de deglutição;
  • Danos na boca, garganta e estômago são imediatos; 
  • Respirá-lo pode causar irritação grave do trato respiratório superior com tosse severa, queimaduras e também dificuldade para respirar;
  • O contato com concentrações muito altas de soda cáustica pode causar queimaduras severas nos olhos, pele, sistema digestivo e nos pulmões, resultando em danos permanentes ou morte;
  • O contato prolongado e repetido com a pele pode causar dermatite;
  •  A inalação repetida de vapor de soda cáustica pode levar a danos pulmonares agudos e permanentes.

A gravidade dos efeitos nocivos da soda cáustica depende de alguns fatores, incluindo a concentração de hidróxido de sódio, o tempo de exposição e o quanto você a tocou, bebeu ou inalou.

Devido a isso, o manuseio da soda deve ser restrito no setor industrial apenas a colaboradores capacitados e com experiência no manuseio de produtos químicos corrosivos, assim como o uso de EPIs como luvas de borracha, óculos com vedação apropriada e roupa de proteção.

O uso de máscara para gases tóxicos se torna necessária ao manusear uma grande quantidade de soda cáustica, para que não sejam inalados os seus vapores.

No entanto, como é uma substância química que é comercializada normalmente, antes de utilizá-la para limpezas profundas ou até mesmo no sabão, não se esqueça de se equipar com luvas, óculos de proteção e máscaras. 

Lembre-se, a soda cáustica é maléfica tanto no contato físico quanto no indireto, como na respiração. Se você utilizá-la com os equipamentos corretos, não terá riscos de se machucar com a substância. 

Como armazenar corretamente a soda cáustica?

Por ser um produto químico extremamente solúvel em água, a soda cáustica absorve a umidade do ar com muita facilidade. 

Assim, ela se torna uma solução incolor quando é exposta ao ambiente por um tempo prolongado. 

Isso faz com que a soda cáustica perca grande parte da sua capacidade de higienização, prejudicando, assim, o resultado das formulações de sabão caseiro ou limpeza profunda. 

Por isso, após a compra da soda cáustica, você deve mantê-la sempre em sua embalagem original, tomando todo cuidado para manter o pote sempre tampado e devidamente vedado. 

A soda cáustica deve ser armazenada em um local fresco, ventilado e isolado do calor e da umidade. 

Para que sejam evitados acidentes com crianças e animais domésticos, o ideal é guardar o produto em armários trancados. 

Como adquirir Soda Cáustica?

soda caustica saiba como adquirir

Apesar de ser uma substância química extremamente nociva à saúde do ser humano, a soda cáustica pode ser encontrada em estabelecimentos de produtos químicos. 

Qualquer pessoa pode comprar o hidróxido de sódio, mas com a conscientização que é uma substância química que pode causar sérios riscos. 

Por isso, quando for comprar a soda cáustica, aproveite e também adquira suas luvas, óculos de proteção e máscara. Assim, você poderá manuseá-la livremente, sem se preocupar com os danos. 

Outra dica importante para manuseá-la, é optar por uma vestimenta que tenha uma manga longa. Desta forma, você consegue também proteger os seus braços e possíveis acidentes. 

Se você quer uma soda cáustica de qualidade para realizar limpezas profundas, desentupimentos ou até a confecção de sabões caseiros, a substância da Pochteca é ideal para você! 

No entanto, se você precisar de mais substâncias químicas, em nosso catálogo você possui uma variedade para você escolher. Então, venha conhecer o nosso site e escolha as melhores soluções químicas com a Pochteca! 

Aprendeu para que serve a soda cáustica? Conheça a Pochteca

Agora que você sabe o que é e para que serve a soda cáustica, você precisa conhecer a Pochteca.

A Pochteca é especializada na distribuição de produtos químicos para os setores mais exigentes da indústria. 

Por isso, oferecemos agilidade no fornecimento de insumos e a qualidade que você precisa para uma produção de excelência.

Somos um grupo mexicano de âmbito internacional, presentes em 11 países, especializado na comercialização e distribuição responsável de insumos industriais. 

Por aqui, atendemos diversos setores, incluindo tratamento de água, tintas e revestimentos, mineração, indústria alimentícia, automotiva, e muito mais!

Temos tanta expertise no que fazemos que atuamos no mercado de químicos desde 1952, quando iniciamos como distribuidora de produtos químicos em Recife, Pernambuco.

Nossa empresa possui quatro pilares: excelência em talento, eficiência operativa e de cadeia de fornecimento, excelência comercial e solidez financeira. 

Com esses pilares conseguimos seguir com a nossa missão que é de ser o distribuidor de matérias-primas e soluções integradas preferido por clientes e fornecedores. 

Venha conhecer os nossos produtos! Aqui você encontra um atendimento rápido e personalizado. Converse agora mesmo com um de nossos consultores!

E não se esqueça de acessar o Blog da Pochteca para conferir muitos outros artigos que podem ser relevantes para auxiliar na produtividade da sua empresa!

Conclusão

Agora que você já sabe o que é soda cáustica, é possível utilizá-la da melhor maneira possível, sem precisar se preocupar especificamente com os possíveis danos. 

No entanto, mesmo que esteja mais seguro para utilizar a substância química, não deixe de tomar as devidas proteções, como luvas, máscaras e óculos de proteção. 

Desta forma, você poderá utilizar a soda cáustica para diversas finalidades, como limpeza profunda, obstrução de canos, confecção de sabão caseiro e outros. 

Portanto, se você quer manusear uma soda cáustica de qualidade, opte pelos produtos da Pochteca. Com 70 anos de experiência no mercado de químicos, queremos oferecer produtos de alta qualidade e durabilidade para você! 

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Químicos
Hidrossulfito de Sódio

O hidrossulfito de sódio é um sal inorgânico obtido a partir do dióxido de enxofre, também conhecido como sufoxilato, hidrossulfito de sódio e ditionito de

Leia mais »

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países