Soda Cáustica: o que é e para que serve

para que serve soda cáustica (capa)

A soda cáustica, quimicamente conhecida como hidróxido de sódio, é muito requisitada no uso doméstico para o desentupimento de ralos e pias como também na produção de sabão.

Entretanto, ela possui usos mais amplos e complexos, como na indústria para a fabricação de diversos produtos de limpeza, combustíveis, tecidos, dentre outros.

Se você quer saber mais para que serve soda cáustica e suas propriedades, acompanhe este artigo exclusivo que a Pochteca preparou sobre o assunto. Boa leitura!

O que é Soda Cáustica

É importante entender para que serve a soda cáustica antes de fazer o seu uso.

A soda é um dos nomes comuns para o hidróxido de sódio (NaOH), que também é conhecido como soda cáustica. Seu nome comum deriva de sua identidade química como hidrato de sódio e por ser cáustico e corrosivo.

Na forma pura, a soda cáustica é um sólido ceroso e branco. Absorve facilmente a água e forma soluções aquosas.

A soda cáustica ou hidróxido de sódio comercialmente disponível é geralmente o hidróxido de sódio monohidratado, NaOH·H2O.

A composição da Soda Cáustica

O NaOH não é encontrado na natureza, ele é sintetizado industrialmente pela eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl).

Nesse processo, são utilizados os eletrodos inertes, sendo produzidos o gás cloro (Cl2) no eletrodo positivo e gás hidrogênio (H2) no eletrodo negativo.

Tipos de Soda Cáustica

Existem dois tipos de soda cáustica disponíveis no mercado, a soda cáustica líquida e a soda em escamas, da qual é obtida através do processo de evaporação da soda cáustica líquida, tornando-se um produto com alta solubilidade e reatividade em água.

A soda cáustica sólida, na forma de escamas, tem uma maior concentração e, consequentemente, maior poder de limpeza. É nessa apresentação que ela é utilizada nas fórmulas de sabão caseiro.

para que serve soda cáustica

Já a soda cáustica na forma líquida é usada em processos industriais de limpeza de componentes assim como o de fabricação de produtos de higiene, tais como detergentes e desinfetantes, além de produtos para desentupimentos residenciais.

Quais são suas aplicações

A soda cáustica ou hidróxido de sódio tem muitos usos distintos, como desentupir ralos e fazer sabão.

Os principais usos da soda cáustica incluem seu uso como limpador de canos de drenagem, desobstruir ralos, remover graxa acumulada em fornos, usado para fazer sabão e também detergentes.

É um produto bastante versátil para ter em casa, pois tem muitos usos domésticos. Hidróxido de sódio e cloro são fabricados juntos para produzir alvejante de cloro.

A razão pela qual os limpadores de ralo contêm hidróxido de sódio é que ele converte gases e graxa que entopem os canos em sabão, que então se dissolve na água. Tornando-o um limpador de ralos muito eficaz.

A soda cáustica na indústria de fabricação de sabonetes é comumente usada para produzir sabonetes sólidos. Muitas pessoas conseguem fazer seus próprios sabonetes usando soda cáustica.

Outra curiosidade para você que pesquisou para que serve soda cáustica é o seu uso na indústria sucroalcooleira na produção de açúcar cristal. 

Cuidados com o manuseio

A soda cáustica é uma substância bastante perigosa. Em caso de contato com a pele, a soda cáustica pode causar queimaduras.

Comer ou beber soda cáustica pode causar queimaduras graves e vômitos imediatos, náuseas, diarréia ou dor no peito e no estômago, bem como dificuldades de deglutição.

Danos na boca, garganta e estômago são imediatos. Respirá-lo pode causar irritação grave do trato respiratório superior com tosse severa, queimaduras e também dificuldade para respirar.

A gravidade dos efeitos nocivos da soda cáustica depende de alguns fatores, incluindo a concentração de hidróxido de sódio, o tempo de exposição e o quanto você a tocou, bebeu ou inalou.

O contato com concentrações muito altas de soda cáustica pode causar queimaduras severas nos olhos, pele, sistema digestivo e nos pulmões, resultando em danos permanentes ou morte.

O contato prolongado e repetido com a pele pode causar dermatite. A inalação repetida de vapor de soda cáustica pode levar a danos pulmonares agudos e permanentes.

Devido a isso, o manuseio da soda deve ser restrito no setor industrial apenas a colaboradores capacitados e com experiência no manuseio de produtos químicos corrosivos, assim como o uso de EPIs como luvas de borracha, óculos com vedação apropriada e roupa de proteção.

O uso de máscara para gases tóxicos se torna necessária ao manusear uma grande quantidade de soda cáustica, para que não sejam inalados os seus vapores.

Como armazenar

Por ser um produto químico extremamente solúvel em água, a soda cáustica absorve a umidade do ar com muito facilmente, tornando-se assim, uma solução incolor quando é exposta ao ambiente por um tempo prolongado.

Isso faz com que a soda cáustica perca grande parte da sua capacidade de higienização, prejudicando assim, o resultado das formulações de sabão caseiro ou o uso para limpar locais sujos com material orgânico.

Por isso, após comprar a soda cáustica, você deve mantê-la sempre em sua embalagem original, tomando todo cuidado para manter o pote sempre tampado e devidamente vedado.

A soda cáustica deve ser armazenada em um local fresco, ventilado e isolado do calor e da umidade. Para que sejam evitados acidentes com crianças e animais domésticos, o ideal é guardar o produto em armários trancados.

para que serve soda cáustica (2)

Aprendeu para que serve a soda cáustica? Conheça a Pochteca

Agora que você sabe o que é e para que serve a soda cáustica, você precisa conhecer a Pochteca.

A Pochteca é especializada na distribuição de produtos químicos para os setores mais exigentes da indústria. Isso porque oferece agilidade no fornecimento de insumos e a qualidade que você precisa para uma produção de excelência.

Venha conhecer os nossos produtos! Aqui você encontra um atendimento rápido e personalizado. converse agora mesmo com um de nossos consultores!

E não se esqueça de acessar o Blog da Pochteca para conferir muitos outros artigos que podem ser relevantes para auxiliar na produtividade da sua empresa!

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assuntos relacionados