TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O EDTA

O EDTA, do inglês Ethylenediamine tetraacetic acid, é um agente quelante, também conhecido como sequestrante, muito utilizado em formulações de produtos de limpeza e cosméticos para conferir estabilidade, porém com aplicações nos mais diversos segmentos de mercado.

O EDTA atua “sequestrando” os íons metálicos, como ferro, cálcio, magnésio e metais pesados, evitando assim que estes causem alguma interação indesejada com os demais componentes da fórmula.

Em sua forma original, apresenta-se como um sólido branco em forma de um pó fino, porém também é muito utilizado em forma de solução aquosa. 

Possui duas principais especificações, Dissódico (EDTA 2Na) e Tetrassódico (EDTA 4Na), sendo o primeiro mais indicado para formulações com pH mais ácido e o segundo em pH mais alcalino, permanecendo estável em temperaturas elevadas.

As aplicações do EDTA

O EDTA é utilizado para a fabricação de produtos de diversas áreas como:

  • Produtos de Limpeza;
  • Cosméticos;
  • Produtos para análise de dureza da água;
  • Processos químicos diversos;
  • Óleo&Gás;
  • Na agricultura como estabilizante de micronutrientes; 
  • A afinidade com o cálcio faz com que seja também utilizado como anticoagulante.

Não é corrosivo e não causa irritações na pele, sendo seguro para uso humano quando dentro das concentrações de 0,05 e 0,1% para soluções mais ácidas e 0,1 e 0,5% para soluções mais alcalinas.

Ainda que não seja tóxico, é importante evitar o contato do agente com os olhos e, portanto, evitar que o composto esteja presente em fórmulas de produtos aerossóis. Vale lembrar que o EDTA deve ser armazenado em recipientes hermeticamente fechados, em locais secos e bem ventilados.

Archivo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on skype
Skype