Se você é um leitor assíduo de rótulos de produtos, muito provavelmente, você já deve ter se deparado com o EDTA.
No entanto, esse composto pode assumir nomenclaturas diferentes, dependendo das fabricantes.
O EDTA é utilizado praticamente por todas as fabricantes de cosméticos e alimentos, mas também em produtos de limpeza.
Provavelmente, você ficou assustado de saber que um composto presente na fabricação de materiais de limpeza pode estar sendo utilizado em alimentos.
Para você entender melhor as aplicações do EDTA, a Pochteca Coremal, neste artigo, explicará o que é e para que esse composto serve. Continue lendo para saber mais!
O que é EDTA?
Agora você deve estar se perguntando “O que é uma solução EDTA?”. Espera aí, que a Pochteca explicará detalhadamente para você!
O EDTA, do inglês Ethylenediamine tetraacetic acid, é um agente quelante, também conhecido como sequestrante, muito utilizado em formulações de produtos de limpeza e cosméticos para conferir estabilidade, porém com aplicações nos mais diversos segmentos de mercado.
Ele atua “sequestrando” os íons metálicos, como ferro, cálcio, magnésio e metais pesados, evitando assim que estes causem alguma interação indesejada com os demais componentes da fórmula.
Em sua forma original, apresenta-se como um sólido branco em forma de um pó fino, porém também é muito utilizado em forma de solução aquosa.
Possui duas principais especificações, Dissódico (EDTA 2Na) e Tetrassódico (EDTA 4Na), sendo o primeiro mais indicado para formulações com pH mais ácido e o segundo em pH mais alcalino, permanecendo estável em temperaturas elevadas.
O EDTA é um composto tóxico?
O EDTA não é considerado um composto tóxico. Isso porque sua molécula não consegue permear a pele humana.
Além disso, a concentração de uso do composto em cosméticos é muito baixa, pode variar de 0,01% até 0,1% — tornando-o um ingrediente seguro para utilização.
De acordo com um estudo do International Journal of Toxicology, o EDTA é um composto que consegue aumentar a penetração da pele e de outras substâncias que estejam na pele.
Ou seja, a toxicidade relacionada ao composto é inexistente, já que o próprio não consegue realizar a penetração na pele humana.
Então, se o composto aumenta a penetração de outras substâncias na pele humana, e esses elementos são maléficos, são eles que são tóxicos, não o EDTA.
Por isso, se o EDTA estiver em alguma fórmula de cosmético ou outros produtos, ele não apresenta nenhum tipo de risco à pele ou saúde do corpo em geral.
Quais os tipos mais comuns de EDTA?
Existem dois tipos de EDTA, o dissódico e o tetrassódico. Ambos são muito utilizados nas indústrias. Eles são sais de sódio de EDTA.
Enquanto o EDTA dissódico possui dois catiões de sódio, o tetrassódico tem quatro catiões de sódio por molécula.
A principal diferença entre esses compostos é que o dissódico possui um pH inferior a 7 enquanto o tetrassódico tem um pH superior a 7. Conheça um pouco mais sobre cada um:
EDTA dissódico
O EDTA dissódico é uma forma do composto que possui dois cátions de sódio. Geralmente, o EDTA possui quatro átomos de oxigênio carregados negativamente em sua estrutura.
No EDTA dissódico, dois desses átomos de oxigênio são combinados com dois cátions de sódio. Esse tio é um subproduto da síntese de EDTA.
Essa síntese inclui etilenodiamina, formaldeído e cianeto de sódio. Assim, os íons de sódio compostos no EDTA dissódico são derivados do cianeto de sódio.
EDTA tetrassódico
Diferentemente do dissódico, o EDTA tetrassódico é uma forma composta por quatro cátions de sódio.
Como esse tipo possui quatro átomos de oxigênio carregados negativamente, todos os átomos de oxigênio são ligados a cátions de sódio.
O EDTA tetrassódico é comercializado como pó seco, forma líquida e outros. Na forma de pó, ele possui um aspecto cristalino incolor.
Além disso, o EDTA tetrassódico é solúvel em água e também em etanol. Seu pH pode variar de 10 a 11.
Para que serve o disodium EDTA?
O disodium EDTA serve para aumentar a estabilidade dos produtos. Além de que ele também é utilizado em diversas fórmulas por ter contabilidade com a maioria dos produtos.
O EDTA ajuda principalmente a conservar diversos tipos de cosméticos, como cremes, loções, shampoos, maquiagens e outros.
Além disso, ele também agrega valor nas funções originais de antioxidantes naturais, como vitamina C e E. Ele também:
- Não deixa a fragrância do cosmético ser alterada;
- Evita a mudança de coloração dos produtos;
- Minimiza a degradação de insumos naturais, como óleos e extratos vegetais;
- Combate na mudança de função de limpeza e espumação de shampoos e sabonetes.
Ou seja, o EDTA é um composto que traz uma maior durabilidade aos produtos. Por isso, ele é muito utilizado nas indústrias na fabricação de produtos cosméticos.
Quais as aplicações do EDTA?
O EDTA é utilizado em diversos processos industriais para a produção de produtos, principalmente cosméticos e produtos de limpeza.
No entanto, havíamos dito que ele também é usado na indústria alimentícia. Nessa área, ele é um aditivo utilizado como antioxidante, conservante, sinergista ou sequestrante.
O EDTA é principalmente utilizado na indústria alimentícia na forma de seus sais, o dissódico e cálcio dissódico. No entanto, ele também possui outras aplicações, como:
- Produtos de Limpeza;
- Cosméticos;
- Produtos para análise de dureza da água;
- Processos químicos diversos;
- Óleo & Gás;
- Na agricultura como estabilizante de micronutrientes;
- A afinidade com o cálcio faz com que seja também utilizado como anticoagulante.
Muitos pensam que na indústria cosmética o EDTA pode ser tóxico, mas como dito anteriormente, ele não é.
Por ser um composto que não é corrosivo e não causa irritações na pele, o EDTA é considerado seguro para o uso humano — dentro das concentrações de 0,05% e 0,1% para soluções mais ácidas e 0,1% e 0,5% para soluções mais alcalinas.
O EDTA na indústria de cosméticos
Como o EDTA remove os metais pesados da fórmula dos cosméticos, consequentemente, ele previne diversas reações químicas entre as substâncias.
O composto consegue evitar a mudança de cheiro e de cor de um produto cosmético, além de preservar a ação de insumos naturais como óleos e extratos vegetais.
Por exemplo, em muitos lugares a água é considerada dura, rica em íons de cálcio e magnésio. Quando combinadas com as moléculas dos sabonetes e shampoo, podem acabar perdendo suas funções principais.
No entanto, com o EDTA na composição do produto, é possível estabilizar a ação, fazendo com que durem mais.
Onde adquirir o EDTA?
Agora que você já conhece a real função do EDTA, você deve estar se perguntando onde adquirir o composto.
Felizmente, você pode encontrar o EDTA em uma empresa que está na ativa no mercado de insumos há 70 anos, a Pochteca Coremal.
Para iniciar o uso do EDTA, você precisa contar com um fornecedor de qualidade. Somente assim, você poderá comercializar seus produtos da melhor maneira possível.
A Pochteca Coremal possui os melhores produtos para você utilizar em sua produção industrial. Venha conhecer nosso catálogo!
Quer adquirir o EDTA para seus produtos? Compre com a Pochteca!
Conclusão
O EDTA é composto que possui funcionalidade quelante orgânico, que sequestra íons metálicos, como magnésio, ferro, cálcio e outros de diversas soluções.
Por ter função removedora de metais, o EDTA consegue prevenir diversas reações químicas indesejadas na fabricação de vários produtos.
Apesar de ter fama de ser tóxico, o EDTA é um composto químico inofensivo para a pele humana e a saúde em geral, pois não é corrosivo.
Por isso que ele é utilizado por diversas áreas da indústria na fabricação de produtos. No entanto, apesar de ser inofensivo, é recomendado não mantê-lo próximo dos olhos.
Se você deseja um composto químico de qualidade para sua produção, conte com a Pochteca Coremal. Em nosso catálogo, você encontrará tudo o que precisa!