Pesquisar
Close this search box.

Percloroetileno: para que serve, usos, cuidados e aplicações!

Percloroetileno e seus usos práticos

O percloroetileno é um nome mais comercial, mas essa substância é conhecida também como tetracloroteno, composto químico utilizado, largamente, para a lavagem a seco. 

Ele é um composto químico que possui forma líquida límpido e isento de material em suspensão, possui odor característico, não é inflamável e outros. 

O percloroetileno é bastante utilizado para o desengraxe de peças metálicas de metais ferrosos, como alumínio, cobre, zinco, chumbo, entre outros. 

Embora seja um composto químico altamente utilizado em lavanderias a seco, é muito importante tomar cuidados específicos, já que a substância pode ser tóxica. 

Para você conhecer melhor o percloroetileno, a Pochteca Coremal, neste artigo, explicará detalhadamente para que serve, suas aplicações e os cuidados necessários para manuseá-lo. 

O que é percloroetileno?

Como já introduzido, o percloroetileno é um composto químico que possui uma forma de líquido límpido, facilmente destilável, não-inflamável, possui odor característico e isento de material em suspensão. 

A substância pode ser obtida através, principalmente, da reação exotérmica e altas temperaturas de hidrocarbonetos com o cloro. 

Com essa junção é formado o percloroetileno, subprodutos e resíduos. No entanto, nessa fase de produção, o composto ainda deve passar pela purificação, neutralização e estabilização. 

O percloroetileno pode ser encontrado com os seguintes nomes: tetracloroetileno, tetracloroteno, perc, perclene, doravante e outros. 

Para que serve o percloroetileno?

O percloroetileno possui inúmeras finalidades, porém, ele é altamente utilizado como solvente desengraxante de metais na indústria, especialmente automobilística e autopeças. 

No entanto, como dito anteriormente, ele também é largamente utilizado na lavagem a seco, onde seu uso teve um grande crescimento no Brasil. 

Segundo uma pesquisa realizada em 1966, por Jorge Macedo, foi noticiado que é consumido, aproximadamente, 12.000 toneladas de percloroetileno por ano no Brasil. 

Em 1985, a produção mundial deste composto químico atingiu, aproximadamente, 1 milhão de toneladas. Vale ressaltar que esse produto é altamente prejudicial ao meio-ambiente.

Se é tóxico ao meio-ambiente, certamente também é para os seres humanos. Por isso, é muito importante manuseá-lo seguindo as normas de segurança.  

Quais os principais usos e aplicações do percloroetileno?

usos e aplicações do percloroetileno

Como dito anteriormente, o percloroetileno é muito utilizado para o desengraxe de peças metálicas e também para a lavagem a seco. 

Sua alta utilização se explica pelo fato do produto proporcionar um perfeito desengraxe. Ele é usado em máquinas adequadas com técnicas específicas. 

As máquinas feitas para a utilização do percloroetileno passam por três fases: fase líquida, fase vapor e fase líquida vapor. 

Pelo fato de ser um ótimo solvente, esse composto tem o poder de dissolver rapidamente e por completo qualquer óleo ou graxa saponificável. 

Esse composto é um ótimo aliado para o desengraxe de peças de qualquer dimensão, porém, é perfeito para a limpeza de peças menores de relojoaria ou de precisão. 

No entanto, a substância também é perfeita para realizar a limpeza de motores, peças de indústria automobilísticas, tubos e outros. 

Como lavar roupa com percloroetileno?

Para utilizar o percloroetileno em roupas e móveis, o manipulador deverá utilizar equipamento de segurança e a máquina correta para a aplicação do produto. 

O composto é colocado em uma pistola de ar comprimido, sendo aplicado sobre as manchas, como de sangue, molhos e gordura. 

Dependendo de quanto tempo que a sujeira estiver incrustada na roupa ou móvel, o processo com percloroetileno deverá ser repetido. 

No entanto, é importante ressaltar que essa limpeza deve ser feita por um profissional experiente na manipulação do produto. 

O percloroetileno oferece riscos à saúde?

Esse composto químico oferece sérios riscos à saúde, por isso, deve ser manipulado por um profissional experiente. 

A contaminação pelo percloroetileno pode acontecer quando uma pessoa respira o vapor solto no ar ou ingere água, ou algum alimento contaminado pelo produto. 

Se não for manuseado da maneira correta, o percloroetileno pode oferecer diversos riscos à saúde, como sonolência, alterações visuais, cefaleia e pode atingir órgãos como fígado, rins e pulmões. 

Segundo um relatório de 2001, emitido pelo Jornal Americano de Medicina Industrial, os trabalhadores que manipulam o produto em lavagens a seco, tem excesso de mortalidade por diversos tipos de câncer. 

A intoxicação por percloroetileno sempre dependerá da via do corpo. Por exemplo, a ingestão pode causar náuseas e vômitos, além de depressão do sistema nervoso levando à morte. 

A exposição em doses massivas pode gerar arritmias e morte por potenciação das catecolaminas do miocárdio. Além disso, também pode induzir necrólise epidérmica tóxica. 

Quais os cuidados de manuseio do percloroetileno?

Vimos que o percloroetileno pode gerar diversos riscos à saúde, por isso, se você não souber manusear o composto, deixe isso para um profissional.

No entanto, se for necessário utilizar o composto químico, existem cuidados que são indispensáveis na hora da utilização. 

  • Na hora de manusear o produto, vá para uma área ventilada ou com sistema de ventilação geral; 
  • Leia as instruções específicas do produto antes de manuseá-lo. Assim, você terá mais segurança na hora de utilizá-lo. 
  • Evite respirar poeiras, vapores ou névoas do produto; 
  • Utilize equipamentos de proteção individual. 

Por ser um produto altamente tóxico, até mesmo no armazenamento é necessário seguir alguns cuidados. Por isso, guarde o composto em um local ventilado e protegido do calor. 

Nesse caso, não será necessário a adição de estabilizantes e antioxidantes para garantir a durabilidade do produto. 

Onde adquirir percloroetileno?

onde adquirir e cuidados de manuseio do percloroetileno

Para adquirir o percloroetileno, você deve contar com um fornecedor que ofereça um produto de qualidade e de confiança. 

Por ser um produto tóxico, é extremamente necessário você escolher um fornecedor experiente e de confiança, como a Pochteca Coremal. 

Estamos atuando há 70 anos no mercado de compostos químicos, especialmente insumos industriais e já temos experiência no manuseio do percloroetileno. 

Portanto, ofereceremos um produto de qualidade para você, com todas as indicações de proteção. 

Então, não perca tempo para adquirir o seu percloroetileno. Escolha um fornecedor de qualidade como a Pochteca Coremal. Entre em contato conosco e garanta o percloroetileno!

Conte com a Pochteca Coremal, sua distribuidora de produtos químicos!

Conclusão 

O percloroetileno é um composto químico muito delicado de ser manuseado, por isso, só deve ser utilizado por pessoas experientes. 

Em caso de inalação ou ingestão do produto, procure imediatamente ajuda profissional. Enquanto espera o auxílio, tire a roupa contaminada e leve a vítima para um local arejado. 

Para evitar situações como essa, sempre utilize o equipamento de segurança individual adequadamente. Dessa maneira, você evita possíveis acidentes. 

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países