Propilenoglicol: para que serve, usos e onde comprar

propilenoglicol

Conhecer o propilenoglicol e para que serve é essencial para diversas áreas da indústria. Isso porque a substância tem muitas utilidades, especialmente para o setor de alimentos e farmacêutico.

Exatamente por isso, é um produto que faz parte da rotina de muitas empresas. Ainda assim, diversos gestores não o conhecem bem. 

A Pochteca, como distribuidora de produtos químicos, entende muito do assunto, por isso trouxe o tema para o blog. A seguir, você confere tudo o que precisa saber sobre o propilenoglicol. Confira!

O que é propilenoglicol?

O propilenoglicol é um tipo de álcool capaz de dissolver água, clorofórmio e acetona, além de reter umidade. Ele é um composto orgânico e pertence à categoria de álcool-diol. 

Sua aparência é de um líquido viscoso, inodoro e incolor. Como já destacamos, suas múltiplas propriedades o colocam como um dos produtos químicos mais utilizados nas indústrias. 

Vale dizer que sua fórmula química é C3H802. Assim, para produzi-lo há a hidratação do óxido de propileno, com processos não catalíticos e com altas temperaturas. Porém, ele também é obtido por meio do glicerol. 

Para se ter ideia de sua aplicação, ele pode ser usado como aditivo alimentar, sendo encontrado em bebidas e alimentos processados. Além disso, está presente em diversos processos industriais. Falaremos mais sobre isso ao longo do texto. 

Propilenoglicol: para que serve?

Saber o que é o propilenoglicol e para que ele serve é muito importante para compreender seu uso em diversos setores. Afinal, essa substância conta com propriedades muito úteis para a indústria. 

propilenoglicol

Para começar, ele pode ser usado como umidificante, uma vez que consegue atrair e reter água. Sendo assim, quando o assunto é a produção de cosméticos, o propilenoglicol entra em cena como hidratante e umectante. 

Do mesmo modo, ele serve como um emulsionante e solvente. Nesse sentido, é muito muito utilizado para dissolver corantes alimentícios. 

Por fim, o produto ainda atua na dispersão e na solubilidade de vários ativos. Entre os exemplos, podemos citar proteínas, vitaminas, colágenos, aminoácidos e extratos vegetais. 

Onde o propilenoglicol é usado?

Após conhecer o propilenoglicol e para que serve, chegou o momento de conferir suas aplicações. Essa é uma substância que pode fazer parte de vários processos e também no resultado final de produtos. 

Alimentos

O propilenoglicol é um componente considerado seguro para o consumo humano, por isso está presente em temperos, aromatizantes e bebidas alcoólicas. Além disso, ele pode aparecer em laticínios e produtos de confeitaria. 

Isso acontece graças àsua capacidade de espessar substâncias, assim como de reter a umidade em diversos tipos de alimentos. Do mesmo modo, pode ser aplicado com o intuito de melhorar o sabor, fortalecer as massas e até como conservante. 

Outro ponto interessante é que o propilenoglicol age como solvente de aromatizantes e facilita o processo de mistura dos ingredientes. Dessa forma, evita o aparecimento de caroços em determinados produtos. 

Cosméticos

Ao falar sobre o propilenoglicol e para que serve, a área de cosméticos é uma das que mais se destaca. Antes de tudo, ele é um ótimo umectante. Assim como o óleo mineral, ele está presente em vários produtos voltados para a hidratação da pele.

Da mesma forma, atua como emoliente, e compõem produtos que ajudam a tratar e condicionar a pele.  Nesse sentido,  o propilenoglicol consegue criar uma espécie de camada na pele, o que impede de perder água. 

Vale lembrar que o propilenoglicol  também é um solvente e ajuda a misturar substâncias importantes para compor os produtos. Além disso, reduz a viscosidade da substância final, tornando-a melhor para uso. 

Por fim, mas não menos importante, o produto contribui para a conservação desses cosméticos.

Medicamentos

No caso de remédios, o propilenoglicol é de grande ajuda como solvente. Isso porque, ele consegue dissolver até substâncias sólidas, sem alterar sua composição.

Outro uso comum é como portador. Com isso, os ingredientes ativos passam pelo processo de formulação dentro dele para chegar até nosso corpo. E claro, ele também ajuda a estabilizar e diluir medicamentos. 

Diante disso, a substância está presente em remédios em formato de cápsulas, injetáveis e até cremes ou géis. 

Processos industriais

De modo geral, podemos dizer que a indústria se beneficia bastante do uso do propilenoglicol. Na indústria têxtil, por exemplo, ele está presente na produção do poliéster. 

Além disso, ele está presente na indústria do petróleo e na fabricação de papel. 

Anticongelante

O propilenoglicol costuma ser usado para acabar com o gelo em pistas de aeroporto quando há baixas temperaturas. Do mesmo modo, está presente em aviões, ajudando a quebrar o gelo durante voos. 

Essa utilidade está relacionada ao fato de que ele age contra o ponto de congelamento. Isso vale tanto para a água, quanto para outros líquidos que a possuem como base.  

Cigarros eletrônicos

propilenoglicol cigarro eletrônico

O propilenoglicol também está presente no líquido utilizado em cigarros eletrônicos, junto com a glicerina vegetal. 

Dessa forma, ele passa por um processo de transformação em gotículas para simular a tradicional fumaça. 

O propilenoglicol é seguro?

Ao falar sobre o propilenoglicol, para que serve e suas aplicações, é normal que surjam dúvidas sobre sua segurança. 

De modo geral, como no caso dos alimentos, ele é definido como uma substância segura

Contudo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo limitado. Segundo ela, o consumo diário ideal é de até 11,4 mg de propilenoglicol, por quilo da pessoa. 

No caso da pele, em determinadas situações, ele pode causar leves irritações, com potencial alergênico. Mas claro, isso depende de cada organismo. 

Onde comprar propilenoglicol com segurança?

Para comprar o propilenoglicol com total segurança, você pode procurá-lo em distribuidoras de produtos químicos. A Pochteca é a opção certa para quem quer receber insumos de qualidade, com boa logística.

Nesse ponto, é importante destacarmos a necessidade de verificar a procedência do produto. Como estamos falando de um produto químico, que poderá fazer parte de alimentos e cosméticos, é importante estar seguro da compra.

Pochteca: sua distribuidora de produtos químicos!

Após conhecer tudo sobre o propilenoglicol, para que serve e onde ele está presente, você já pode entrar em contato com a Pochteca. 

Somos especialistas na distribuição de produtos químicos, com vários parceiros nacionais e internacionais. Além de tudo isso, temos uma transportadora própria, o que assegura um rápido e eficiente atendimento. 

Por isso, adquira produtos químicos com quem tem experiência no mercado. Acesse agora a loja da Pochteca!

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assuntos relacionados

Químicos
Ácido Cítrico

O ácido cítrico é um ácido orgânico tricarboxílico encontrado em frutas cítricas como laranja e limão. Em 1784, tornou-se o primeiro ácido a ser isolado.

Leia mais »