Pesquisar
Close this search box.

HCL: O que é, função, propriedades e aplicações

O HCL, também conhecido como ácido muriático, ou ácido clorídrico, é capaz de absorver a água da atmosfera de maneira simples. 

O ácido muriático é uma substância química extremamente útil e versátil e, por isso, tem inúmeras aplicações, desde limpeza de piscinas até a produção de produtos químicos

Essa substância é altamente utilizada na indústria química como um reagente de inúmeras reações químicas. 

Ele é utilizado na produção de plásticos, fertilizantes, produtos farmacêuticos e outros produtos químicos, além de ser importante para produtos de limpeza, como desincrustantes, removedores de ferrugem, entre outros. 

Se não manipulado da maneira correta, o HCl pode ser altamente corrosivo e perigoso para o usuário que esteja o manuseando. 

Para você conhecer mais sobre esse composto químico, a Pochteca Coremal, neste artigo, explicará suas funções, aplicações e propriedades. 

O que significa a sigla HCL?

A sigla HCL significa nada mais do que ácido clorídrico, também conhecido como ácido muriático. 

Como dito anteriormente, esse composto é altamente corrosivo e versátil, sendo altamente utilizado na indústria química e em produtos de limpeza. 

O HCL é produzido a partir da dissolução de cloreto de hidrogênio em água, formando uma solução ácida incolor e altamente corrosiva. 

Esse composto químico é um ácido forte e consegue reagir a diversos metais, óxidos e hidróxidos. 

O que é HCL e para que serve?

Como dito anteriormente, o HCL é uma sigla para ácido clorídrico. Ele é altamente corrosivo e forte, e pode ser encontrado em diversas concentrações. 

Algumas concentrações são de 5% até mais superiores de 35%. Ele é produzido a partir da dissolução de cloreto de hidrogênio em água, gerando uma solução ácida incolor. 

O HCL é um ácido altamente utilizado na indústria química como um reagente em inúmeras reações químicas, como já introduzido anteriormente. 

Ele é aplicado na produção de plásticos, fertilizantes, produtos farmacêuticos e outros produtos químicos. Além disso, também pode ser usado em produtos de limpeza. 

Esse composto químico também é utilizado para a purificação de minérios e na remoção de impurezas em diferentes processos industriais. 

Na indústria de construção, ele pode ser utilizado para limpar e remover manchas das superfícies de concreto, como pisos e paredes. 

Qual é a função do ácido clorídrico?

Como o ácido clorídrico é um composto químico extremamente versátil, ele possui inúmeras finalidades. 

No entanto, o HCL é altamente utilizado na indústria química como um reagente de diversas reações químicas, incluindo produção de plásticos, corantes, fertilizantes, entre outros. 

Além disso, ele também é usado na purificação de minérios e na remoção de impurezas em diferentes processos industriais. 

Ele também pode ser usado na indústria de alimentos. Nesse caso, ele é utilizado para ajustar o pH de alimentos e bebidas, como refrigerantes e enlatados. 

Apesar de ser muito utilizado em serviços e processos químicos, o HCL também é produzido naturalmente no estômago humano. 

Neste cenário, sua principal função é auxiliar na digestão de alimentos e na eliminação de microorganismos prejudiciais nos alimentos. 

Ele ajuda na quebra das ligações químicas dos alimentos, permitindo que as enzimas digestivas quebram ainda mais as moléculas em pedaços menores para serem absorvidos pelo organismo. 

Além disso, ele também reduz o pH do estômago, gerando um ambiente ácido hostil para os microorganismos patogênicos presentes na comida, matando-os antes que causem doenças. 

Quais as propriedades e aplicações do ácido clorídrico?

Para você conhecer de uma vez por todas o ácido clorídrico, é necessário saber as propriedades e suas aplicações. 

Como dito anteriormente, o HCL, ácido clorídrico, é uma substância química incolor, extremamente corrosiva e ácida, com um odor forte. 

O HCL possui diversas propriedades que o tornam útil para inúmeras aplicações. As principais características dessa substância são:

  • Acidez: O HCL é uma substância forte que pode até mesmo dissolver metais e outros materiais, sendo útil para a remoção de manchas, tratamento de superfícies metálicas, entre outros; 
  • Solubilidade: O HCL é uma substância solúvel em água, que forma uma solução aquosa ácida que possui inúmeras aplicações, como a produção de produtos químicos e na indústria alimentícia;
  • Corrosividade: O HCL é uma substância corrosiva e pode gerar graves danos à pele, olhos e outras superfícies;
  • pH: Como o HCL é um ácido forte, ele pode reduzir o pH de uma solução, tornando-a mais ácida. 

Agora que você já conhece as propriedades do HCL, está na hora de conhecer as aplicações dessa substância. Confira a seguir! 

  • Produção de produtos químicos: O HCL é um componente essencial em inúmeros processos químicos, como na produção de cloreto de vinila, utilizado para fazer PVC, e na produção de químicos farmacêuticos;
  • Indústria alimentícia: O HCL é usado na indústria alimentícia para auxiliar na produção de xaropes de milho, conservas de alimentos e na preparação de alimentos para o consumo humano, incluindo o tratamento de grãos antes do cozimento;
  • Tratamento de metais: Ele também pode ser utilizado para o tratamento de metais, removendo camadas de óxido e outros contaminantes. Além disso, ele também é usado para a fabricação de produtos de metal, como peças de veículos e equipamentos de construção;
  • Limpeza: O HCL também é essencial na produção de alguns produtos de limpeza domésticos e comerciais. Ele ajuda na remoção de manchas e sujeira em superfícies duras, como pisos, banheiros e pias;
  • Tratamento de água: Ele também é utilizado para o ajuste do pH da água em sistemas de tratamento de água, tornando-a segura para o consumo humano.

Leia também: Ácido Fosfórico: utilidades na indústria.

Curiosidades sobre o HCL

Você sabia que o ácido clorídrico é um dos principais ácidos presentes no estômago humano? Ele é responsável por ajudar na digestão de alimentos. 

Ele é formado pelas células parietais do estômago, que liberam a substância em reação à presença de alimentos. 

Como dito anteriormente, o ácido clorídrico auxilia na quebra das ligações químicas dos alimentos consumidos pelo usuário, facilitando a digestão dos nutrientes. 

Além disso, o HCL também pode ser encontrado em fontes naturais, como o suco gástrico dos animais e a água do mar. 

Quando o HCL é misturado com alguns pigmentos, como a fenolftaleína, por exemplo, a solução fica vermelha em pH básico e incolor em pH ácido. 

Como adquirir o HCL para a sua empresa?

usos do hcl

Após conhecer o HCL por completo, você deve estar se perguntando onde adquirir o ácido clorídrico. A resposta é: na Pochteca Coremal! 

Temos mais de 50 anos de experiência no mercado químico e somos líder em produção de distribuição de produtos químicos de alta qualidade em toda a América Latina. 

Oferecemos uma ampla variedade de soluções químicas para inúmeras aplicações industriais. Por isso, temos um portfólio diversificado de produtos químicos. 

A Pochteca Coremal possui uma equipe altamente qualificada e experiência para ajudá-lo na escolha dos seus produtos químicos. 

Nossa empresa preza pela qualidade, sustentabilidade, segurança e todos os seus processos e produtos, garantindo a satisfação dos clientes. 

Então, se você deseja adquirir seu HCL de qualidade com uma empresa de confiança, conte com a Pochteca Coremal. Entre em contato conosco e solicite um orçamento! 

Conclusão

Podemos concluir que o HCL é uma substância química muito importante e amplamente utilizada na produção de diversos produtos. 

O ácido clorídrico é uma solução extremamente ácida e corrosiva, portanto, pode causar irritação e danos muito graves à pele, aos olhos e às vias respiratórias. 

Então, se você for fazer o manuseio do HCL, utilize os equipamentos de proteção necessários para evitar danos corrosivos. 

Aliás, não se esqueça de comprar o ácido clorídrico com um fornecedor de qualidade e confiança, como a Pochteca Coremal. 

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Químicos
Eritorbato de Sódio

O eritorbato de sódio de fórmula química C 6 H 7 NaO 6 é um sal de sódio de um derivado do ácido eritórbico produzido

Leia mais »

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países