Que tal conhecer o que é ácido sórbico? Sua alta versatilidade em aplicações diversas na indústria, assim como também sua presença em nosso cotidiano proporcionam muitas curiosidades!
Por ser um elemento químico usado em larga escala em toda a indústria alimentícia e farmacêutica, saber o que é ácido sórbico torna-se bastante interessante tendo em vista as suas aplicações e como esse ácido é bastante presente em nosso dia a dia.
Pensando nisso, a Pochteca Coremal – distribuidora de produtos químicos preparou um artigo completo para você compreender os usos e aplicações do ácido sórbico, assim como as vantagens de usá-lo como conservante dos seus produtos.
Acompanhe conosco!
O que é o Ácido Sórbico?
O ácido sórbico, quimicamente conhecido como ácido 2,4-hexadienóico, é um composto orgânico sólido e incolor encontrado na natureza e utilizado como conservante de diversos alimentos.
Ele é pouco solúvel em água e extremamente sublimável. Esse ácido foi isolado pela primeira vez em 1859 por A.W. Von Hofmann.
O químico Von Hofmann o isolou a partir da destilação do óleo dos frutos imaturos da árvore sorveira ou tramazeira, de onde é originado seu nome.
Suas propriedades antimicrobianas foram descobertas pela primeira vez na década de 30 e seu uso comercial começou de fato nas décadas de 40 e 50.
No decorrer dos anos 80, o ácido sórbico e seus derivados, passaram a ser amplamente utilizados para conservas de carnes, atuando como inibidores da bactéria Clostridium botulinum, causadora das infecções alimentares.
O uso do composto reduziu muito a necessidade do uso de nitritos que originam às carcinogênicas nitrosaminas.
O que o Ácido Sórbico faz?
O ácido sórbico funciona como um conservante, inibindo o crescimento e a proliferação de leveduras, fungos e bactérias em alimentos, garantindo uma validade muito maior para compostos orgânicos diversos.
Ele tem a capacidade de inibir a maioria dos patógenos presentes nos alimentos sem alterar sua cor ou seu sabor, mantendo os alimentos inalterados, preservando as suas características originais.
Quais são as características físico-químicas do ácido sórbico?
O ácido sórbico apresenta a fórmula C6H8O2 sendo um ácido graxo insaturado e apresenta-se na forma de cristais ou também em pó, possuindo uma coloração esbranquiçada.
O ácido sórbico é pouco solúvel em água na sua temperatura padrão assim como é sublimável com facilidade, sendo altamente solúvel em tipos variados de álcool, tornando-se muito eficiente na conservação de bebidas alcoólicas, tais como vinhos.
Sua capacidade inibitória está diretamente relacionada ao pH do composto em que é inserido, sendo ligeiramente mais eficaz em produtos que apresentam uma maior acidez.
Ele consegue manter a sua estabilidade em altas temperaturas, tornando seu uso viável em alimentos que passam por etapas de aquecimento durante sua produção ou mesmo na hora do preparo para o consumo.
A aplicação do Ácido Sórbico nos alimentos
O uso do ácido sórbico em alimentos é muito amplo e necessário para que os alimentos tenham uma durabilidade consideravelmente maior, sendo indispensável na indústria alimentícia.
Uma vez que alguns alimentos sequer passariam pelo processo industrial e estariam fermentados ao chegar antes mesmo da hora de transportá-los, com o uso dele os alimentos podem durar semanas ou meses.
O ácido sórbico consegue manter a longevidade dos alimentos sem que a sua qualidade seja comprometida, já que ele não altera suas propriedades como coloração, odor e sabor.
Uso nas indústrias
A utilização do ácido sórbico na indústria é realmente muito amplo, sendo usado na indústria alimentícia para a produção e preservação de:
Queijos, vinhos, frutas secas, doces em geral, margarinas, molhos de tomate, carnes, embutidos, maioneses, sucos de fruta e muitos outros alimentos.
Não é somente na indústria alimentícia que ele tem grande utilidade, na indústria de cosméticos esse produto químico é usado para: Cremes corporais, cremes dentais, pomadas, géis e loções.
Já na indústria farmacêutica assim como na indústria química, ele também é amplamente utilizado em:
Pomadas e cremes antifúngicos, produção de látex, antifúngicos agrícolas, rações para animais, tabaco, entre outros.
O ácido Sórbico faz mal para a saúde?
A FDA Food and Drug Administration (órgão fiscal que funciona como a Anvisa dos EUA) considera o ácido sórbico completamente seguro para uso alimentar, pois não está ligado ao desenvolvimento de câncer ou a outras patologias de saúde.
Algumas pessoas podem ter reações alérgicas ao ácido sórbico, entretanto as reações são geralmente muito brandas e consistem apenas em uma leve coceira na pele.
Vantagens de utilização
O ácido sórbico é muito versátil e de fácil utilização na indústria, por ser muito estável em altas temperaturas, ele mantém suas características mesmo ao ser aquecido em processos industriais ou domésticos, assim como sua neutralidade.
Por manter os alimentos com suas características originais, sem alterações de odor, sabor e coloração, ele é o conservante ideal para que os alimentos saiam da linha de produção e possam chegar no lar dos consumidores intactos.
Além disso, ele também é muito seguro, pois como citado anteriormente, ele não tem a mínima toxicidade, além de não ser cancerígeno, ele substitui na indústria outros conservantes que são, como os nitritos.
Leia também: Ácido Fosfórico: o que é, para que serve e aplicações na indústria.
Conheça a Pochteca
Agora que você já sabe o que é ácido sórbico e qual sua utilidade, acesse o Blog da Pochteca e veja outros produtos químicos tão versáteis quanto ele e que podem fazer toda a diferença na sua linha de produção.
A Pochteca Coremal é especializada na distribuição de produtos químicos para os setores mais exigentes da indústria, oferecendo agilidade no fornecimento de insumos e a qualidade que você precisa para produzir com ainda mais qualidade.
Venha conhecer os nossos produtos! Aqui você encontra um atendimento rápido e personalizado. Converse agora mesmo com um de nossos consultores!