Sílica para aplicação em borracha

O dióxido de silício (fórmula química SiO2), também conhecido como sílica, é um óxido amplamente utilizado pela indústria. Está presente em abundância no planeta Terra, podendo ser encontrado na natureza em diferentes formas, como areia, rochas, e até mesmo de forma cristalina como em quartzos, ametistas, e etc.  

Por ser encontrado em diversos estados, o dióxido de silício consegue ser aproveitado por muitos segmentos industriais, como de fabricação de cerâmicas e vidros, construção civil, alimentício, farmacêutico, de produção de borrachas, tintas, e removedores de umidade, por exemplo. 

Algumas aplicações do dióxido de silício

Na indústria de produção de borrachas, o dióxido de silício é adicionado às borrachas tanto como reforço, como também para diminuir o coeficiente de resistência de rolamento. Já no setor farmacêutico, é comumente usado como excipiente farmacêutico, pois melhora as propriedades dos medicamentos. 

No segmento industrial de alimentos, este produto atua como um envelope, já que melhora a molhabilidade dos alimentos e ainda ajuda a prevenir a formação de grumos. É por isso que os produtos tratados com este composto apresentam maior estabilidade e possibilitam um longo período de estocagem. 

Mas atenção: embora seja amplamente utilizado pela indústria, inclusive em alimentos, a sílica em seu estado puro é um produto altamente tóxico, e precisa ser manuseado adequadamente, pois o excesso de contato com o minério pode levar a pessoa a desenvolver uma doença sem cura, chamada silicose. 

Como evitar que colaboradores contraiam silicose

Para evitar que os colaboradores sejam contaminados, precisam ser adotadas algumas medidas de segurança, como: limpeza do local, sinalização, proteção respiratória, vestimentas adequadas e, além disso, a empresa também deve oferecer ao colaborador um treinamento específico. 

Além do monitoramento feito pela própria empresa que trabalha com dióxido de silício e dos equipamentos de segurança utilizados pelo colaborador que manuseia a solução, existem órgãos responsáveis por controlar e regulamentar o uso do minério nos processos de produção. 

Onde encontrar sílica com segurança

A Pochteca Coremal trabalha com a distribuição de sílica de qualidade alimentar, técnica, e mais recentemente, para a fabricação de borrachas também. Buscando sempre expandir a nossa gama de produtos, nosso principal objetivo é oferecer soluções completas para a indústria. 

Somos especializados na distribuição de produtos químicos de alta qualidade, com anos de experiência no mercado, parceria com os melhores fornecedores nacionais e internacionais, além de uma transportadora própria. Para mais informações sobre o dióxido de silício, entre em contato com a gente, ou faça uma cotação pelo nosso site, clicando aqui.

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assuntos relacionados

Químicos
Acetato de Etila

O acetato de etila é um éster, possui um ácido carboxílico e um álcool em sua estrutura e possui mais moléculas de hidrogênio do que

Leia mais »