O dióxido de silício (fórmula química SiO2), também conhecido como sílica, é um óxido amplamente utilizado pela indústria. Está presente em abundância no planeta Terra, podendo ser encontrado na natureza em diferentes formas, como areia, rochas, e até mesmo de forma cristalina como em quartzos, ametistas, e etc.
Por ser encontrado em diversos estados, o dióxido de silício consegue ser aproveitado por muitos segmentos industriais, como de fabricação de cerâmicas e vidros, construção civil, alimentício, farmacêutico, de produção de borrachas, tintas, e removedores de umidade, por exemplo.
Algumas aplicações do dióxido de silício
Na indústria de produção de borrachas, o dióxido de silício é adicionado às borrachas tanto como reforço, como também para diminuir o coeficiente de resistência de rolamento. Já no setor farmacêutico, é comumente usado como excipiente farmacêutico, pois melhora as propriedades dos medicamentos.
No segmento industrial de alimentos, este produto atua como um envelope, já que melhora a molhabilidade dos alimentos e ainda ajuda a prevenir a formação de grumos. É por isso que os produtos tratados com este composto apresentam maior estabilidade e possibilitam um longo período de estocagem.
Mas atenção: embora seja amplamente utilizado pela indústria, inclusive em alimentos, a sílica em seu estado puro é um produto altamente tóxico, e precisa ser manuseado adequadamente, pois o excesso de contato com o minério pode levar a pessoa a desenvolver uma doença sem cura, chamada silicose.
Como evitar que colaboradores contraiam silicose
Para evitar que os colaboradores sejam contaminados, precisam ser adotadas algumas medidas de segurança, como: limpeza do local, sinalização, proteção respiratória, vestimentas adequadas e, além disso, a empresa também deve oferecer ao colaborador um treinamento específico.
Além do monitoramento feito pela própria empresa que trabalha com dióxido de silício e dos equipamentos de segurança utilizados pelo colaborador que manuseia a solução, existem órgãos responsáveis por controlar e regulamentar o uso do minério nos processos de produção.
Onde encontrar sílica com segurança
A Pochteca Coremal trabalha com a distribuição de sílica de qualidade alimentar, técnica, e mais recentemente, para a fabricação de borrachas também. Buscando sempre expandir a nossa gama de produtos, nosso principal objetivo é oferecer soluções completas para a indústria.
Somos especializados na distribuição de produtos químicos de alta qualidade, com anos de experiência no mercado, parceria com os melhores fornecedores nacionais e internacionais, além de uma transportadora própria. Para mais informações sobre o dióxido de silício, entre em contato com a gente, ou faça uma cotação pelo nosso site, clicando aqui.