Se adaptar às medidas de segurança contra a covid-19 estipuladas pelo Ministério da Saúde não é tão simples para os caminhoneiros como pode ser em algumas outras profissões. Para quem está na estrada, sabe que o relógio não para, e corre contra os que carregam o Brasil nas costas, de Norte a Sul.
Pensando no dia a dia desses profissionais que continuarão rompendo fronteiras para garantir o desenvolvimento e andamento das operações do país funcionando, a Pochteca Coremal elaborou um guia de orientações para os caminhoneiros, baseado no guia desenvolvido pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e pela Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava).
A partir dessas medidas, espera-se que os motoristas possam trabalhar, se proteger, e evitar o contágio de mais pessoas. O processo não pode parar, mas nossa prioridade é com as vidas. Por isso, prezamos pela segurança dos nossos motoristas da Mercotrans durante o trabalho. Confira as medidas de segurança adotadas pela Pochteca Coremal:
Na Boleia
- Limpe e desinfete a cabine, os objetos e as superfícies tocadas com frequência. Para isso, use água e sabão ou álcool em gel;
- Lave as mãos após tocar na parte externa do veículo;
- Evite dar carona, e mantenha a cabine bem ventilada.
No trato com os companheiros
- Limite os abraços e apertos de mãos;
- Evite ficar em locais com muita gente;
- Sempre use máscara em locais públicos;
- Procure não ter contato próximo com pessoas doentes;
- Mantenha uma distância mínima de 1 metro durante as conversas.
Na hora de comer
- Não compartilhe copos, talheres, toalhas ou utensílios;
- Não utilize bebedouros em que é preciso encostar a boca no dispositivo para beber a água;
- Evite alimentos de origem desconhecida ou desprotegidos (sem embalagem);
- Procure manter uma distância maior entre as mesas nos restaurantes.
Na higiene pessoal
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão e utilize álcool em gel;
- Evite tocar olhos, nariz e boca;
- Procure sempre tomar banho para ajudar na prevenção;
- Coloque a roupa suja em um saco, separada das demais;
- Cubra o vaso sanitário com papel higiênico antes de utilizá-lo;
- Cubra a boca e o nariz sempre ao tossir ou espirrar com um lenço de papel, e jogue-o no lixo. Se não tiver papel, coloque o braço na frente para impedir que as partículas se espalhem pelo ambiente.
Os principais sintomas conhecidos da Covid-19 até o momento incluem: febre, tosse forte ou seca, falta de ar, ausência de paladar e/ou olfato, e coriza. Caso você esteja sentindo algum desses sintomas, informe sua família e a empresa o mais rápido que puder, e dirija-se ao posto de saúde ou hospital mais próximo a você para a realização do teste.
Até que saia o resultado, evite o contato com colegas de trabalho ou outras pessoas. Lembre-se de que a automedicação NÃO É RECOMENDADA. Consuma apenas os medicamentos indicados pelo médico, caso seja necessário. A Covid-19 NÃO POSSUI tratamento preventivo, e portanto, a única maneira EFICIENTE E SEGURA de se proteger do vírus no trabalho é por meio dos protocolos descritos acima.
Estamos na fase final da pandemia do Coronavírus e nosso objetivo é que todos fiquem bem, por isso, ainda precisamos manter as medidas de segurança para minimizar quaisquer possíveis danos e passar por esse momento da melhor maneira possível. Contamos com a colaboração de todos!