Dióxido de Titânio: O dióxido de titânio (TiO2) é um composto químico encontrado na natureza, TIO2 é extraído do minério Ilmenita na cor Preta e se transforma em um pigmento Branco. O Dióxido de Titânio é encontrado em abundância na Natureza, existem uma série de minerais com uma reserva mundial em toda a crosta terrestre, totalizando mais de 4 bilhões de toneladas. Foi descoberto em 1791 em Cornualha Sudoeste da Inglaterra por William Justin Gregor e nomeado por Martin Heninrich Klaproth pela proximidade das características do filho mitológico do céu (Uranus) e da terra (Gaia), gigantes considerados personificações das forças da natureza na mitologia grega.
Para seu uso industrial, é obtido dos minerais que o contêm, como rutilo e anatase, que são extraídos e processados quimicamente para eliminar as impurezas e obter um pó muito branco, o dióxido de titânio.
O dióxido de titânio é uma matéria que possui uma alta opacidade, alta cobertura, inerte e baixa toxicidade, o TIO2 tem duas estruturas cristalinas. Anatase e Rutilo, o Rutilo tem maior densidade, maior índice de refração, maior poder de cobertura e maior absorção de UV, enquanto o Anatase tem uma menor abrasividade e é 100% sulfato.
É também conhecido como dióxido de titânio ou branco de titânio. É vendido como um pó fino branco, inodoro e insípido.
Devido a essas propriedades, o dióxido de titânio tem uma gama infinita de aplicações, por isso é encontrado em milhares de produtos fabricados principalmente como pigmentos de uso geral. É o pigmento inorgânico mais importante com uma produção de sete milhões de toneladas por ano em todo o mundo.
Pode-se dizer que ele é encontrado em milhares de produtos de consumo em diversos setores, algumas das aplicações são:
Artes gráficas: Fabricação de tintas, para revestir papel , como corante para tintas a óleo e lápis brancos.
Fabricação de tintas: Corante para tintas, esmaltes, lacas, adesivos e revestimentos industriais.
Na Pochteca|Coremal temos Produtos Químicos Industriais em diferentes apresentações. Pergunte-nos.