Pesquisar
Close this search box.

Dióxido de Titânio

Dióxido de Titânio: O dióxido de titânio (TiO2) é um composto químico encontrado na natureza, TIO2 é extraído do minério Ilmenita na cor Preta e se transforma em um pigmento Branco. O Dióxido de Titânio é encontrado em abundância na Natureza, existem uma série de minerais com uma reserva mundial em toda a crosta terrestre, totalizando mais de 4 bilhões de toneladas. Foi descoberto em 1791 em Cornualha Sudoeste da Inglaterra por William Justin Gregor e nomeado por Martin Heninrich Klaproth pela proximidade das características do filho mitológico do céu (Uranus) e da terra (Gaia), gigantes considerados personificações das forças da natureza na mitologia grega.

Para seu uso industrial, é obtido dos minerais que o contêm, como rutilo e anatase, que são extraídos e processados quimicamente para eliminar as impurezas e obter um pó muito branco, o dióxido de titânio.
O dióxido de titânio é uma matéria que possui uma alta opacidade, alta cobertura, inerte e baixa toxicidade, o TIO2 tem duas estruturas cristalinas. Anatase e Rutilo, o Rutilo tem maior densidade, maior índice de refração, maior poder de cobertura e maior absorção de UV, enquanto o Anatase tem uma menor abrasividade e é 100% sulfato.

É também conhecido como dióxido de titânio ou branco de titânio. É vendido como um pó fino branco, inodoro e insípido.

Devido a essas propriedades, o dióxido de titânio tem uma gama infinita de aplicações, por isso é encontrado em milhares de produtos fabricados principalmente como pigmentos de uso geral. É o pigmento inorgânico mais importante com uma produção de sete milhões de toneladas por ano em todo o mundo.

Pode-se dizer que ele é encontrado em milhares de produtos de consumo em diversos setores, algumas das aplicações são:

Artes gráficas: Fabricação de tintas, para revestir papel , como corante para tintas a óleo e lápis brancos.

Fabricação de tintas: Corante para tintas, esmaltes, lacas, adesivos e revestimentos industriais.

Na Pochteca|Coremal temos Produtos Químicos Industriais em diferentes apresentações. Pergunte-nos.

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Químicos
Lauril Éter Sulfato de Sódio

O lauril éter sulfato de fórmula: C12H25NaO3S, é um composto amplamente utilizado em produtos para cuidados pessoais, também é comum referir-se a este composto por

Leia mais »

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países