Tolueno: conheça mais detalhes dessa substância solvente

A imagem mostra quatro tipos de frascos usados em laboratórios

Quando falamos em Tolueno, mal podemos imaginar o quanto este solvente está presente no nosso dia a dia sem falar, é claro, do tamanho de sua importância na cadeia de suprimentos. Venham conosco nesta leitura e conheçam um pouco mais sobre este solvente, suas principais características, e a sua real importância na cadeia química e petroquímica.

Tecnicamente falando, este composto é um hidrocarboneto aromático, que também recebe os nomes de toluol e metilbenzeno. Suas características são: inflamável, volátil, incolor, e com aroma característico da substância. 

O tolueno é semelhante ao benzeno, contudo ainda é menos volátil, tóxico e  inflamável. Por isso, o composto é usado como solvente e agente antidetonante para a gasolina. O que consiste na elevada octanagem do combustível e quanto mais elevada a octanagem maior será a capacidade do combustível ser comprimido sob altas temperaturas de combustão.

Como o tolueno é usado pela indústria? Para auxiliar nessa questão, elaboramos este post, com mais detalhes sobre essa substância. 

Aqui, você encontrará mais informações sobre o tolueno, e para que ele serve. Então, continue conosco e aproveite a leitura!

O que é o tolueno

O tolueno é um produto químico de cor clara, e que apresenta um aroma forte e distinto, bem característico dessa substância. 

O solvente hidrocarbônico  tem taxa média de evaporação de 209 (acetado de n‐butila=100) e ponto de anilina, misto de 10 °C, elevada pureza apresentando baixa concentração de compostos alifáticos.

Ele é encontrado na natureza em uma espécie de bálsamo. Por isso, ele é chamado de tolu bálsamo, bem como no petróleo bruto.

E onde o tolueno pode ser encontrado? Ele está presente no meio ambiente com uso aditivo em produtos como:

  • gasolina;
  • esmaltes; 
  • perfumes;
  • cigarros;
  • tintas;
  • adesivo;
  • corantes;
  • explosivos;
  • diluente;
  • outros produtos manufaturados.

Quais são os usos do tolueno?

E como o tolueno é usado? A principal forma é como mistura do benzeno e xileno (na fórmula BTX) na fabricação da gasolina. 

Contudo, é também muito utilizado como solvente em tintas, resinas, revestimentos, óleos e matéria-prima na produção de fenol,  benzeno, entre outros solventes orgânicos.

Além disso, o tolueno também é matéria-prima na fabricação de polímeros e da borracha.

Como ele se comporta no meio ambiente?

O comportamento do tolueno no meio ambiente acontece com a sua liberação no ar, pela volatilização de solventes e emissão veicular. 

A concentração média do tolueno no ar em áreas urbanas varia de 2 a 200 µg/m3. Os seus índices mais elevados estão em locais de tráfego intenso. 

Já nas áreas rurais, as concentrações são entre 0,2 e 4 µg/m3 e de 17 a 1.000 µg/m3 em ambientes internos.

A explicação para que os níveis elevados de concentração do tolueno é devido ao uso de solventes e tintas e também na presença de fumaça do cigarro. Isso porque o composto é um dos principais componentes. 

E na água, as concentrações de tolueno foram entre 1 e 5 µg/L no líquido superficial e de 0,2 a 1,1 mg/L na água subterrânea.

Riscos e efeitos do tolueno à saúde

A exposição ao tolueno gera efeitos danosos para a saúde. Como ele ocorre por inalação e sua ação tóxica acontece no sistema nervoso central. 

E entre os seus efeitos estão:

  • sonolência;
  • náuseas;
  • fadiga
  • fraqueza.

 

Lembrando que esses efeitos ocorrem na exposição a baixas concentrações do tolueno. A longo prazo, essa inalação causa tonturas, dor de garganta, dor de cabeça e surdez.

Vários fatores influenciam os possíveis danos à saúde e a gravidade dos efeitos, como a via, dose e a duração da exposição, a presença de outras substâncias e as características do indivíduo.

Essa exposição é perigosa tanto em adultos quanto em crianças. No caso dos pequenos,  sintomas semelhantes aos adultos podem ocorrer quando entram em contato com o composto químico. 

As mulheres grávidas também são bastante afetadas com a exposição a altos níveis, Entre os riscos estão o mau desenvolvimento físico do bebê em seu nascimento e também afeta a capacidade mental, tanto da mãe quanto do bebê. 

Nos animais, os efeitos são:

  • perda de peso;
  • alterações em fetos;
  • mudanças no esqueleto.

 

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) o tolueno é classificado no grupo 3. Ou seja, não classificável pela capacidade de provocar um câncer no organismo. 

Porque essa categoria geralmente é usada para agentes que apresentem evidências de carcinogenicidade, que não é o caso da substância. Neste caso, elas são inadequadas para o ser humano ou limitadas para animais de experimentação.

Além da inalação, o tolueno também pode afetar a saúde de uma pessoa com a ingestão da água contaminada ou quando inalam a fumaça do tabaco.

Esse tipo de contaminação ocorre quando tanques de armazenamento industriais vazam ou plantas industriais liberam o tolueno no meio ambiente.

No cotidiano, as pessoas podem ser expostas a outras maneiras, como:

  • vapores do escapamento do carro;
  • ar contaminado no local de trabalho;
  • vapores em pinturas de carro;
  • morar próximo a um local contaminado, como um lixão, por exemplo;
  • contato com produtos que foram feitos com o tolueno.

 

Pochteca trabalha com tolueno

O tolueno está presente em muitos produtos químicos e por isso, uma distribuidora especialista no mercado é ideal para trabalhar com essa substância. Assim, a Pochteca é a escolha ideal.  

O grupo mexicano está em atividade desde 1988 e adquiriu em 2013 a Coremal que atua desde 1952 no mercado brasileiro. Nosso objetivo é garantir a satisfação de todos os públicos interessados em nosso negócio, incluindo os clientes, fornecedores, colaboradores, governo e comunidade.

Nosso Sistema de Gestão Integrada, que é uma combinação dos processos, procedimentos e práticas de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, asseguram a melhor oferta de valor aos nossos produtos, juntamente com a pontualidade de nossas entregas e a assistência técnica especializada, que impulsionam a competitividade de nossos clientes.

Atualmente, contamos com o nosso parceiro de Negócios Braskem, que se destaca no cenário global como a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Sua produção é focada nas resinas polietileno (PE), polipropileno (PP) e policloreto de vinila (PVC). 

Se você gostou do conteúdo sobre tolueno, conheça mais sobre os serviços da Pochteca | Coremal acessando o nosso site. E não deixe de acompanhar o nosso blog, que tem sempre novidades sobre o mercado de produtos químicos e soluções para as empresas no mercado.  

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assuntos relacionados

Químicos
Membranas de Osmose Reversa

Separação por pressão. Purificação de água comprovada, confiável e de alto desempenho. Em comparação com as tecnologias de filtração tradicionais que dependem de uma tela

Leia mais »
Petróleo
Indústria de Petróleo e Gás

Atualmente, o petróleo continua sendo a principal fonte de energia, o mundo ficaria paralisado sem derivados do petróleo: gás natural, gás liquefeito, solventes, gasolina, querosene,

Leia mais »