Pesquisar
Close this search box.

Solventes para indústrias: o que é, funcionalidades e onde encontrar

Solventes

Usados nos mais diversos processos industriais e também encontrados em produtos que usamos diariamente no ambiente doméstico, os solventes estão por toda parte. 

Mas você sabe exatamente o que são solventes, quais suas funções e onde encontrá-los? 

Neste artigo, vamos apresentar uma série de informações relevantes sobre esses produtos para indústrias, explorando suas categorias, aplicações e os principais fornecedores. 

Acompanhe a leitura! 


O que é solvente e para que serve?

Como o próprio nome sugere, os solventes são compostos químicos com a capacidade de dissolver outras substâncias. 

Por essa capacidade, são utilizados em diversos processos industriais, como, por exemplo, na diluição de tintas e vernizes, extração de sabores e aditivos na indústria alimentícia, e até mesmo na limpeza e desengorduramento de peças.  

Em termos mais simples, eles “quebram” outras substâncias em suas menores partes, permitindo sua remoção, separação ou mistura com outros materiais.

Vale destacar que eles geralmente se apresentam no estado líquido, mas também podem ser encontrados na forma gasosa ou sólida. 

Uma característica importante é a inércia química, ou seja, eles não causam alterações na natureza química das substâncias que dissolvem ou com as quais entram em contato.

Para entendermos melhor o papel desse tipo de composto químico, podemos pensar em exemplos práticos do dia a dia. 

A acetona, por exemplo, é um solvente comum usado para remover o esmalte das unhas. Isso só ocorre porque a acetona possui uma “afinidade” química maior com o esmalte do que com a unha. Por isso é capaz de dissolver o esmalte e permitir sua remoção. 

Da mesma forma, quando dissolvemos sal em água, a água atua como um solvente para o sal, separando as moléculas de sal e permitindo sua dispersão na água.

Quais são os solventes? Conheça as categorias

Solventes quais

Pelo que já deu para perceber, essas substâncias químicas são bastante versáteis, certo? Aliás, de acordo com sua composição química, os solventes podem ser classificados de duas formas: orgânicos e inorgânicos

Os orgânicos contêm carbono e são utilizados por sua eficiência em dissolver substâncias também orgânicas, sendo comuns em aplicações como farmacêutica e pintura. 

Já os inorgânicos, como a água e o ácido sulfúrico, não se baseiam no carbono como elemento principal. Eles são usados principalmente para dissolver materiais inorgânicos. 

Nesse caso, têm um papel importante em processos como tratamento de água e refino de metais, respectivamente – embora a água também seja considerada um solvente universal. 

Agora, conheça alguns exemplos das categorias de solventes: 

Acetato

O acetato de etila é um éster simples, bastante utilizado na indústria, especialmente por ser um ótimo solvente, altamente volátil e facilmente produzido industrialmente. 

Sua síntese envolve a reação do ácido acético com etanol, na presença de ácido sulfúrico. 

É capaz de dissolver polímeros, resinas e outras substâncias, e é empregado em tintas, vernizes, lacas e adesivos. 

Além desse, o acetato de butila é outro éster utilizado na indústria de tintas, vernizes e produtos farmacêuticos. Tem propriedades semelhantes ao acetato de etila, sendo igualmente versátil.

Acetona pura

Por falar nela, a acetona pura é um solvente orgânico volátil e polar, utilizado nas indústrias, comércios e, claro, para remover esmaltes e em outras atividades domésticas. 

É capaz de dissolver resinas, vernizes, gorduras e esmaltes. Portanto, é empregada na fabricação de plásticos, resinas, fibras e polímeros. 

Além disso, é usada em tintas, vernizes, adesivos, tintas de impressão, thinners, removedores e explosivos, entre outros itens. 

Aguarrás mineral

Outro solvente conhecido pela versatilidade, o aguarrás mineral, é utilizado principalmente em tintas, vernizes e produtos de limpeza. 

Em todo caso, sua principal função é diluir, remover e potencializar a eficácia das substâncias. 

Orgânica e originada do petróleo, essa substância é composta por hidrocarbonetos alifáticos, característica que a torna tão eficaz na diluição de materiais.

Além de ajustar a viscosidade de tintas e vernizes, a aguarrás mineral promove secagem rápida e é empregada na limpeza de superfícies oleosas. 

Solventes Braskem

A Braskem é uma marca líder em solventes hidrocarbônicos no Brasil, com um portfólio de solventes aromáticos, alifáticos e hidrogenados. 

Esses solventes são utilizados em tintas, vernizes, adesivos, lubrificantes e polímeros. Agora, conheça alguns tipos específicos de solventes da marca:

  • Braskem EZOLEM 6/13: solvente hidrocarbônico aromático pesado com baixa concentração de naftalenos e ponto de anilina misto de 27°C;
  • Braskem EZOLEM 6/7: similar ao anterior, mas com características específicas de evaporação e composição;
  • Braskem PLURACT 10: solvente alifático com alta pureza e baixa concentração de compostos alifáticos;
  • Braskem PLURACT 9: outro solvente alifático com propriedades específicas para diversas aplicações. 

Tolueno

O tolueno, também conhecido como metil benzeno, é um hidrocarboneto aromático, em estado líquido e incolor. 

Além de ser usado como antidetonante na gasolina, esse composto orgânico é muito utilizado como solvente industrial em tintas, vernizes, adesivos, resinas e explosivos. 

Também serve como matéria-prima na produção de várias outras substâncias químicas, inclusive na produção de medicamentos e cosméticos.

Xileno misto

O xileno misto, também conhecido como xilol, é um conjunto de compostos dimetil benzeno, e engloba três isômeros: orto-xileno, meta-xileno e para-xileno. 

Esses líquidos incolores e orgânicos possuem pontos de ebulição, densidades e pontos de fusão ligeiramente diferentes. 

Além de solventes industriais, podem ser usados como matéria-prima na produção de outras substâncias químicas. 

Mas, em geral, são essenciais nas indústrias química, automobilística, pintura, borracha e de adesivos. 

Ciclohexano

Por fim, o composto orgânico ciclohexano é formado por 6 átomos de carbono e 12 átomos de hidrogênio. Com odor semelhante à gasolina e forma líquida incolor, é altamente inflamável e volátil. 

O ciclohexano também tem diversas aplicações, sendo desidratante de álcool, e solvente em indústrias de plásticos, borracha, pintura, óleos essenciais e removedores de pintura e verniz. 

Onde se usa solventes?

Solventes onde

Nas mais diversas indústrias, os solventes são geralmente utilizados pelas seguintes razões: 

  • Dissolução de materiais: permitem a mistura de substâncias que de outra forma não se combinam;
  • Catalisação de reações: alguns processos químicos ocorrem de forma mais eficiente em solução, pois os solventes podem ajudar a aproximar reagentes e dissipar o calor gerado;
  • Extração: separação de componentes de uma mistura, dissolvendo o material de interesse de outros componentes insolúveis;
  • Limpeza e desengraxe: por sua capacidade de dissolver óleos, graxas e outras substâncias, viabilizam processos de limpeza e manutenção;
  • Produção de produtos farmacêuticos: permitem a obtenção de extratos puros utilizados em medicamentos e outros produtos relacionados;
  • Produção de pinturas e revestimentos: necessários para dissolver resinas e pigmentos, auxiliando na produção de tintas;
  • Processamento de plásticos: dissolvem polímeros no processo de fabricação de filmes, fibras e outros artigos plásticos;
  • Purificação de substâncias: purificam compostos ao dissolver impurezas ou separar os componentes desejados de misturas complexas. 

Onde encontrar solventes para indústria?

Se a sua empresa busca por solventes de qualidade, a procura acabou: na Pochteca Coremal você encontra diversos solventes e insumos industriais de alta qualidade.

Com mais de 70 anos de experiência no fornecimento de insumos industriais e presente em 10 países do continente americano, no Brasil a Pochteca também conta com uma loja virtual, com garantia de entregas eficientes em todo o Brasil.

Conheça os produtos da Pochteca Coremal e tenha ao seu lado um fornecedor de alta confiança! 

Conclusão

Em resumo, além de diluir produtos e facilitar reações químicas, os solventes servem para propósitos como extrair componentes de misturas, limpar e desengraxar. 

Por suas características, são fundamentais em uma infinidade de processos, dos quais podemos citar pintura, fabricação de medicamentos e produção de plásticos como exemplos. 

Por fim, vale o lembrete que essas substâncias químicas são inflamáveis e possuem altos níveis de volatilidade. Por isso, é preciso ter atenção redobrada ao utilizá-los. 

Quer conferir outros artigos como este? Acesse o blog da Pochteca!

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países