O dióxido de silício está mais presente em nossas vidas do que imaginamos. Ele existe na natureza sob a forma de certos minerais, mas também é produzido sinteticamente, a fim de ser usado em indústrias diversas. Mas, afinal, para que serve dióxido de silício?
Também conhecido como sílica, esse composto é um aditivo muito utilizado nas indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, entre outras.
Na indústria alimentícia, por exemplo, sua função mais importante é como agente antiaglomerante, que age como uma esponja para absorver a umidade e manter os produtos secos e frescos para durarem mais tempo nos estoques e prateleiras.
Mas o que exatamente é o dióxido de silício? A substância é segura para consumo humano? Como é aplicado em outras indústrias? Continue a leitura para entender melhor.
O que é dióxido de silício?
Dióxido de silício, ou sílica, é um composto natural formado por silício e oxigênio, dois elementos abundantes na crosta terrestre. Esse composto também pode ser produzido sinteticamente, em laboratório, sendo essa a forma mais utilizada na indústria.
Os métodos de sintetização são variados, como a hidrólise em fase de vapor, que resulta na sílica pirogênica, ou processos úmidos, que originam a sílica gel e a sílica precipitada.
O composto é conhecido pela sua dureza e resistência a extensas variações de temperatura, com uma versatilidade de aplicações.
Além de sua presença inorgânica, como vimos, a sílica também é encontrada naturalmente em plantas e animais, bem como no organismo humano, embora o escopo completo de suas funções biológicas ainda seja um mistério para a ciência.
Para que serve dióxido de silício?
O dióxido de silício possui diversas aplicações industriais, mas sua principal função é como anti-umectante (ou antiaglutinante) na indústria alimentícia.
Quando adicionado a uma mistura, o dióxido de silício impede que os ingredientes formem grumos, ou seja, se “grudem” uns nos outros.
Isso pois a substância tem como característica sua capacidade hidrofílica, que “puxa” a água, ou umidade, para si.
Além disso, tem outras características, como:
- Alta resistência: suporta altas temperaturas e pressão;
- Baixa condutividade térmica: isola o calor, sendo utilizada em materiais de construção e isolamento térmico;
- Ação conservante: previne a oxidação dos produtos;
- Ação estabilizante: impede a separação dos diferentes ingredientes que compõem fórmulas;
- Propriedades clarificantes: remove impurezas e sedimentos, o que torna líquidos mais límpidos;
- Propriedades excipientes: adicionada a comprimidos e cápsulas para melhorar a estabilidade e a fluidez desses produtos;
- Propriedades espessantes: aumenta a viscosidade de produtos, como cremes e cosméticos.
Onde é utilizado?
Agora que já sabemos sua definição, vamos entender melhor para que serve dióxido de silício nas indústrias? Veja a seguir as possibilidades de aplicações desse composto químico na indústria alimentícia, farmacêutica, cosmética e de construção civil.
Indústria alimentícia
Como insumo da indústria de alimentos, o dióxido de silício atua para que os alimentos cheguem até o consumidor com a mesma qualidade de quando saíram da linha de produção.
Como dito anteriormente, o composto atua principalmente como antiaglomerante, para impedir que produtos em pó e grânulos, como farinha e condimentos, fiquem grudados.
Encontrado também em suplementos e diversos alimentos processados, desde sopas em pó a pós para gelatina, o dióxido de silício ajuda a prevenir a umidade e garantir que os produtos mantenham suas características durante o armazenamento, mesmo que prolongado.
Além disso, é útil na clarificação de cervejas e no processamento do vinho, e outros alimentos, onde contribui para a estabilidade e melhor transportar aromas.
Indústria farmacêutica
Na indústria farmacêutica, o dióxido de silício serve como um excipiente. Ou seja, um ingrediente inativo que facilita a fabricação do produto farmacêutico e apoia suas propriedades físico-químicas.
Ajuda a manter a estabilidade dos medicamentos, melhorando o fluxo e a distribuição da droga no organismo. Além disso, por ser inerte, não reage com os princípios ativos, o que ajuda a manter a segurança dos tratamentos.
Cosméticos
O dióxido de silício também é encontrado em produtos cosméticos, por suas capacidades de absorção e dispersão.
É usado para melhorar a textura de cremes e loções, atuando como um espessante e matificante, especialmente em produtos de skincare e maquiagens com ação matificante, que controlam o brilho da pele.
A sílica também auxilia na distribuição homogênea dos pigmentos em cosméticos e assegura consistência na cor e na cobertura.
Construção civil
Por fim, o composto químico é muito utilizado na indústria da construção civil devido às suas propriedades que conferem resistência e durabilidade aos materiais.
Na produção de concreto, a sílica é adicionada como um aditivo, pois melhora a resistência mecânica e a durabilidade do concreto e a integridade das estruturas.
Além disso, a sílica é um componente importante na fabricação de vidros e cerâmicas, especialmente por sua estabilidade térmica e dureza.
Nos vidros, por exemplo, a quantidade percentual na fórmula do vidro é de aproximadamente 70%.
O dióxido de silício é seguro para consumo humano?
Quando utilizado conforme as recomendações e dentro dos limites estabelecidos pelos padrões de segurança alimentar, o dióxido de silício é considerado seguro para consumo humano.
Entretanto, a ingestão excessiva dessa substância sintética pode levar a efeitos secundários indesejados.
Um desses efeitos é a possibilidade de silicose, uma condição causada pela inalação de pó de sílica em ambientes industriais, o que é diferente do consumo controlado em alimentos.
A silicose afeta os pulmões e pode ser grave, mas esta doença está relacionada à exposição ocupacional, não ao consumo alimentar.
Felizmente, os níveis de dióxido de silício utilizados como aditivo alimentar são rigorosamente controlados e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e estão dentro de limites seguros para o consumo humano.
Saiba mais detalhes sobre o dióxido de silício industrial da Pochteca e faça seu orçamento!
Conclusão
Esperamos que após a leitura deste artigo, você compreenda melhor para que serve dióxido de silício! Em resumo, essa é uma substância versátil para diversas aplicações industriais.
Na indústria alimentícia, garante textura homogênea e sabor aos produtos. Já na farmacêutica e cosmética, auxilia na segurança e eficácia dos medicamentos e produtos. E na construção civil, contribui para estruturas mais fortes e duráveis.
Para conferir outros conteúdos como este, acesse o blog da Pochteca Coremal!