Mercado de perfumaria e aromas: dados e tendências

Não é novidade que os brasileiros são conhecidos mundialmente por ser um povo que gosta de cuidar da aparência. Quem se dá muito bem com essa característica da população brasileira é o setor de indústrias de aromas e perfumaria, que vêm crescendo ano após ano, e a previsão é que continue aquecido por um bom tempo. 

Segundo o instituto alemão gfK, no ranking mundial de consumidores do mercado da perfumaria, o Brasil ocupa a 2ª posição, atrás somente da Itália. Ao analisar o PIB (Produto Interno Bruto), pode-se observar que esse segmento trouxe aproximadamente 15,9 bilhões de reais para o país. 

Mesmo em 2020, com o isolamento social decretado por conta da pandemia da covid-19, o mercado da perfumaria conseguiu se manter em alta. Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o segmento aumentou as vendas em 8,4% de janeiro a dezembro, comparando com o mesmo período do ano anterior.

Ainda de acordo com o gfK, 93% do mercado da perfumaria brasileira é dominado por marcas nacionais. Dos fatores que levaram ao aumento do consumo de produtos fabricados dentro do país, pode-se levar em conta o aumento de qualidade e investimento das empresas que os fabricam, a alta no preço do dólar e as restrições de viagens a outros países. 

Tendências do mercado de perfumaria

Para a Goldstein Research, empresa norte-americana especializada em pesquisa de mercado e consultoria de negócios, a previsão é de que a taxa composta anual chegue a 4,76% no segmento até 2030. Importante destacar que a estimativa não foi abalada mesmo em um cenário pandêmico. 

Isso de deve ao fato de que, no Brasil, uma grande parcela da população considera os produtos do segmento de perfumaria e cosméticos – como desodorantes, sabonetes, cremes para pele, entre outros – indispensáveis para a saúde, bem-estar e qualidade de vida, como aponta pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). 

A tecnologia também foi muito importante nesse contexto e abriu portas para expandir o mercado, tanto para as marcas quanto para o público. Assim, pode-se destacar que houve também um esforço das marcas para se manter em alta, precisando se reinventar e entrar de cabeça no meio digital, planejando estratégias de divulgação e marketing bem estruturadas.

Diante desse cenário cuja tendência é apenas de crescimento, vêm surgindo cada vez mais novos players no mercado, com as mais diversas sacadas para trazer diferenciais ao segmento. É válido destacar também que esse é o segundo setor industrial que mais investe em inovação e o primeiro que mais investe em publicidade.

Investimento em essências 

A “cara” do mundo mudou e as fragrâncias/aromas precisaram acompanhar essas mudanças também. Cada vez mais as empresas brasileiras estão apostando em produtos unissex, a pedido da própria população, embora as essências em si não sejam caracterizadas por gênero, e sim por família olfativa (amadeirado, floral, frutal, entre outros). 

A qualidade da composição das fragrâncias também faz toda a diferença no resultado do produto e na experiência do consumidor final com a marca. Por isso as indústrias do segmento de aromas e perfumaria precisam estar atentas à responsabilidade e confiabilidade de seus fornecedores de matérias-prima. 

No Grupo Pochteca buscamos oferecer soluções completas para a indústria. Somos especializados na distribuição de produtos químicos de alta qualidade, com anos de experiência no mercado, parceria com os melhores fornecedores nacionais e internacionais, além de uma transportadora própria. 

Confira nossos produtos para o segmento de aromas e perfumaria:

  • Linalool;
  • Cumarina;
  • Acetato de Benzila GP;
  • Álcool Fenil Etílico;
  • Aldeído Cinâmico;
  • Aldeído C-14;
  • Aldeído C-18;
  • Cânfora Dab 6 flocos;
  • Delta Decalactone;
  • Delta Dodecalactone;
  • Diacetil.

Para mais informações entre em contato com a gente, ou faça uma cotação clicando aqui.

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assuntos relacionados

Químicos
Acetato de Etila

O acetato de etila é um éster, possui um ácido carboxílico e um álcool em sua estrutura e possui mais moléculas de hidrogênio do que

Leia mais »