O hexametafosfato de sódio é um hexâmero de composição química (NaPO4). Portanto, o hexametafosfato de sódio é uma mistura de metafosfatos poliméricos, dos quais o hexâmero, é o produto químico referido por esse nome.
É mais correto denomina-lo como polimetafosfato de sódio. Assim, é um composto que se apresenta como um sólido branco, encontrado em pó fino ou granulado.
O hexametafosfato de sódio tem muitas aplicações em produtos industriais. Entretanto, apesar do seu nome longo, é um produto químico muito comum e bastante presente em vários produtos, até mesmo na ração do seu pet!
Ficou curioso sobre o hexametafosfato de sódio para que serve e como usar?
Confira o artigo exclusivo que a Pochteca Coremal preparou e saiba tudo sobre o assunto. Boa leitura!
Como é aplicado o hexametafosfato de sódio
O hexametafosfato de sódio atua como um sequestrante de íons cálcio, característica que auxilia a prevenir a mineralização da placa bacteriana que dá origem ao tártaro dentário em pets.
Assim, sua reação acontece em toda a cavidade bucal, incluindo as superfícies que não estão envolvidas na mastigação.
O hexametafosfato de sódio possui diversas aplicações como: agente de firmeza, estabilizante, tamponante, regulador de acidez, emulsificante, sequestrante.
Na indústria alimentícia, o hexametafosfato de sódio é aplicado em: massas, lácteos, bebidas, chás, refrigerantes, carnes, embutidos, enlatados, ração animal, dentre outras.
O hexametafosfato de sódio facilita também a remoção das cascas de camarões durante a operação industrial de descascamento, o que aumenta o rendimento e a produtividade.
Ajuda a aumentar a vida de prateleira de sorvetes e similares através da prevenção da saturação de gel durante a estocagem. Assim como mantém a dispersão da gordura de cremes de leite, evitando o agrupamento da manteiga durante o congelamento.
Portanto, ele também aumenta a vida útil de produtos como sucos de cidra e maçã por meio da melhor conservação do produto.
O hexametafosfato de sódio ajuda também a evitar a rancidez dos lipídios presentes nas gemas de ovos. Assim, melhorar a eficiência na produção e a estabilização da espuma nos produtos constituídos à base de ovos desidratados.
Facilita a penetração da salmoura em na casca de amendoins durante o processo de salga industrial.
Clique aqui e conheça sobre o dióxido de titânio.
Quais são as precauções para o manuseio
Ao manusear o hexametafosfato de sódio, deve-se evitar a formação de pó no ambiente. Ou seja, o local deve estar ventilado de forma adequada, com exaustores, nos locais onde há formação de pó.
Caso a ventilação for insuficiente, utilize uma máscara de proteção respiratória adequada.
Como armazenar
Armazenar o hexametafosfato de sódio em área coberta, seca e arejada. Proteger as embalagens de possíveis danos físicos. Usar e estocar sempre com boa ventilação.
Manter a embalagem bem fechada quando não estiver em uso. Sendo assim, não se recomenda a reutilização destes recipientes.
O hexametafosfato de sódio na veterinária
Com a evolução da medicina veterinária, uma atenção maior é dada à saúde bucal dos animais de estimação.
Por isso, a importância dos cuidados odontológicos em animais é sustentada pelo fator de comprometimento da capacidade de alimentação dos mesmos.
Dessa forma, concorre diretamente com o ganho de peso, além de levar o animal a desenvolver doenças sistêmicas graves.
Existem estudos mostrando como o tempo de vida dos animais tem aumentado nas últimas três décadas, em grande parte, pelo maior cuidado com a saúde bucal e a adição de hexametafosfato de sódio às rações.
Os benefícios do hexametafosfato de sódio na saúde oral dos pets
O hexametafosfato de sódio é um composto químico que forma complexos solúveis com inúmeros produtos.
Ao adicionar aos alimentos, ele reage com a placa dentária durante o processo de mastigação do animal. Ou seja, dilui na saliva, abrangendo toda a cavidade bucal do pet, prevenindo o acúmulo de cálculo dentário, o tártaro.
O hexametafosfato de sódio atua inclusive nas superfícies não envolvidas na mastigação. Por exemplo, estudos demonstraram que os cães que consumiram o hexametafosfato de sódio acrescido nas rações secas tiveram redução na formação de cálculo entre 60 a 80%.
Quais problemas o hexametafosfato de sódio previne na saúde dos cães?
Um dos problemas mais comuns que afetam os pets são as doenças dentárias. Em consequência disso, uma parcela significativa dos cães adultos sofrem com tártaro, que pode ser identificado pelo mau hálito.
É por esse motivo que o hexametafosfato de sódio é adicionado a rações. Por isso, como citado anteriormente, evita o acumulo de bactérias assim como ajuda a combater o tártaro dos bichinhos durante a mastigação.
Já está comprovado pela medicina veterinária que a saúde bucal comprometida do pet afeta completamente o estado de saúde do animal.
Há várias pesquisas mostrando a importância dos cuidados odontológicos para a qualidade de vida dos pets. Em outras palavras, tem influência direta no ganho de peso do animal.
Um caso avançado de tártaro pode causar retração e sangramento da gengiva, migração dos dentes e dificuldade para mastigar e triturar os alimentos. Desta forma, causa dor, desconforto além de alterações comportamentais graves.
Aprendeu sobre o hexametafosfato de sódio? Conheça a Pochteca
Agora que você já sabe da importância que o Hexametafosfato de sódio tem como um produto versátil, você precisa conhecer a Pochteca.
Nós, da Pochteca Coremal, dispomos da matéria prima mais refinada para satisfazer qualquer demanda da sua empresa. Isso porque somos especialistas na distribuição de produtos químicos para os setores mais exigentes da indústria.
Em outras palavras, a Pochteca Coremal oferece agilidade no fornecimento de insumos. Por isso, converse com um consultor e saiba mais.
Para se informar sobre outros conteúdos relacionados, continue no Blog da Pochteca.