Conheça os principais tipos de lubrificantes industriais

lubrificantes-industriais

Conhecer os tipos de lubrificantes industriais é algo muito importante para quem está em busca de formas eficientes para diminuir atritos e até mesmo desgaste.

São elementos importantes, tanto para a conservação do seu maquinário, quanto para a própria segurança da produção. Assim, é ideal contar com bons lubrificantes. 

Por isso, antes mesmo de procurar uma distribuidora de produtos químicos, veja todas as informações que a Pochteca  Coremal reuniu neste conteúdo e saiba mais sobre o assunto! 

O que são lubrificantes industriais? 

Os lubrificantes industriais são substâncias que têm como função criar uma camada protetora em determinada superfície. Sendo assim, ao ser aplicado o produto gera uma película capaz de reduzir atritos.

É por isso que um lubrificante é muito importante nas indústrias que desejam ter um bom funcionamento de suas máquinas e claro, ter economias. Afinal de contas, sem ele é normal que exista o atrito entre peças. 

Nesse sentido, é justamente o atrito que pode diminuir o tempo de vida útil dessas máquinas, resultando em vários tipos de desgastes, ou seja, com um bom produto, você consegue melhorias em todo o funcionamento da produção. 

lubrificantes industriais

Qual a importância dos lubrificantes industriais?

Agora você já sabe o que são os lubrificantes industriais, mas se ainda tem dúvidas sobre a sua importância, trouxemos informações complementares. 

Isso porque, o uso desses lubrificantes podem trazer uma série de benefícios. Para começar, eles favorecem a movimentação das máquinas e suas peças, impedindo problemas no funcionamento mecânico. 

Dessa forma, ao utilizá-lo é normal que você verifique melhorias, inclusive com a redução de barulhos e vibrações. A tendência é que suas máquinas funcionem plenamente sem ruídos estranhos. 

Ao diminuir o atrito entre as peças, essa substância também é capaz de evitar o aumento de temperatura nas regiões. O lubrificante tem grande importância para regular a refrigeração do maquinário. 

Outro detalhe interessante, é que o composto colabora com a limpeza das peças e engrenagens e ajuda a evitar problemas como a oxidação e a corrosão. 

Quais são os tipos de lubrificantes industriais?

Na hora de adquirir lubrificantes industriais para sua empresa, você poderá perceber que existem produtos em diferentes estados físicos. Dessa forma, é possível optar por aquele que seja mais adequado em cada situação. 

Confira mais sobre eles: 

Lubrificantes Líquidos

O lubrificante líquido é ideal para situações que exigem mais velocidade e também uma carga alta. Inclusive, é uma boa opção para quem quer evitar a elevação de temperatura em determinados componentes. 

Então, é um produto que pode ser composto por aditivos ou por óleos básicos. 

Lubrificantes Pastosos

Já os lubrificantes pastosos são indicados para situações em que existe um alto nível de temperaturas, cargas e até mesmo velocidade. Essa é uma das opções mais utilizadas na indústria. 

A graxa, por exemplo, é um lubrificante que possui na sua composição aditivos, óleos básicos e até mesmo espessantes. 

Lubrificantes Sólidos

O lubrificante sólido também é uma opção disponível para se aplicar nas regiões de peças que estão em atrito. 

Além disso, com o acréscimo de elementos que são aglomerantes, ele forma uma camada bem resistente. Por isso, pode ser usado em condições consideradas extremas.

Lubrificantes gasosos

Utiliza-se gases como o nitrogênio e o hélio como lubrificantes gasosos. Essas são opções muito utilizadas quando é necessário que o lubrificante seja muito fino. 

O ponto positivo é que eles podem ser úteis em diferentes temperaturas, e possuem baixa viscosidade, o que ajuda a oferecer um reduzido atrito na região aplicada. 

No entanto, mesmo sendo bastante útil, o mais indicado é utilizá-lo quando há peças de acabamento preciso e pouca carga. 

Quais as categorias de lubrificantes industriais?

Mais uma informação que você precisa conhecer sobre os lubrificantes industriais é que eles podem ser de diferentes categorias. 

Essas categorias estão diretamente relacionadas com a origem desse produto e detalhes como esse podem influenciar na qualidade e até no valor no mercado. Acompanhe! 

Lubrificante Mineral

Esse tipo de lubrificante pode ser obtido por meio do refino do petróleo. Referente à sua ação, ele pode deixar impurezas e a temperatura pode interferir na viscosidade. Inclusive, é uma opção mais barata. 

No entanto, acaba sendo uma alternativa em que é necessário fazer várias trocas para garantir seu bom funcionamento. 

Lubrificante Sintético

Neste caso, temos um produto que passa por um processo de refino mais complexo, já que existem ações químicas que envolvem o petróleo. 

Mesmo sendo mais caro, é uma solução que garante mais resistência quanto a pressão, estabilidade na viscosidade e até mesmo consegue neutralizar certos ácidos. 

Por isso, trata-se de um investimento interessante para quem busca algo durável e com uma qualidade superior em suas propriedades.

Lubrificante Semissitético

Por fim, temos os lubrificantes semissintéticos que são uma mistura das outras duas opções, ou seja, são compostos por lubrificantes sintéticos misturados com o lubrificante natural. 

A ideia é justamente ser uma opção entre os casos anteriores, oferecendo ainda mais alternativas quanto aos preços e qualidade. 

Desse modo, dependendo da situação, ele pode ser apropriado para o seu negócio. Logo, vale a pena procurar qual a melhor opção para sua demanda entre os produtos químicos disponíveis. 

lubrificantes

Compre seu lubrificante industrial na Pochteca!

Viu só como os lubrificantes industriais atuam e são importantes para manter o bom funcionamento do maquinário. 

Esses componentes são essenciais para evitar atritos em peças e garantir que toda a estrutura das máquinas opere de forma adequada. Logo, é essencial adquirir produtos de qualidade.

Para isso, você pode contar com a Pochteca, distribuidora de produtos químicos que possui anos de experiência no mercado. Inclusive, com atuação no Brasil e no exterior. 

A Pochteca Coremal conta com uma logística eficiente, capaz de entregar produtos aos clientes com total agilidade e eficiência. Assim, você pode ter total tranquilidade em manter sua linha de produção sempre em dia. 

Além disso, na Pochteca Coremal, você encontra um atendimento personalizado com profissionais preparados para lhe fazer as melhores indicações. Então, não perca tempo e faça já sua cotação!

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assuntos relacionados

Petróleo
Indústria de Petróleo e Gás

Atualmente, o petróleo continua sendo a principal fonte de energia, o mundo ficaria paralisado sem derivados do petróleo: gás natural, gás liquefeito, solventes, gasolina, querosene,

Leia mais »