Pesquisar
Close this search box.

Cloreto de Metileno: O que é e para que serve

cloreto de metileno 1 - logo

DESCRIÇÃO E GENERALIDADES

O cloreto de metileno é um composto químico com a fórmula CH2Cl2, é um líquido incolor, de odor levemente adocicado, que não evapora nem inflama facilmente, nem é encontrado naturalmente no meio ambiente.

O cloreto de metileno é usado como solvente de tintas industriais, bem como em laboratórios, para limpar alguns componentes de computadores, em aerossóis e pesticidas, na fabricação de removedores de gel e como parte da fabricação de filmes fotográficos.

O primeiro a isolar o cloreto de metila foi o químico francês Henri Victor Regnault (1810-1878), que o isolou pela primeira vez em 1839, expondo uma mistura de clorometano e cloro à luz solar.

O clorometano é encontrado no meio ambiente em baixas concentrações como resultado de emissões industriais; o composto é produzido pela reação de metano ou clorometano e cloro gasoso em temperaturas de 400 a 500°C, temperaturas nas quais os produtos clorados têm reações diferentes.

OUTROS NOMES

diclorometanodicloreto de metilenoClorometano

USOS E APLICAÇÕES DO CLORETO DE METILENO

O cloreto de metileno é um solvente muito bom para resinas usadas em revestimentos, esmaltes e tintas, por isso é um componente comum de decapantes ou removedores de tinta devido ao seu alto poder de solvência. Além disso, tem a vantagem de ser menos inflamável que outros solventes, razão pela qual seu uso é recomendado para diferentes aplicações industriais.

O diclorometano também é recomendado como solvente industrial e para limpeza de metais, pois possui alto poder desengordurante.

O Cloreto de Metileno está presente em decapantes de tintas e vernizes que são utilizados para uma grande variedade de superfícies como banheiras, por isso é um material presente em utensílios domésticos.

O cloreto de metileno é usado na indústria como aditivo alimentar e em bebidas como solvente de extração em processos como a remoção de cafeína de grãos de café não torrados e folhas de chá, possibilitando café e chá descafeinados. Também é utilizado no processamento de especiarias, na extração de lúpulo para fabricação de cerveja, entre outros processos na indústria alimentícia.

O diclorometano é usado para remover graxa de superfícies metálicas, como peças e componentes de aeronaves, ferrovias, estradas e produtos automotivos. Além disso, lubrificantes e desengraxantes usados ​​hoje para remover juntas e preparar peças metálicas para a fabricação de novos produtos automotivos também contêm cloreto de metileno.

Este composto pode ser utilizado como parte de um processo de desengraxe a vapor, com o qual óleos e graxas podem ser removidos de peças de transistores de automóveis, motores diesel, aeronaves e seus componentes; Esta técnica permite a limpeza rápida, eficaz e segura de peças metálicas utilizadas pelos sistemas da indústria de transporte.

No setor farmacêutico, o cloreto de metileno também é utilizado na extração de produtos químicos para a fabricação de medicamentos de plantas e frutas, como vitaminas, antibióticos e esteroides. Da mesma forma, o componente é utilizado para a limpeza de equipamentos médicos, sem causar problemas de corrosão ou danos a elementos sensíveis ao calor.

No processo de fabricação de filmes fotográficos, fibras sintéticas, adesivos, chapas e tintas, o Cloreto de Metileno também pode ser utilizado. O cloreto de metileno é usado na indústria de impressão de vestuário para remover transferências de roupas seladas a quente. Nos ensaios de materiais betuminosos, o diclorometano é utilizado como solvente para a separação do agente ligante do agregado de um asfalto.

POR QUE O CLORETO DE METILENO É TÃO COMUM?

Sendo um excelente solvente para resinas utilizadas em revestimentos, esmaltes e tintas, o cloreto de metileno é um componente comum em decapantes, removedores de tinta, produtos farmacêuticos e solventes. o uso é recomendado em ambientes industriais e laboratórios.

Por outro lado, o cloreto de metileno não é classificado pelo Protocolo de Montreal como uma das substâncias que empobrecem a camada de ozônio; as leis ambientais dos Estados Unidos da América não contemplam esse componente como destruidor de ozônio na atmosfera, pois segundo pesquisas, a vida atmosférica do diclorometano é curta, então a substância se decompõe muito antes de atingir a camada de ozônio, por isso razão, considera-se que seus efeitos não são tão prejudiciais à natureza quanto os de outros solventes.

PRECAUÇÕES PARA USO DE CLORETO DE METILENO

O cloreto de metileno é um solvente halogenado, que volatiliza muito rapidamente e, portanto, deve ser usado em espaços abertos, grandes e/ou com muito boa ventilação, evitando o uso em espaços muito fechados e sem ventilação.

Por ser um produto químico volátil, o uso do cloreto de metileno é delicado e recomenda-se consultar a ficha de segurança de qualquer composto que o contenha, para tomar as medidas recomendadas pelo fabricante; Da mesma forma, recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual, como luvas de nitrila e óculos de proteção para uso seguro.

RECOMENDAÇÕES DE MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Ministrar treinamento aos funcionários encarregados de trabalhar com substâncias que contenham cloreto de metila, bem como seu correto armazenamento.

Armazenar em recipientes bem fechados em local fresco, longe do calor e da luz solar direta e, de preferência, bem ventilado.

Não se envolva em atividades de ignição perto de onde o cloreto de metila é armazenado ou trabalhado, como fumar, cozinhar ou soldar.

Use equipamentos e ferramentas que não produzam faíscas ao manusear recipientes contendo diclorometano.

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países