Pesquisar
Close this search box.

Ciclohexano: para que serve e onde comprar?

ciclohexano-pra-que-serve

Quer entender mais sobre o ciclohexano e para que serve? Pois saiba que estamos falando de um poderoso solvente e que também pode servir como matéria-prima para outras substâncias. 

Trata-se de um elemento muito importante para a indústria em diferentes campos de atuação. 

Sendo assim, para que você o conheça melhor, nós, da Pochteca Coremal, distribuidora de produtos químicos, reunimos uma série de informações sobre o ciclohexano. Acompanhe conosco e boa leitura!

O que é ciclohexano? 

O cliclohexano é um composto orgânico, sendo um hidrocarboneto acíclico que faz parte da família dos cicloalcanos. Sua fórmula química é composta por 12 átomos de hidrogênio e seis átomos de carbono (C6H12). 

Essa substância tem a forma de líquido incolor, altamente inflamável e que apresenta um forte odor. Solúvel em acetona, mas insolúvel em água. 

Outro detalhe interessante sobre ele é que, na natureza, encontra-o no alcatrão do carvão. Mas também pode se originar da redução do hidrogênio, quando existem altas pressões de benzeno e um catalisador. 

Assim como na ciclização dos chamados compostos alifáticos. Ao longo deste conteúdo, você poderá entender mais sobre essa substância e seus usos. 

ciclohexano para que serve

Ciclohexano: para que serve?

Agora, se você quer saber mais sobre o ciclohexano e para que serve, saiba que essa substância pode ser utilizada para diversas finalidades.

Para começar, como mencionamos, ele serve como solvente orgânico, seja para borracha crua, removedor de verniz ou pintura, betumes, ceras e até mesmo nos solventes de éteres para celulose. 

Do mesmo modo, ele pode ser usado na indústria para extração de óleos essenciais e também na produção de plásticos. Isso porque é uma substância que auxilia nas resinas que são aplicadas no revestimento de fios. 

Outro tipo de uso é para aquecedores, já que ele auxilia na produção dos combustíveis sólidos. Assim como está presente na formulação tanto dos esteróides, quanto de seus derivados, e na produção de fungicidas. 

Vale lembrar que o ciclohexano serve como matéria-prima para a produção do cicloexanol e da cicloexanona. Eles estão presentes na produção de ácidos, na caprolactama e até mesmo na desidratação de álcool. 

Além disso, ele é usado na fabricação da ciclohexilamina, que faz parte da composição de tintas, produtos farmacêuticos, inseticidas e inibidores de corrosão. Sem falar que ajuda na produção de adoçantes e vários corantes orgânicos. 

Estamos falando de um composto muito versátil e que pode estar presente em diferentes tipos de indústrias. Ao final, seja na composição ou mesmo na etapa de produção, ele é parte de diversos produtos e substâncias.

O ciclohexano é perigoso?

Além de falar sobre o ciclohexano e para que serve, não podemos deixar de mencionar detalhes como riscos das substâncias. Afinal de contas, estamos nos referindo a um composto químico. 

Dessa forma, saiba que o ciclohexano não é considerado algo extremamente tóxico, mas o contato direto com a substância pode trazer reações diversas. É preciso que haja cuidados, além de evitar certa exposição. 

Por exemplo, caso haja o contato com a pele ou olhos, é normal que ocorra alguma irritação, até mesmo com a vermelhidão dessas regiões. 

Ao mesmo tempo, em qualquer tipo de inalação ou ingestão, os efeitos podem ser: sonolência, tosse, falta de ar e até mesmo náusea. 

Inclusive, a inalação pode trazer consequências mais graves, uma vez que a pessoa pode desenvolver uma pneumonia química. 

Já na ingestão, os riscos tendem a ser menores, porque a substância não é totalmente absorvida no trato intestinal. 

De qualquer forma, é interessante se prevenir e evitar o contato ou ingestão do componente. 

Onde comprar ciclohexano?

Depois de entender mais sobre o ciclohexano e para que serve, chegou o momento de saber mais sobre a compra da substância.

Sendo assim, tenha em mente que é essencial encontrar fornecedores de qualidade que possam garantir um processo tranquilo. 

Dessa forma, busque por um fornecedor de confiança, que trabalhe com produtos de qualidade e que vá manter o compromisso de entregas dentro do prazo.

Por isso, também é interessante que ele conte com uma logística eficiente, que seja capaz de garantir a agilidade em todo o processo de entregas.

E claro, não se esqueça de que empresas que oferecem um atendimento personalizado podem ajudar ainda mais na sua busca por substâncias. Afinal, a equipe entenderá melhor sua demanda e fará as recomendações mais adequadas. 

vale a pena fazer uma busca cuidadosa na hora de encontrar uma distribuidora de produtos químicos, uma vez que suas futuras atividades vão depender disso. 

Dê prioridade para empresas de credibilidade no mercado, que garantam a qualidade dos produtos, atendimento e que vão ser parceiras importantes para seu negócio. 

ciclohexano

Conheça a Pochteca: sua distribuidora de produtos químicos!

Agora você já conhece o ciclohexano e para que serve, e sabe também da importância de conseguir um bom fornecedor da substância. Nesse caso, entenda que você pode contar com a ajuda da Pochteca

Isso porque a Pochteca Coremal é um grupo que tem ampla experiência no mercado e é parceiro das indústrias brasileiras. Para se ter ideia, em 1952, a empresa começou as operações como distribuidora de produtos químicos em Pernambuco. 

Desde então, ela vem aumentando suas atividades no Brasil e fora dele. Logo, é uma ótima opção para quem busca uma distribuidora de confiança e que oferece produtos dentro do prazo, com entregas rápidas. 

Aproveite e compre com quem entende do assunto e que já está lado a lado de várias indústrias por todo o país. Com a Pochteca Coremal, você encontra os produtos que precisa para o seu negócio, de forma segura e prática. 

Não perca tempo, faça a sua cotação e busque os produtos que mais precisa. 

Todo o sistema conta com total segurança para que você tenha a melhor experiência, e claro, com uma equipe disposta para oferecer o melhor atendimento!

Leia também sobre o processo de fabricação da borracha sintética e conheça suas utilidades.

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Ultrafiltração

Ultrafiltração (UF) – Aplicação de purificação por pressão para atender aos rígidos padrões de qualidade da água. Purificação por pressão para água limpa a um

Leia mais »
Químicos
Usos do Metil Etil Cetona

Metil etil cetona, MEK ou butanona é um composto químico orgânico, que faz parte da família das cetonas. Líquido transparente que evapora facilmente à temperatura

Leia mais »

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países