O álcool polivinílico (PVOH) ou também conhecido como álcool polivinílico ou PVA por sua sigla, é um polímero sintético solúvel em água, excelente emulsionante formador de filme, modificador de viscosidade e adesivo.
O álcool polivinílico está disponível com diferentes especificações de peso molecular, viscosidade e grau de hidrólise. (totalmente ou parcialmente hidrolisado)
Apresentações de peso molecular mais alto produzem um filme mais forte que se desprende como um filme contínuo, enquanto altos graus de hidrólise aumentam a resistência à água.
Apresenta-se em grânulos e quando misturado com água atua como plastificante. Forma um colóide reversível em água quente e insolúvel em água fria.
Outras propriedades do álcool polivinílico são:
- Não é tóxico.
- Toalete.
- Resistente a óleos, graxas e solventes.
- Transparente, mas pode ser pigmentado.
- Oferece proteção contra os raios ultravioleta.
- Biodegradável.
- Baixo nível de compostos orgânicos.
- Modificador reológico
Devido às suas propriedades, o álcool polivinílico pode ser utilizado no desenvolvimento de um grande número de aplicações. Algumas delas são:
Revestimentos arquitetônicos: podem ser desenvolvidos revestimentos ou aplicações de selantes com resistência a condições de alta umidade ou climas chuvosos.
Também possui a propriedade de ser resistente à maioria dos solventes, o que auxilia no desenvolvimento de revestimentos anti-graffiti.
A espessura de um revestimento pode ser ajustada para proteger as superfícies dos elementos por períodos de até um ano.
Revestimentos automotivos: Oferece proteção contra sujeira e arranhões.
Revestimentos de papel: Na indústria de papel pode fazer parte do revestimento de papel para aumentar a resistência e melhorar o brilho.
Protetor de tecidos: Possui propriedades repelentes que auxiliam na prevenção de manchas nos tecidos, sendo especialmente útil nos de origem sintética, pois os amidos não são eficazes.
Adesivos: Como espessante em adesivos. As formulações de PVA não amarelam com o tempo.
Medicamentos oftálmicos: A viscosidade do álcool polivinílico e sua solubilidade em água são propriedades que o tornam útil em colírios, lágrimas artificiais e soluções para lentes de contato.
Tintas látex: em algumas formulações, o álcool polivinílico atua como um espessante.
Desmoldante: Como revestimento para moldes, protege e auxilia no esvaziamento e na liberação do produto.
Brinquedos: É utilizado em massas e géis para moldagem.
Recipientes: Como barreira para impedir a passagem de dióxido de carbono em garrafas PET.
Artigos de higiene pessoal: Como suporte plástico biodegradável em pensos femininos.
Equipamento de proteção individual: Na fabricação de luvas resistentes a produtos químicos.
Alguns tipos de álcool polivinílico são compatíveis com a FDA. Consulte a ficha técnica de cada classe para mais detalhes.
Origens:
HERNÁNDEZ B, Efrén. Caracterização do álcool polivinílico utilizado em revestimentos à base de água. Revista Mexicana. 2007. Consultado no site ( http://polivinilicoslaily.blogspot.mx/2011/11/alcohol-polivinilico-pvohpva.html )
Brochura: Álcool Polivinílico – Um polímero versátil para aplicações de revestimento especializadas. Sekisui Specialty Chemicals America.