Pesquisar
Close this search box.

Ácido fórmico: o que é e para que serve essa substância

Na foto, um químico trabalhando em um laboratório.

O ácido fórmico é uma substância muito usada na indústria de tingimentos de tecidos,  para a fixação das cores dos corantes. E sabia que ele é encontrado na própria natureza, por meio de formigas e outros insetos?

Este composto químico, de fórmula CH2O2, pertence ao grupo dos ácidos monocarboxílicos. Sua forma é de um líquido com tom levemente avermelhado. Por isso o nome ácido fórmico, em alusão à formiga vermelha, nomeada de formica rufibarbis.

O ácido da formiga é um mecanismo de defesa, porque em sua picada ela o espalha, causando muita dor à vítima, no local atingido. 

Mas como essa substância pode ser aproveitada pela indústria? E para que ela serve? Pensando nessa e outras questões, elaboramos este post.

Aqui você encontrará mais informações sobre o ácido fórmico e o seu uso na indústria.

Então, aproveite a leitura!

O que é o ácido fórmico?

Também conhecido como ácido metanóico, o ácido fórmico, é o mais forte dentre os ácidos carboxílicos insaturados simples. Porque, ao contrário de outros ácidos orgânicos, este pode ser usado tanto de agente acidulante como agente redutor. 

O seu líquido é quase incolor, com tom avermelhado, com  odor pungente e solúvel em água. 

Como pontuado anteriormente, a substância do ácido fórmico é muito utilizada na indústria de tingimento de tecidos, em especial, por meio de um mordente de corantes naturais.

Mas na indústria, ele também é usado na produção de borracha, no curtimento de couro,  desinfetante em medicina e na coagulação de látex.

Origem do ácido fórmico

A substância do ácido fórimico foi descoberto por volta de 1500, pelo pesquisador H. Brunschwigk. 

O pesquisador realizou experimentos de uma destilação por arraste de vapor, em soluções que continham formigas. 

Assim, com a picada das formigas vermelhas à destilação do ácido fórmico, que passou por experimentações. 

Mas ele teve sua sintetização em laboratório feita pela primeira vez pelo físico e químico francês Joseph Gay-Lussac (1827-1907), com experimentos a partir do ácido cianídrico. 

A técnica foi desenvolvida com a reação entre monóxido de carbono (CO) e hidróxido de sódio (soda cáustica – NaOH). Depois, o produto resultante é o metanoato de sódio (HCO2Na), que passa por uma segunda etapa, de reação com ácido sulfúrico (H2SO4).

Essa segunda etapa pode também ser realizada com o uso de ácido clorhídrico (HCl) no lugar do ácido sulfúrico.

As propriedades do ácido fórmico

E as principais propriedades apresentadas pelo ácido fórmico envolvem tanto aspectos físicos quanto químicos. Acompanhe abaixo quais são essas características, em cada caso. 

Propriedades Físicas

  • líquido incolor que apresenta um odor irritante;
  • é solúvel em água, independente da proporção;
  • corrosivo;
  • altamente tóxico e inflamável;
  • tem o ponto de fusão de 8,4 °C
  • o ponto de ebulição é 100,8 °C

Propriedades Químicas

  • Em solução aquosa, o ácido fórmico faz a liberação de 1 próton (H+), por molécula.
  • o seu grau de ionização é de 4%
  • tem constante de ionização de 1,778 . 10−4.
  • é reagente a álcoois produzindo ésteres.
  • também reage com bases originando sais orgânicos.

Para que serve o ácido fórmico?

O ácido fórmico tem diversas maneiras de ser empregado. Ele atua como um catalisador químico que contribui para a produção de vários compostos químicos. Isso inclui, por exemplo, enzimas, antioxidantes da borracha, cafeína, adoçantes artificiais, plastificadores de PVC e agentes protetores de plantas. 

Portanto, a aplicação do ácido fórmico é feita para diversos fins, como tingir couros, fibras naturais e sintéticas e também é usado para limpeza, eliminação de fungos, impregnação de têxteis à prova de água e também no processo de curtimento, que transforma a pele do animal em couro. 

E dentre os produtos que ele pode ser aplicado estão:

  • removedores de ferrugem;
  • desengraxante;
  • produtos de limpeza;
  • conservantes de alimentos;
  • limpadores multiuso;
  • produtos de lavanderia profissional;
  • desinfecção de barris de madeira para vinho e cerveja.

Outra aplicação muito destinada ao ácido fórmico é para o controle de pH do processo de dessulfurização de gás combustível.

Isso é necessário porque a maioria dos combustíveis fósseis possuem um nível elevado de enxofre que, quando queimado, libera no ar o dióxido de enxofre. 

E no processo SHU, há a captura desse enxofre pela passagem do gás combustível, e com  uma suspensão de pedra calcária, há a contenção do ácido fórmico. Posteriormente, o dióxido de enxofre reage com a pedra calcária, formando o sulfato de cálcio.

Um diferencial do ácido fórmico é que, por ter em sua estrutura uma parte igual a dos aldeídos, a substância apresenta uma característica especial, que  outros ácidos não tem. 

Porque age como redutor facilmente, através de Permanganato de Potássio (K2MnO4) e Dicromato de Potássio (K2Cr2O7), pode ser decomposto por aquecimento e ao ser tratado por PCl5.

Leia também: Ácido Fosfórico: o que é e propriedades.

Pochteca: a distribuidora de produtos químicos ideal para a sua empresa

Como o ácido fórmico é presente em muitos produtos químicos, uma distribuidora especialista no mercado é ideal para atender a sua empresa. Por isso, você pode contar com a Pochteca. 

 O grupo mexicano em atividade desde 1988 adquiriu em 2013 a Coremal que atua desde 1952 no mercado brasileiro. Nosso objetivo é garantir a satisfação de todos os públicos interessados em nosso negócio, incluindo os clientes, fornecedores, colaboradores, governo e comunidade.

Portanto, temos um forte compromisso com todos os stakeholders, e é por eles que trabalhamos com foco em ESG. 

Nosso Sistema de Gestão Integrada, que é uma combinação dos processos, procedimentos e práticas de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, asseguram a melhor oferta de valor aos nossos produtos, juntamente com a pontualidade de nossas entregas e a assistência técnica especializada, que impulsionam a competitividade de nossos clientes.

A qualidade de nossos produtos, a pontualidade de nossas entregas e o serviço especializado impulsionam a competitividade de nossos clientes. Portanto, temos um forte compromisso com a comunidade, e é por ela que trabalhamos com foco em sustentabilidade. 

Gostou do conteúdo sobre ácido fórmico? Então conheça mais sobre os serviços da Pochteca | Coremal acessando o nosso site. E não deixe de acompanhar o nosso blog, que tem sempre novidades sobre o mercado de produtos químicos e soluções para as empresas. 

 

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

4 respostas

    1. Boa tarde Jorge, agradecemos a parceria e ficamos a disposição para apoiá-lo no que for necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Químicos
Dióxido de Titânio

Dióxido de Titânio: O dióxido de titânio (TiO2) é um composto químico encontrado na natureza, TIO2 é extraído do minério Ilmenita na cor Preta e

Leia mais »

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países