Ácido fórmico: o que é e para que serve essa substância

Na foto, um químico trabalhando em um laboratório.

O ácido fórmico é uma substância muito usada na indústria de tingimentos de tecidos,  para a fixação das cores dos corantes. E sabia que ele é encontrado na própria natureza, por meio de formigas e outros insetos?

Este composto químico, de fórmula CH2O2, pertence ao grupo dos ácidos monocarboxílicos. Sua forma é de um líquido com tom levemente avermelhado. Por isso o nome ácido fórmico, em alusão à formiga vermelha, nomeada de formica rufibarbis.

O ácido da formiga é um mecanismo de defesa, porque em sua picada ela o espalha, causando muita dor à vítima, no local atingido. 

Mas como essa substância pode ser aproveitada pela indústria? E para que ela serve? Pensando nessa e outras questões, elaboramos este post.

Aqui você encontrará mais informações sobre o ácido fórmico e o seu uso na indústria.

Então, aproveite a leitura!

O que é o ácido fórmico?

Também conhecido como ácido metanóico, o ácido fórmico, é o mais forte dentre os ácidos carboxílicos insaturados simples. Porque, ao contrário de outros ácidos orgânicos, este pode ser usado tanto de agente acidulante como agente redutor. 

O seu líquido é quase incolor, com tom avermelhado, com  odor pungente e solúvel em água. 

Como pontuado anteriormente, a substância do ácido fórmico é muito utilizada na indústria de tingimento de tecidos, em especial, por meio de um mordente de corantes naturais.

Mas na indústria, ele também é usado na produção de borracha, no curtimento de couro,  desinfetante em medicina e na coagulação de látex.

Origem do ácido fórmico

A substância do ácido fórimico foi descoberto por volta de 1500, pelo pesquisador H. Brunschwigk. 

O pesquisador realizou experimentos de uma destilação por arraste de vapor, em soluções que continham formigas. 

Assim, com a picada das formigas vermelhas à destilação do ácido fórmico, que passou por experimentações. 

Mas ele teve sua sintetização em laboratório feita pela primeira vez pelo físico e químico francês Joseph Gay-Lussac (1827-1907), com experimentos a partir do ácido cianídrico. 

A técnica foi desenvolvida com a reação entre monóxido de carbono (CO) e hidróxido de sódio (soda cáustica – NaOH). Depois, o produto resultante é o metanoato de sódio (HCO2Na), que passa por uma segunda etapa, de reação com ácido sulfúrico (H2SO4).

Essa segunda etapa pode também ser realizada com o uso de ácido clorhídrico (HCl) no lugar do ácido sulfúrico.

As propriedades do ácido fórmico

E as principais propriedades apresentadas pelo ácido fórmico envolvem tanto aspectos físicos quanto químicos. Acompanhe abaixo quais são essas características, em cada caso. 

Propriedades Físicas

  • líquido incolor que apresenta um odor irritante;
  • é solúvel em água, independente da proporção;
  • corrosivo;
  • altamente tóxico e inflamável;
  • tem o ponto de fusão de 8,4 °C
  • o ponto de ebulição é 100,8 °C

Propriedades Químicas

  • Em solução aquosa, o ácido fórmico faz a liberação de 1 próton (H+), por molécula.
  • o seu grau de ionização é de 4%
  • tem constante de ionização de 1,778 . 10−4.
  • é reagente a álcoois produzindo ésteres.
  • também reage com bases originando sais orgânicos.

Para que serve o ácido fórmico?

O ácido fórmico tem diversas maneiras de ser empregado. Ele atua como um catalisador químico que contribui para a produção de vários compostos químicos. Isso inclui, por exemplo, enzimas, antioxidantes da borracha, cafeína, adoçantes artificiais, plastificadores de PVC e agentes protetores de plantas. 

Portanto, a aplicação do ácido fórmico é feita para diversos fins, como tingir couros, fibras naturais e sintéticas e também é usado para limpeza, eliminação de fungos, impregnação de têxteis à prova de água e também no processo de curtimento, que transforma a pele do animal em couro. 

E dentre os produtos que ele pode ser aplicado estão:

  • removedores de ferrugem;
  • desengraxante;
  • produtos de limpeza;
  • conservantes de alimentos;
  • limpadores multiuso;
  • produtos de lavanderia profissional;
  • desinfecção de barris de madeira para vinho e cerveja.

Outra aplicação muito destinada ao ácido fórmico é para o controle de pH do processo de dessulfurização de gás combustível.

Isso é necessário porque a maioria dos combustíveis fósseis possuem um nível elevado de enxofre que, quando queimado, libera no ar o dióxido de enxofre. 

E no processo SHU, há a captura desse enxofre pela passagem do gás combustível, e com  uma suspensão de pedra calcária, há a contenção do ácido fórmico. Posteriormente, o dióxido de enxofre reage com a pedra calcária, formando o sulfato de cálcio.

Um diferencial do ácido fórmico é que, por ter em sua estrutura uma parte igual a dos aldeídos, a substância apresenta uma característica especial, que  outros ácidos não tem. 

Porque age como redutor facilmente, através de Permanganato de Potássio (K2MnO4) e Dicromato de Potássio (K2Cr2O7), pode ser decomposto por aquecimento e ao ser tratado por PCl5.

Pochteca: a distribuidora de produtos químicos ideal para a sua empresa

Como o ácido fórmico é presente em muitos produtos químicos, uma distribuidora especialista no mercado é ideal para atender a sua empresa. Por isso, você pode contar com a Pochteca. 

 O grupo mexicano em atividade desde 1988 adquiriu em 2013 a Coremal que atua desde 1952 no mercado brasileiro. Nosso objetivo é garantir a satisfação de todos os públicos interessados em nosso negócio, incluindo os clientes, fornecedores, colaboradores, governo e comunidade.

Portanto, temos um forte compromisso com todos os stakeholders, e é por eles que trabalhamos com foco em ESG. 

Nosso Sistema de Gestão Integrada, que é uma combinação dos processos, procedimentos e práticas de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, asseguram a melhor oferta de valor aos nossos produtos, juntamente com a pontualidade de nossas entregas e a assistência técnica especializada, que impulsionam a competitividade de nossos clientes.

A qualidade de nossos produtos, a pontualidade de nossas entregas e o serviço especializado impulsionam a competitividade de nossos clientes. Portanto, temos um forte compromisso com a comunidade, e é por ela que trabalhamos com foco em sustentabilidade. 

Gostou do conteúdo sobre ácido fórmico? Então conheça mais sobre os serviços da Pochteca | Coremal acessando o nosso site. E não deixe de acompanhar o nosso blog, que tem sempre novidades sobre o mercado de produtos químicos e soluções para as empresas. 

Archivo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on skype
Skype