O ácido fórmico é uma substância muito usada na indústria de tingimentos de tecidos, para a fixação das cores dos corantes. E sabia que ele é encontrado na própria natureza, por meio de formigas e outros insetos?
Este composto químico, de fórmula CH2O2, pertence ao grupo dos ácidos monocarboxílicos. Sua forma é de um líquido com tom levemente avermelhado. Por isso o nome ácido fórmico, em alusão à formiga vermelha, nomeada de formica rufibarbis.
O ácido da formiga é um mecanismo de defesa, porque em sua picada ela o espalha, causando muita dor à vítima, no local atingido.
Mas como essa substância pode ser aproveitada pela indústria? E para que ela serve? Pensando nessa e outras questões, elaboramos este post.
Aqui você encontrará mais informações sobre o ácido fórmico e o seu uso na indústria.
Então, aproveite a leitura!
O que é o ácido fórmico?
Também conhecido como ácido metanóico, o ácido fórmico, é o mais forte dentre os ácidos carboxílicos insaturados simples. Porque, ao contrário de outros ácidos orgânicos, este pode ser usado tanto de agente acidulante como agente redutor.
O seu líquido é quase incolor, com tom avermelhado, com odor pungente e solúvel em água.
Como pontuado anteriormente, a substância do ácido fórmico é muito utilizada na indústria de tingimento de tecidos, em especial, por meio de um mordente de corantes naturais.
Mas na indústria, ele também é usado na produção de borracha, no curtimento de couro, desinfetante em medicina e na coagulação de látex.
Origem do ácido fórmico
A substância do ácido fórimico foi descoberto por volta de 1500, pelo pesquisador H. Brunschwigk.
O pesquisador realizou experimentos de uma destilação por arraste de vapor, em soluções que continham formigas.
Assim, com a picada das formigas vermelhas à destilação do ácido fórmico, que passou por experimentações.
Mas ele teve sua sintetização em laboratório feita pela primeira vez pelo físico e químico francês Joseph Gay-Lussac (1827-1907), com experimentos a partir do ácido cianídrico.
A técnica foi desenvolvida com a reação entre monóxido de carbono (CO) e hidróxido de sódio (soda cáustica – NaOH). Depois, o produto resultante é o metanoato de sódio (HCO2Na), que passa por uma segunda etapa, de reação com ácido sulfúrico (H2SO4).
Essa segunda etapa pode também ser realizada com o uso de ácido clorhídrico (HCl) no lugar do ácido sulfúrico.
As propriedades do ácido fórmico
E as principais propriedades apresentadas pelo ácido fórmico envolvem tanto aspectos físicos quanto químicos. Acompanhe abaixo quais são essas características, em cada caso.
Propriedades Físicas
- líquido incolor que apresenta um odor irritante;
- é solúvel em água, independente da proporção;
- corrosivo;
- altamente tóxico e inflamável;
- tem o ponto de fusão de 8,4 °C
- o ponto de ebulição é 100,8 °C
Propriedades Químicas
- Em solução aquosa, o ácido fórmico faz a liberação de 1 próton (H+), por molécula.
- o seu grau de ionização é de 4%
- tem constante de ionização de 1,778 . 10−4.
- é reagente a álcoois produzindo ésteres.
- também reage com bases originando sais orgânicos.
Para que serve o ácido fórmico?
O ácido fórmico tem diversas maneiras de ser empregado. Ele atua como um catalisador químico que contribui para a produção de vários compostos químicos. Isso inclui, por exemplo, enzimas, antioxidantes da borracha, cafeína, adoçantes artificiais, plastificadores de PVC e agentes protetores de plantas.
Portanto, a aplicação do ácido fórmico é feita para diversos fins, como tingir couros, fibras naturais e sintéticas e também é usado para limpeza, eliminação de fungos, impregnação de têxteis à prova de água e também no processo de curtimento, que transforma a pele do animal em couro.
E dentre os produtos que ele pode ser aplicado estão:
- removedores de ferrugem;
- desengraxante;
- produtos de limpeza;
- conservantes de alimentos;
- limpadores multiuso;
- produtos de lavanderia profissional;
- desinfecção de barris de madeira para vinho e cerveja.
Outra aplicação muito destinada ao ácido fórmico é para o controle de pH do processo de dessulfurização de gás combustível.
Isso é necessário porque a maioria dos combustíveis fósseis possuem um nível elevado de enxofre que, quando queimado, libera no ar o dióxido de enxofre.
E no processo SHU, há a captura desse enxofre pela passagem do gás combustível, e com uma suspensão de pedra calcária, há a contenção do ácido fórmico. Posteriormente, o dióxido de enxofre reage com a pedra calcária, formando o sulfato de cálcio.
Um diferencial do ácido fórmico é que, por ter em sua estrutura uma parte igual a dos aldeídos, a substância apresenta uma característica especial, que outros ácidos não tem.
Porque age como redutor facilmente, através de Permanganato de Potássio (K2MnO4) e Dicromato de Potássio (K2Cr2O7), pode ser decomposto por aquecimento e ao ser tratado por PCl5.
Leia também: Ácido Fosfórico: o que é e propriedades.
Pochteca: a distribuidora de produtos químicos ideal para a sua empresa
Como o ácido fórmico é presente em muitos produtos químicos, uma distribuidora especialista no mercado é ideal para atender a sua empresa. Por isso, você pode contar com a Pochteca.
O grupo mexicano em atividade desde 1988 adquiriu em 2013 a Coremal que atua desde 1952 no mercado brasileiro. Nosso objetivo é garantir a satisfação de todos os públicos interessados em nosso negócio, incluindo os clientes, fornecedores, colaboradores, governo e comunidade.
Portanto, temos um forte compromisso com todos os stakeholders, e é por eles que trabalhamos com foco em ESG.
Nosso Sistema de Gestão Integrada, que é uma combinação dos processos, procedimentos e práticas de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, asseguram a melhor oferta de valor aos nossos produtos, juntamente com a pontualidade de nossas entregas e a assistência técnica especializada, que impulsionam a competitividade de nossos clientes.
A qualidade de nossos produtos, a pontualidade de nossas entregas e o serviço especializado impulsionam a competitividade de nossos clientes. Portanto, temos um forte compromisso com a comunidade, e é por ela que trabalhamos com foco em sustentabilidade.
Gostou do conteúdo sobre ácido fórmico? Então conheça mais sobre os serviços da Pochteca | Coremal acessando o nosso site. E não deixe de acompanhar o nosso blog, que tem sempre novidades sobre o mercado de produtos químicos e soluções para as empresas.
Respostas de 4
Exelente acesso a informação, parabéns continuem assim.
TUDO bem que você precisa saber para montar uma fabricação de produtos emborrachados plastisol e afins industriais.
VJF consultoria e Treinamentos
vjfconsultoria.ind@gmail.com
Eu uso produtos da Coremal a 20 anos e recomendo para os meus clientes.
Boa tarde Jorge, agradecemos a parceria e ficamos a disposição para apoiá-lo no que for necessário.
amei, vou usar as informações para da aula