Pesquisar
Close this search box.

O que é ácido cítrico: saiba tudo sobre ele!

O que é ácido cítrico: saiba tudo sobre ele!

Muito provavelmente, você sabe o que é ácido cítrico, pois ele é uma substância muito utilizada em produtos de limpeza e também alimentício. 

O ácido cítrico é uma substância que oferece diversos benefícios para seus usuários, por isso é utilizado em diversos produtos.

Essa substância pode ser encontrada naturalmente em frutas cítricas, como limões e laranjas. Portanto, acaba sendo saudável para o consumo. 

Ela é altamente utilizada como um agente de conservação e um regulador de acidez em alimentos e bebidas, além de ser importante para alguns compostos no corpo humano. 

Para você conhecer mais sobre o ácido cítrico, neste artigo a Pochteca Coremal explicará tudo sobre essa substância e seus benefícios. 

O que é ácido cítrico?

Como introduzido anteriormente, o ácido cítrico é uma substância que é encontrada de maneira natural, especialmente em frutos, como laranjas, limões e toranjas. 

Ele é um dos ácidos orgânicos mais comuns do meio ambientes, por isso é amplamente utilizado na indústria alimentícia, como um conservante e regulador de acidez. 

Em um cenário químico, o ácido cítrico é um ácido tricarboxílico, ou seja, ele possui três grupos carboxila (-COOH) em sua estrutura molecular. 

Portanto, ele é consequentemente solúvel em água, sendo muito utilizado em sua forma de sal, conhecido como citrato. 

Essa substância é comumente utilizada na indústria alimentícia, principalmente para ajustar o pH dos produtos alimentícios e bebidas, prolongando sua vida útil. 

Além disso, ele também é muito utilizado para como um agente de sabor para adicionar  sabor cítrico em produtos alimentícios. 

Quais são as características do ácido cítrico?

O ácido cítrico é considerado um ácido orgânico forte, com propriedades ácidas que podem ser medidas pelo seu próprio pH, aproximadamente de 2,5. 

Com isso, o ácido cítrico é uma substância que é solúvel em água e, por isso, é comumente utilizada na sua forma de sal, utilizado em diversas aplicações industriais. 

Como dito anteriormente, o ácido cítrico é um ácido tricarboxílico, ou seja, que possui três grupos carboxila (-COOH) em sua estrutura molecular. 

É muito comum ver o ácido cítrico sendo utilizado como regulador de acidez e também como um agente para adicionar sabor cítrico aos alimentos e bebidas. 

Além disso, ele é utilizado como um agente sequestrante. Portanto, é combinado com outras substâncias para a formação de complexos estáveis. 

Para que serve ácido cítrico?

O melhor do ácido cítrico é que ele pode ser encontrado naturalmente em frutas. Além disso, ele também pode substituir artificialmente o ácuçar. 

No entanto, essa substância possui diversas finalidades, como regulador de pH, agente conservante, aditivo alimentar, entre outros. Veja abaixo para que o ácido cítrico serve: 

  • Adoçante: O ácido cítrico pode ser utilizado como um possível substituto artificial do açúcar em alguns alimentos e bebidas; 
  • Regulador de pH: Ele é altamente utilizado para controlar o pH em alimentos, bebidas e produtos de limpeza, evitando o crescimento de bactérias; 
  • Agente conservante: Essa substância também pode ser utilizada como conservante para preservar o frescor e a cor de alimentos e bebidas; 
  • Aditivo alimentar: O ácido cítrico também é usado como aditivo alimentar com o código E330, ajustando o sabor e a acidez dos alimentos; 
  • Produtos de limpeza: Ele é muito utilizado em produtos de limpeza para remover manchas e resíduos de gordura. 

No entanto, o ácido cítrico não é só utilizado em produtos alimentícios e de limpeza, ele também é usado para o benefício do corpo humano. 

Por exemplo, ele é um antioxidante poderoso, conseguindo proteger as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres. 

Além disso, algumas pesquisas apontam que essa substância também ajuda a prevenir a perda óssea e a osteoporose. 

Na pele, ele é utilizado na forma de ácido ascórbico, melhorando a aparência da pele, tirando manchas e melhorando o aspecto. 

Por fim, ele também pode ser utilizado para o tratamento de algumas doenças, como cálculos renais, doenças hepáticas e distúrbios alimentares. 

Onde encontrar ácido cítrico?

o que é e onde encontrar ácido cítrico

O ácido cítrico pode ser encontrado em diversos lugares, pois é um produto altamente comercializado. Portanto, acaba sendo muito fácil achá-lo para venda. 

Como dito anteriormente, ele pode ser encontrado nas frutas cítricas, já que é uma substância de origem natural. 

Porém, se você deseja encontrá-lo em produto, você consegue achar em supermercados, lojas de produtos de limpeza, farmácias e lojas de suplementos. 

Ou seja, você consegue encontrar o ácido cítrico em diversos lugares, dependendo da maneira que você precisa utilizá-lo. 

Quais são as aplicações do ácido cítrico?

O ácido cítrico é muito utilizado na indústria alimentícia e de bebidas devido às suas propriedades antioxidantes, acidulantes, sequestrantes, reguladoras de acidez, entre outros. 

Para você ter uma noção do tamanho do uso do ácido cítrico em indústrias: 70% da produção dessa substância é destinada à indústria de alimentos, 12% para indústria farmacêutica e 18% para os outros tipos de indústria. 

Veja abaixo alguns exemplos de aplicações do ácido cítrico: 

  • Indústria alimentícia: O ácido cítrico é utilizado aqui como conservante de alimentos, evitando a proliferação de microorganismos pelo poder antioxidante; 
  • Estabilizante: Essa substância age como um estabilizante de laticínios, ajusta o pH de doces, realça o sabor de refrigerantes e também impede que a cor de líquidos desapareçam; 
  • Indústria farmacêutica: Nessa indústria, o ácido cítrico é utilizado como antioxidante de medicamentos, além de estar na produção de alguns anticoagulantes e efervescentes; 
  • Salmoura da carne: Ele também pode ser utilizado para acelerar a cura e manutenção da cor da carne. 

Em geral, o ácido cítrico possui diversas aplicações, desde a indústria alimentícia até a farmacêutica. No entanto, ele pode ser utilizado para outras finalidades, dependerá da necessidade do usuário. 

Quais são os benefícios do ácido cítrico?

Por essa substância ser um ácido, muitas pessoas pensam que ela não pode trazer benefícios ao corpo humano. 

Mas, muito pelo contrário, o ácido cítrico oferece diversos benefícios para os seres humanos. Por isso que é muito utilizado em produtos farmacêuticos e cosméticos. Veja alguns dos principais benefícios dessa substância: 

  • Antioxidante: O ácido cítrico é uma grande fonte de antioxidantes, protegendo as células do corpo contra danos externos;
  • Alcalinizante: Além de equilibrar o pH dos alimentos e outros produtos, ele também equilibra o do corpo humano e reduz a acidez; 
  • Digestão: Essa substância também auxilia no estímulo de produção de ácido gástrico, melhora a digestão do indivíduo; 
  • Imunidade: O melhor de tudo é que o ácido cítrico pode melhorar a imunidade, prevenindo possíveis doenças; 
  • Clareamento: Ajuda no clareamento de manchas na pele e também na redução de rugas.

Os benefícios do ácido cítrico são relativos às suas aplicações. Por exemplo, se ela for utilizada para cosméticos, os benefícios serão aplicados na pele. Agora, se ela for em alimentos, as vantagens serão direcionadas para o organismo por completo. 

Onde adquirir ácido cítrico?

limão ácido cítrico

Como dito anteriormente, você pode encontrar o ácido cítrico em supermercados, farmácias, lojas de suplementos e outros. 

Porém, se você precisa de ácido cítrico em grande quantidade, é necessário ter um fornecedor de qualidade e confiança. 

Isso porque para você aproveitar todos os benefícios dessa substância, ela deve ser fornecida com alta qualidade. 

Por isso, você pode contar com a Pochteca Coremal. Atuando há 70 anos no mercado de compostos químicos, disponibilizamos um ácido cítrico de qualidade para sua produção. 

Entre em contato conosco e faça o orçamento do ácido cítrico de qualidade, confiança e com um ótimo custo benefício! 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é ácido cítrico e quais são suas vantagens, adquira já esse produto para iniciar sua produção com a Pochteca Coremal! 

Utilizando o ácido cítrico, você garante que seu produto final tenha inúmeros benefícios para quem o utiliza. 

O ácido cítrico é uma substância extremamente versátil e pode oferecer inúmeras vantagens para seus usuários. 

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Químicos
Tripolifosfato de Sódio

O tripolifosfato de sódio é um composto inorgânico especificamente um sal de sódio, é obtido a partir da reação do carbonato de sódio com o

Leia mais »
Ultrafiltração

Ultrafiltração (UF) – Aplicação de purificação por pressão para atender aos rígidos padrões de qualidade da água. Purificação por pressão para água limpa a um

Leia mais »

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países