Ácido acético: um produto, muitos usos

Ácido acético
Tempo de leitura: 4 minutos

Também chamado de ácido metilenocarboxílico, ácido etanoico e no dia a dia, conhecido como vinagre, o ácido acético é um produto obtido pela reação química entre o monóxido de carbono e o metanol, que é produzido por bactérias que fermentam alimentos e bebidas ricos em açúcar e amido. Hoje, contaremos a você o que é esse ácido e a variedade de usos que ele tem no setor. Vamos começar!

O que é ácido acético?

É um composto cristalino que pertence ao grupo dos ácidos carboxílicos, sua fórmula química é CH 3 COOH; é um líquido cristalino, com cheiro peculiar, com propriedades corrosivas e irritantes, é uma substância higroscópica, que absorve água de diferentes fontes. Quando está em baixas temperaturas, formam-se cristais semelhantes ao gelo em sua superfície, razão pela qual é conhecido como ácido acético glacial. Como um ácido carboxílico, ele se dissocia e conduz eletricidade.

Em seu estado puro, o ácido acético é cáustico e, quando diluído em soluções de 4% a 6% por 100 gramas (a proporção mais comum de vinagre), tem propriedades bactericidas, pois tem a capacidade de alterar o pH das substâncias, criando assim o meio adequado para a preservação dos alimentos. Muitas bactérias que vivem em meios alcalinos morrem quando entram em contato com um ácido, portanto, esse ácido é um conservante de amplo espectro.

O que é ácido acético

Um breve histórico do ácido acético

Na década de 1890, Louis Pasteur descobriu que a fermentação acética causada por bactérias aeróbicas pode ser evitada pela fervura dos alimentos, eliminando assim os microrganismos e preservando as características organolépticas dos alimentos. Esse fenômeno é conhecido como pasteurização e permitiu o desenvolvimento da indústria alimentícia, possibilitando a fabricação de laticínios, vinhos, conservas e outros produtos.

O ácido acético é encontrado diluído em algumas plantas e frutas, como a uva, por isso podemos encontrar vinagre de vinho, vinagre de maçã, vinagre de milho, entre outros.

Usos do ácido acético

O ácido acético tem muitos usos, tanto em cozinhas domésticas quanto nos setores de alimentos, limpeza e mineração.

Indústria de alimentos e bebidas

A indústria de alimentos e bebidas é a maior consumidora de ácido acético como modificador de pH, conservante e aromatizante, pois, embora tenha odor e sabor desagradáveis, pode equilibrar odores e sabores doces em produtos como

Conservas de baixo teor de ácido, como pimentões, cenouras e cebolas.

  • picles
  • Vinhos
  • Molhos
  • Vinagretes
  • Amaciantes de carne
  • Condimentos

Nessa aplicação, encontramos o ácido acético em baixas concentrações, pois a essência acética, que é o ácido em seu estado puro, é muito corrosiva e causa graves irritações na pele e nos olhos.

Usos do ácido acético

Indústria de limpeza

O ácido acético é usado em produtos de limpeza para cozinhas, restaurantes, lavagem de louças, banheiros etc., pois é um agente de limpeza muito eficaz e econômico. Ele também é um aditivo regulador de fragrância.

Indústria têxtil

Na indústria de fabricação de raiom, tecidos de látex e têxteis artificiais, o ácido acético é usado em processos de tingimento, bem como para absorver a umidade do ambiente.

Produtos farmacêuticos

Nos últimos anos, foram descobertos grandes benefícios do consumo de ácido acético em baixas proporções, ou seja, como vinagre. Uma pequena quantidade ajuda a estabilizar a pressão arterial, reduzir os níveis de açúcar no sangue, controlar o apetite e melhorar a digestão e, portanto, é usada na produção de suplementos e medicamentos para o tratamento de doenças intestinais e estomacais.

Mineração

O ácido acético é usado junto com a água como eletrólito na biorremediação de solos arenosos contaminados por resíduos de mineração.

Também é utilizado na fabricação de emulsões como regulador de pH (em substâncias ácidas) e, quando misturado a uma solução de nitrito de sódio, provoca a alteração de sua densidade, em um processo denominado gaseificação, que é uma reação físico-química, em que o nitrito de sódio reage com a emulsão em meio ácido, liberando nitrogênio na forma de energia. Essa reação depende de vários fatores, como

  • Temperatura
  • Porcentagem de nitrito na emulsão
  • Concentração da solução de nitrito de sódio
  • pH da emulsão (onde o ácido acético está envolvido)
  • Viscosidade da emulsão
  • Quantidade de emulsão

Outras utilizações incluem:

  • Fabricação de películas de celofane, rayon e nylon.
  • Controle da traça da cera na apicultura
  • Produção de substâncias fixadoras para a preservação de tecidos orgânicos em laboratórios.
  • Corantes médicos para revelar lesões causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV)
  • Formulação de produtos químicos para revelação de fotografias
  • Formulação de produtos químicos para remoção de nódoas, desengorduramento e limpeza de superfícies
  • Fabrico de acetato de vinilo, rayon e celulose
  • Solvente para compostos orgânicos e inorgânicos, como o enxofre e o fósforo.
Outras utilizações do ácido acético

Como pode verificar, o ácido acético é uma substância com muitas utilizações na indústria, mas também faz parte das cozinhas de milhões de famílias, onde é utilizado em molhos para saladas, em muitas receitas de comida e até como produto de limpeza doméstica.

Esperamos que esta informação lhe seja útil. No catálogo da Pochteca encontrará ácido acético de excelente qualidade, bem como outros produtos químicos para diversas indústrias. Navegue na nossa página web e solicite uma cotação, e se tiver alguma dúvida, escreva-nos através do chat online onde teremos todo o gosto em ajudá-lo e resolver todas as suas questões.

Archivo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Você tem dúvidas?

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA EM PAGAMENTO

Prezado cliente, 

Recentemente recebemos relatos de clientes informando sobre tentativas de fraude em nome da nossa empresa.

Uma pessoa se fazendo passar por funcionária da área de Créditos e Cobrança da Pochteca Coremal, relata um problema no cálculo de preços de venda e, por conta disso, um novo boleto estaria sendo emitido com o valor correto e enviado novamente para o cliente.

A Pochteca Coremal esclarece que não envia esse tipo de e-mail aos clientes e que qualquer questão relacionada a divergência de valores são préviamente discutidas entre as áreas envolvivas na venda do produto, e nunca partindo da área de Crédito e Cobrança.

Atenciosamente.

Outros países