18 junho – Dia do Químico

O dia 18 de junho é uma data muito importante para a Pochteca Coremal, pois é comemorado o Dia do Químico. A química é a base da nossa empresa, e sem os profissionais excepcionais que trabalham todos os dias com muita responsabilidade e respeito pela profissão, não teríamos chegado onde estamos hoje.

A data é extremamente significativa, pois levou ao conhecimento popular a importância dos profissionais da área e como a química não só está presente em tudo no nosso dia a dia como é indispensável e fundamental, levando o merecido reconhecimento ao trabalho desempenhado por todos os químicos.

Por que é comemorado o Dia do Químico?

Esse foi o dia escolhido pois em 18 de junho de 1956 o então presidente Juscelino Kubitschek promulgou a Lei Mater dos Químicos – nº 2800/56, que levou ao conhecimento público do exercício da profissão e deu início a criação do Conselho Federal de Química (CFQ) e aos Conselhos Regionais de Química (CRQs).

Graças a essa lei, foi possível estabelecer quem eram os profissionais de química, aumentando a segurança tanto da população em geral que pôde reconhecer os químicos como trabalhadores que possuem regras a serem cumpridas como em qualquer outra profissão, quanto entre eles próprios que passaram a ter seu trabalho fiscalizado e direitos garantidos.

Inclusive, engana-se quem pensa que todo químico faz a mesma coisa. Atualmente existem várias áreas da química em que os profissionais podem atuar. As principais categorias são: Técnicos em Química, Bacharéis/Licenciados em Química, Químicos Industriais ou Tecnólogos equivalentes e Engenheiros Químicos e suas especializações, mas ainda existem aproximadamente outras 50 denominações.

Os profissionais de química atuam em vários setores essenciais da sociedade, como nos ramos alimentício, de produtos de higiene, produtos de limpeza, e medicamentos. O trabalho se mostrou ainda mais relevante com o cenário da pandemia da covid-19, em que foram essenciais no desenvolvimento de produtos que combatessem o vírus e na formulação das vacinas, atuando também na linha de frente na luta contra o coronavírus. 

Os químicos também são grandes responsáveis por impulsionar o desenvolvimento técnico-científico e industrial do país, pois vivem o desafio diário de oferecer melhores produtos e desenvolverem novas tecnologias e centros de pesquisa universitários, além da preocupação em diminuir os impactos ao meio ambiente. 

O Dia do Químico tem como objetivo relembrar todas as conquistas que essa classe de profissionais proporcionou individualmente e coletivamente, além de homenageá-los pelo trabalho essencial que é feito muitas vezes de forma anônima, mas que faz toda a diferença no nosso dia a dia.

Archivo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on skype
Skype